Polêmica na UFBA: decisão judicial tira vaga de professora negra e reacende debate sobre cotas
Universidade afirma que nomeação seguiu critérios legais e vai recorrer

Uma decisão da 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia determinou, na última segunda-feira (7), a contratação de uma candidata branca aprovada em primeiro lugar no concurso para professor substituto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no lugar de uma mulher negra aprovada dentro do sistema de cotas raciais. A decisão foi proferida após a candidata que disputou pela ampla concorrência questionar a validade da nomeação feita com base nas cotas.
Por sua vez, a UFBA afirmou, em nota, que está recorrendo da sentença e que a escolha pela candidata negra seguiu os critérios legais estabelecidos na Lei nº 12.990/2014, que prevê reserva de vagas a pessoas negras em concursos públicos. A universidade ainda classificou o entendimento da Justiça como “equivocado”.
Entenda caso envolvendo área de canto lírico
O concurso foi realizado, em setembro de 2024, com oferta de 83 vagas para docentes substitutos em 26 unidades da Ufba, conforme o Edital nº 02/2024. Na área de canto lírico, apenas uma vaga foi aberta, disputada por duas candidatas: Irma Ferreira Santos, autodeclarada negra, e Juliana Franco Nunes, inscrita na ampla concorrência.
Segundo o edital e a legislação vigente, 20% das vagas totais foram destinadas a candidatos negros, o que corresponde a 16 das 83 vagas ofertadas. A seleção seguiu o critério de classificação geral e os 16 candidatos autodeclarados negros com melhor desempenho foram considerados aprovados no sistema de cotas.
Na área específica de canto lírico, Irma Ferreira obteve nota 7,45 e foi classificada dentro do sistema de cotas. Já Juliana Franco recebeu a nota mais alta, 8,40, mas não foi convocada por estar fora das vagas reservadas a pessoas negras.
Dessa forma, Juliana contestou judicialmente o resultado, alegando que a reserva de vagas raciais só é válida quando há ao menos três vagas disponíveis, conforme o parágrafo 1º do artigo 3º da Lei nº 12.990/2014. A argumentação foi acatada pelo juiz Cristiano Miranda de Santana, que determinou a contratação da candidata da ampla concorrência.
Na decisão, proferida em 17 de dezembro, o magistrado afirmou que “tendo o Edital nº 02/2024 da UFBA contemplado apenas uma vaga para o cargo em questão, e sendo a impetrante aprovada na primeira colocação na ampla concorrência, deve ser garantido o seu direito à nomeação e posse”.
UFBA afirma que aplicou corretamente política de cotas
Em nota divulgada no último domingo (6), a UFBA declarou total discordância da decisão e anunciou que vai recorrer. Segundo a universidade, a nomeação da candidata cotista ocorreu de forma legal, dentro do entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público Federal, que validam a forma como a reserva de vagas é aplicada em seus processos seletivos.
“A universidade discorda dessa determinação judicial, considera que a lei e a decisão do STF devem ser respeitadas, envidará todos os esforços para revertê-la e conclama a todos nessa mesma defesa”, destacou a instituição.
Ainda de acordo com a UFBA, a Procuradoria Federal junto à universidade já está mobilizada para adotar as providências legais cabíveis, reforçando que não houve qualquer ilegalidade na execução do edital.
Repercussão
A Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) publicou uma nota em defesa de Irma e contra a determinação judicial. Segundo a entidade, a cantora lírica já estava dando aulas quando foi obrigada a se afastar, tendo seu contrato revogado. A nota afirma ainda que uma situação como essa é um constrangimento e um ataque simbólico às políticas e ações afirmativas.
“Situações como essa ferem a dignidade das pessoas envolvidas e produzem efeitos desmobilizantes, fortalecendo os obstáculos ao ingresso e à permanência, em espaços acadêmicos e profissionais, de pessoas negras, indígenas e pertencentes a demais grupos historicamente excluídos”.
Caso semelhante já havia ocorrido na UFBA
Este não é o primeiro episódio desse tipo na UFBA. Em 2024, outro concurso da instituição gerou disputa judicial semelhante. Na ocasião, uma candidata negra foi aprovada por meio do sistema de cotas, enquanto uma mulher branca com nota superior questionou o resultado na Justiça. O caso terminou com a Justiça determinando a contratação de ambas as candidatas.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia

Lucas Braga brilha no fim e Vitória arranca empate contra o Fluminense no Maracanã
Time baiano não perde há três jogos e alcançou os cinco pontos na tabela

Papa Francisco: Lula decreta sete dias de luto e políticos baianos homenageiam legado do pontífice
Papa morreu nesta segunda-feira (21) após uma série de complicações respiratórias

Resumo BBB 25 de domingo (20/4): Vitória Strada é eliminada com 54% dos votos e Renata, João Pedro e Guilherme vão à final
Final do programa está oficialmente formada por Guilherme, João Pedro e Renata

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Jorge Mario Bergoglio assumiu papado em março de 2013 e adotou nome Francisco em referência a São Francisco de Assis

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista