Representatividade feminina avança na Bahia com ação inédita da Associação dos Defensores Públicos
Nova gestão da Adep-ba aposta em protagonismo feminino e cria espaço para discutir igualdade, acolhimento e políticas inclusivas

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) iniciou um novo momento institucional com a criação da Comissão de Defesa das Mulheres e de Proteção à Maternidade. A iniciativa foi oficialmente lançada na última segunda-feira (31), durante o evento “mulheres em espaço de poder: autonomia, afeto e resistência”, voltado exclusivamente às defensoras públicas do Estado. O encontro também simbolizou o início da gestão de Bethânia Ferreira na presidência da entidade.
Espaço coletivo para igualdade e acolhimento
Com foco no fortalecimento da representatividade feminina dentro e fora da defensoria, Bethânia ressaltou a importância do novo espaço criado para acolher, ouvir e propor políticas voltadas às associadas. “Agora temos a certeza de que nós vamos ter uma comissão das mulheres no âmbito da associação e vamos conseguir trabalhar esses direitos com a participação também das nossas associadas. Tratamos da presença feminina nos espaços de poder e do respeito às mulheres no nosso trabalho. Além do lançamento da comissão, esta foi uma reunião para defensoras públicas com a fala de defensoras públicas”, destacou.
A comissão de defesa das mulheres e de proteção à maternidade nasce com o objetivo de formular propostas que garantam a igualdade de gênero e fortaleçam os direitos das mulheres, em especial das mães que atuam na Defensoria Pública. O foco é criar um ambiente institucional mais inclusivo, seguro e sensível às realidades enfrentadas pelas profissionais.
Além da atuação interna na Adep-BA, o novo colegiado terá impacto direto na construção de políticas dentro da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), promovendo avanços estruturais com base na escuta ativa e na realidade das associadas.
Evento reúne defensoras e reforça protagonismo feminino
O evento de lançamento contou com a presença de figuras importantes da defensoria, como a defensora pública geral Camila Canário. Também participaram das discussões as defensoras Daniely Oliveira, Luana Ramalho — idealizadora dos “mamaços virtuais da defensoria da bahia” — e Jeniffer Rodrigues, presidenta da associação das mulheres defensoras públicas do brasil (Amdefa).
A programação foi promovida em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e teve como objetivo principal proporcionar um espaço de troca de experiências, escuta e fortalecimento das vozes femininas dentro da carreira pública.
Alinhamento com agenda global de direitos humanos
A comissão está em sintonia com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o que propõe a eliminação de todas as formas de violência contra mulheres e meninas, incluindo o tráfico, exploração sexual e outras práticas danosas, tanto no espaço público quanto privado.
Esse alinhamento fortalece o compromisso da Defensoria com a justiça social e amplia a sua capacidade de atuação em pautas que vão além do campo jurídico, alcançando também a esfera dos direitos humanos e da equidade de gênero.
Representatividade e políticas afirmativas como prioridade
A criação da comissão representa um avanço na luta por igualdade de oportunidades e respeito à diversidade dentro do sistema de justiça. Além de reconhecer as necessidades específicas das mulheres defensoras, o colegiado visa propor soluções que dialoguem com a realidade da maternidade, da sobrecarga de trabalho e da ausência histórica de políticas afirmativas no setor.
Com a iniciativa, a Adep-BA reforça seu papel de vanguarda na defesa de pautas estruturantes e sinaliza que a promoção da equidade será uma das prioridades da atual gestão.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Últimas Notícias

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias