Procissão no Caminho da Fé celebra cinco anos da canonização de Santa Dulce
Programação especial marca a data em Salvador
Neste domingo (13), data que marca as homenagens em lembrança à canonização de Irmã Dulce, primeira santa brasileira, devotos e admiradores da vida e obra da religiosa participam de uma programação especial. Haverá missa às 16h e, em seguida, uma procissão pelo Caminho da Fé, em direção à Basílica Senhor do Bonfim, caminho tantas vezes percorrido pela freira baiana.
A programação completa pode ser conferida no portal Irmã Dulce e pelo também Instagram (@santuariosantadulce).
O Tríduo da Gratidão ocorreu entre quarta (9) e sexta-feira (11), reunindo centenas de devotos de Santa Dulce. “Foi uma celebração de Ação de Graças pelo dom da canonização de Irmã Dulce e também um chamado para seguirmos o exemplo da Mãe dos Pobres e o seu legado”, destacou o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha.
Também como parte da programação religiosa, foi celebrada uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no sábado (12), seguida de procissão.
Legado e devoção a Santa Dulce em expansão
De acordo com o frei Ícaro Rocha, os últimos cinco anos, desde a histórica cerimônia de canonização no Vaticano, vêm sendo marcados pelo crescimento da devoção à Santa Dulce dos Pobres pelo Brasil. Entre os exemplos está o significativo aumento no número de visitantes ao Santuário dedicado à primeira santa brasileira.
“Antes da canonização, a igreja recebia cerca de 56 mil visitantes por ano. Atualmente, já são 600 mil visitas anuais”, ressalta o reitor. Destaque também para a presença hoje de 83 locais pelo país dedicados ao Anjo Bom, entre paróquias, igrejas e capelas.
Os últimos cinco anos foram pautados também pela expansão do atendimento prestado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) – instituição fundada por Santa Dulce e que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito, pelo SUS.
Em 2018, a entidade realizava cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano – volume que, em 2023, alcançou a marca de 6,6 milhões de procedimentos. Mas, para manter esse acolhimento à população, a instituição conta principalmente com as doações.
Informações sobre como ajudar as Obras Sociais podem ser obtidas através deste site ou na Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Relembre a canonização de Santa Dulce
Irmã Dulce, a freira baiana que dedicou sua vida aos mais necessitados, foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Naquele domingo de céu azul, 50 mil pessoas (15 mil brasileiros) lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à cerimônia presidida pelo papa Francisco.
O Anjo Bom tornou-se então a primeira santa brasileira da nossa época, tendo o dia 13 de agosto como sua data litúrgica. Sua canonização foi a terceira mais rápida da história – 27 anos após sua morte -, atrás apenas do papa João Paulo II (nove anos após a morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após a morte).
Leia também:
Outubro Rosa: iniciativas solidárias transformam autoestima de mulheres com câncer de mama
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna