Superintendente da PRF diz que ação em que jovem foi baleada é ‘mais um evento traumático’
PRF abriu procedimento interno e afastou agentes envolvidos em disparo contra veículo de família no Rio de Janeiro

Uma ação de patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, resultou em uma jovem de 26 anos baleada na cabeça, na noite de terça-feira (24). O incidente ocorreu enquanto a família da vítima seguia para uma festa de Natal. A jovem, Juliana Leite Rangel, foi gravemente ferida e segue internada em estado crítico no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), sendo levada ao local pela própria PRF.
Ao comentar o caso, o superintendente geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, afirmou se tratar de “mais um evento traumático”, destacando a seriedade do incidente. A ação de patrulhamento envolveu três agentes, dois homens e uma mulher, que estavam armados com dois fuzis e uma pistola automática. Estes agentes, que geralmente desempenham funções administrativas, estavam em patrulhamento devido ao plantão de fim de ano.
De acordo com o superintendente da PRF no Rio, Vitor Almada, os policiais alegaram que dispararam contra o carro da família por um “grave equívoco”. Eles relataram ter ouvido disparos e acreditaram que os tiros tinham partido do veículo.
PRF abre procedimento interno e afasta agentes envolvidos
A PRF imediatamente afastou os agentes envolvidos no disparo e iniciou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. O incidente coincidiu com a publicação de um decreto pelo governo federal, regulamentando o uso da força policial em todo o País. O decreto estabelece que o uso de arma de fogo deve ser uma medida de último recurso.
Em resposta ao caso, o superintendente Antônio Fernando Oliveira destacou as ações que a PRF tem implementado para evitar tais incidentes. “Temos feito esforços e adotado procedimentos para mudar a forma de atuação da polícia e o efetivo tem se esmerado nesses esforços, como mostram os nossos números”, afirmou Oliveira em entrevista à TV Globonews. “Mas, infelizmente, tenho que voltar aqui hoje para falar sobre mais um evento traumático.”
Criação de Comissão de Direitos Humanos na PRF
Oliveira também mencionou a criação de uma comissão de direitos humanos dentro da PRF e os treinamentos contínuos oferecidos aos agentes para aprimorar a atuação policial, especialmente no combate ao crime. Ele afirmou que essas medidas têm sido bem recebidas pelo efetivo, e garantiu que não há relação entre o incidente e o decreto federal.
Em entrevista à TV Globo, familiares de Juliana relataram que, durante o trajeto para a festa de Natal, a família ouviu a sirene da PRF e trocou de faixa para dar passagem ao carro da patrulha. Em seguida, o veículo foi atingido por vários disparos. O pai de Juliana, que dirigia o carro, também foi baleado na mão.
Ações da PRF após o incidente
Em nota oficial, a PRF informou que a Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal em Brasília determinou a abertura de um procedimento interno para investigar o ocorrido. A polícia também afirmou que os agentes envolvidos foram afastados preventivamente de todas as atividades operacionais.
“A PRF lamenta profundamente o episódio. Por determinação da Direção-Geral, a Coordenação-Geral de Direitos Humanos acompanha a situação e presta assistência à família da jovem Juliana”, dizia a nota. A PRF também ressaltou que está colaborando com a Polícia Federal nas investigações do caso.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa
Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica