Saúde no Carnaval: prefeitura de Salvador reforça fiscalização da água e alimentos durante a folia

Ação tem o objetivo de evitar casos de doenças de veiculação hídrica, como diarreias, e reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde no pós-festividade


Vixe d-flex me-2
Redação 04/03/2025 07:00 CarnavalSaúde
Saúde no Carnaval: prefeitura de Salvador reforça fiscalização da água e alimentos durante a folia - Ascom/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está reforçando os cuidados com a saúde dos foliões durante o Carnaval de Salvador 2025. Por meio da Vigilância Ambiental (Visamb), a SMS tem intensificado o monitoramento da qualidade da água nos sistemas que abastecem os circuitos da folia, com o objetivo de evitar casos de doenças de veiculação hídrica, como diarreias, e reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde no pós-festividade.

Monitoramento da qualidade da água

As equipes da Visamb estão realizando coletas e análises físico-químicas e microbiológicas em pontos estratégicos, como centros de convivência, camarotes, postos de saúde próximos aos circuitos e bairros como Nordeste de Amaralina, Periperi e Cajazeiras. Todo o material coletado é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) para análise.

“Nossas equipes seguem focadas em garantir a qualidade da água ofertada na cidade, afixando um selo de acompanhamento em local visível nos estabelecimentos visitados, bem como entrega de informativos sobre higienização e monitoramento, focando na prevenção”, destacou o secretário da Saúde, Rodrigo Alves.

Fiscalizações sanitárias em estabelecimentos e serviços

Além da Vigilância Ambiental, a Vigilância Sanitária (Visa) também está atuando para garantir que as condições sanitárias sejam cumpridas durante o Carnaval. As equipes estão fiscalizando pontos de venda de bebidas e alimentos, como bares, restaurantes e lanchonetes, além de camarotes, serviços de saúde, hospedagens, blocos, carros de apoio e salões de beleza.

“Nós fazemos também avaliação de todos os módulos de saúde do nosso município, postos de testagem, centros de convivência, de acolhimento das crianças e dos trabalhadores informais. Também atuamos com a fiscalização e orientação educativa do comércio informal e formal, e também da produção de todo o alimento que é distribuído nos centros de distribuição e produção do Catafolia”, explicou a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador.

Fiscalização em cozinhas industriais e camarotes

As equipes da Visamb também estão fiscalizando as seis cozinhas industriais montadas para o preparo e distribuição de alimentos e lanches para o efetivo das forças de segurança que atuam no Carnaval. Além disso, a Visa está implementando um novo projeto, o Programa de Coleta de Alimentos para Consumo em Alguns Camarotes, que visa verificar a qualidade sanitária dos alimentos ofertados aos foliões, considerando o grande volume de refeições produzidas.

“Nossas ações têm um caráter social e vão muito além da fiscalização, e das condições sanitárias dos pontos comerciais. A principal missão da Vigilância Sanitária, sem sombra de dúvidas, é alertar quanto aos riscos sanitários e promover uma conscientização coletiva sobre agravos e doenças que possam ser evitadas”, finalizou Andréa Salvador.

Salvador reforça fiscalização ambiental no Parque Marinho da Barra durante Carnaval

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), intensificou a fiscalização no Parque Natural Municipal Marinho da Barra durante o Carnaval de Salvador. A medida, realizada em parceria com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos, tem o objetivo de coibir danos ambientais e proteger o patrimônio histórico submerso na região.

Preservação ambiental e cultural em foco

O Parque Marinho da Barra é a primeira Unidade de Conservação Marinha Municipal do Brasil, abrangendo mais de 300 mil metros quadrados e abrigando uma rica biodiversidade. O local é lar de corais, tartarugas ameaçadas de extinção e importantes sítios arqueológicos submersos, incluindo três naufrágios históricos.

Durante o Carnaval, embarcações costumam fundear na área para garantir uma visão privilegiada da saída dos trios elétricos no circuito Barra-Ondina. No entanto, essa prática representa um risco ao ecossistema marinho e ao patrimônio cultural da região. O lançamento de âncoras pode comprometer a integridade dos corais e danificar estruturas submersas, como os navios naufragados.

Mais Lidas

Carnaval

Últimas Notícias

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA -
Política 20/03/2025 às 12:38

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA

Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’


Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento -
Política 20/03/2025 às 12:07

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento

Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle


Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas -
Negócios 20/03/2025 às 11:36

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas

Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas


Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia -
Cidades 20/03/2025 às 10:34

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia

Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado


Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia -
Cidades 20/03/2025 às 10:03

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia

Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana


Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança -
BBB 25 20/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança

Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo


Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade -
Cultura 20/03/2025 às 09:01

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade

Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana


STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril -
Política 20/03/2025 às 08:30

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril

Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)


Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro -
Política 20/03/2025 às 08:00

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro

Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão


Em gesto de reparação, Lázaro Ramos compra casa onde mãe sofreu agressão e funda ONG -
Coluna Ohh! 20/03/2025 às 07:30

Em gesto de reparação, Lázaro Ramos compra casa onde mãe sofreu agressão e funda ONG

Ator revelou episódio no livro 'Na Nossa Pele', que expõe força das memórias e das ações que transformam dor em reparação