7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Especialistas destacam os benefícios físicos e mentais da prática de exercícios em espaços abertos

Com o clima quente e a paisagem vibrante da cidade, Salvador oferece opções ideais para quem quer começar ou continuar sua rotina de exercícios ao ar livre. Seja para uma caminhada pela orla, uma corrida no parque ou atividades na academia pública, a capital baiana proporciona espaços acessíveis e gratuitos para todos os gostos e objetivos.
O Portal M! conversou com os educadores físicos Igor Moreira e Lucas Rodrigues para entender os benefícios de se exercitar ao ar livre e trazer dicas e orientações para a prática de exercícios em espaços públicos e abertos.
Igor ressalta que, sem um inverno rigoroso, é possível se exercitar ao ar livre na cidade durante todo o ano. Lucas aponta que o clima e a beleza natural da cidade impulsionam essa prática. “Salvador é uma das cidades mais lindas do mundo e tem uma orla maravilhosa, excelente para a prática esportiva”, pontua.

Onde se exercitar em Salvador? Veja os melhores espaços públicos
Para quem quer praticar exercícios físicos ao ar livre, Salvador oferece diversas opções que combinam natureza, estrutura e acessibilidade. “O Parque da Cidade, no Itaigara, é perfeito para caminhadas, corridas e treinos funcionais. O Parque do Abaeté tem um espaço amplo, muita natureza e trilhas. Toda a orla da Barra até Itapuã é excelente para caminhadas, corridas, bike e esportes na areia”, detalha Igor.
Lucas cita a Praça dos Eucaliptos, na Alameda das Espatódeas, como uma de suas favoritas. “É um local confortável, arborizado, onde você pode ter uma prática boa e bem localizada.” Ele também recomenda o Dique do Tororó, a orla da Barra, o Jardim de Alah e Patamares. “No Dique, há a academia pública, você pode praticar tanto atividade física com a academia quanto a corrida e caminhada nas redondezas.”
Ambos destacam as academias públicas de Salvador, implantadas pela Prefeitura em praças e orlas. “Temos ciclovias espalhadas em várias regiões, trilhas sinalizadas, quadras poliesportivas e espaços abertos ideais para treino funcional, esportes coletivos ou até patins e skate”, afirma Igor.
“Há a academia pública no Dique do Tororó. Também tem nas Baianas, perto da Orla de Amaralina. As pessoas que não têm condições de contratar um profissional podem se cadastrar no site da prefeitura, nas academias disponíveis, e lá terão profissionais para orientá-las, indicá-las e explicar o que fazer e o que não fazer”, diz Lucas.

Quais são os benefícios da atividade física ao ar livre?
A prática de atividade física ao ar livre traz ganhos que vão além do físico, alcançando também o lado psicológico do praticante. “Além dos benefícios tradicionais, como melhora do condicionamento físico, fortalecimento muscular e controle do peso, exercitar-se ao ar livre proporciona um estímulo extra: o contato com a luz solar, que favorece a produção de vitamina D”, explica Igor. “O terreno variado (como areia, grama ou concreto) desafia o corpo de forma diferente, melhorando equilíbrio, coordenação e resistência.”
“Vai melhorar a saúde mental, porque você estará em um ambiente livre e aberto, conseguindo ter contato com a natureza. Vai ajudar na questão física, reduzindo o sedentarismo, melhorando níveis de açúcar, diminuindo o percentual de gordura. Vai melhorar o sono, reduzir a compulsividade, a depressão, e você vai sentir prazer em viver por conta do esporte”, adiciona Lucas.
Ele também reforça o lado social da prática. “Quando estamos praticando exercícios ao ar livre, tendemos a conhecer pessoas, fazer novas amizades e melhorar nossa comunicação.”
Dicas para iniciantes e cuidados
Quem deseja iniciar uma rotina de exercícios deve considerar atividades simples e seguras, sejam elas ao ar livre ou em academias. “Para iniciantes, recomendo começar com caminhadas em ritmo leve, evoluindo para corridas leves, se possível. Também podemos trabalhar com exercícios simples com o próprio peso corporal, como agachamentos, polichinelos, flexões de braço, abdominais e alongamentos”, aconselha Igor.
“Você deve se hidratar bem, estar bem hidratado durante o percurso, levar uma garrafinha de água, um squeeze no bolso para poder se hidratar. Os melhores horários para treinar são sempre pela manhã, entre 5h e 8h. Entre 4h30 e 8h, você terá um horário bom, e à noite, entre 16h30 até às 19h. Então, é bacana usar óculos de sol, roupas adequadas, boné, óculos, squeeze e protetor solar”, complementa Lucas.
Ar livre ou academia? Especialistas apontam diferenças
Treinar ao ar livre ou em academias fechadas traz diferentes experiências e vantagens, mas os dois especialistas concordam que ambas as modalidades trazem benefícios. “Ao ar livre, você está exposto a condições climáticas variáveis, o que pode aumentar a intensidade do treino. Além disso, o ar fresco e a exposição ao sol podem melhorar o humor, queima de calorias, estresse, entre outros benefícios por conta da vitamina D”, explica Igor.
“Há pessoas que vão se sentir mais confortáveis em treinar em um centro esportivo, que é uma academia, por questões de controle do clima. E há pessoas que preferem realmente ir ao ar livre, ver gente, beber uma água de coco no final, interagir. Ambas têm pontos positivos”, complementa Lucas.
O primeiro passo começa agora
Para quem ainda está sedentário, ambos os educadores deixam um incentivo direto para começar. “Eu diria que é hora de se mover! Não é necessário ser um atleta para se beneficiar da prática de atividades físicas. Basta começar devagar e encontrar atividades que sejam prazerosas e acessíveis. Lembre-se de que a saúde é um investimento para a vida toda”, diz Igor.
“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, e quando começar suas atividades, use o meu mantra: ‘never give up’, nunca desista. É importante não desistir do que você realmente quer. A vida saudável é um estilo de vida”, conclui Lucas.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais