Helicóptero cai no interior de Santa Catarina e deixa dois feridos
Idoso de aproximadamente 80 anos foi socorrido com suspeita de traumatismo craniano

Um helicóptero sofreu uma queda em Penha, no litoral norte de Santa Catarina, na tarde deste sábado (4). A aeronave, que transportava cinco pessoas, caiu por volta das 14h30, nas proximidades da rodovia SC-414, enquanto tentava decolar a uma altura de cerca de quatro metros. Todos os ocupantes foram resgatados com vida, mas duas pessoas apresentaram ferimentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três dos ocupantes estavam estáveis, sem ferimentos aparentes. O piloto sofreu pequenas escoriações no punho, enquanto um idoso de aproximadamente 80 anos foi socorrido com suspeita de traumatismo craniano e encaminhado para um hospital da região. A vítima mais grave foi levada com urgência devido à gravidade de seu estado.
Confira imagens do helicóptero:
Voo panorâmico
O helicóptero, de uso particular, estava realizando um voo panorâmico no momento do acidente. Após a queda, as autoridades monitoraram o local devido ao risco de vazamento de combustível da aeronave. Imagens dos bombeiros mostram os danos significativos causados pela queda.
As equipes de resgate atuaram rapidamente para evitar o agravamento da situação, mas a investigação sobre as causas do acidente ainda está em andamento. O Corpo de Bombeiros permaneceu no local até o final da tarde para assegurar a segurança da área.
2024: O ano mais letal na aviação brasileira em uma década
O ano de 2024 encerrou com o maior número de mortes na aviação no Brasil em 10 anos. Segundo os dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), até segunda-feira (30/12), foram registradas 148 vítimas fatais. Esse índice inclui o trágico acidente da VoePass, ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas, sendo quatro tripulantes e os demais passageiros.
Sem considerar esse evento, 2024 ainda seria o segundo ano mais letal, atrás apenas de 2016, quando 104 pessoas morreram em acidentes aéreos.
Ao longo da última década, o número de acidentes aéreos tem variado, mas com uma amplitude não muito grande. O ano com maior número de acidentes foi 2015, com 172 ocorrências, enquanto 2022 registrou o menor número de incidentes, com 49 casos. O total de mortes no período foi de 773 pessoas.
Apesar de variações nos acidentes, a quantidade de decolagens no Brasil tem diminuído ao longo dos anos. Em 2023, foram registradas 789 mil decolagens, 20,3% a menos em comparação a 2012, quando o número foi de 990 mil, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Causas dos acidentes: fatores humanos predominam
A investigação sobre os acidentes aeronáuticos revela que fatores humanos são os principais responsáveis. O desempenho técnico do ser humano foi identificado como fator contributivo em 48,8% dos acidentes aéreos. O aspecto psicológico também teve um papel importante, sendo mencionado em 31,8% dos casos. Outros fatores, como o ambiente operacional, representaram 5,4% dos acidentes, com o restante das ocorrências atribuídas a fatores diversos.
Entre os acidentes registrados de 2015 a 2024, 556 saídas de pista foram observadas, com um total de 244 aeronaves destruídas. A quantidade de acidentes e mortes variou ao longo da década, refletindo não apenas o número de decolagens, mas também as condições e os fatores que influenciam a segurança aérea. Mesmo com os desafios enfrentados pelo setor, o monitoramento contínuo e as melhorias na segurança têm sido fundamentais para reduzir a gravidade dos incidentes.
Acidente da VoePass: investigações em andamento
O acidente da VoePass, que ocorreu durante a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), segue sendo investigado. Um mês após a tragédia, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar detalhando a sequência de eventos que levaram à queda do avião em Vinhedo (SP).
Embora o relatório tenha fornecido detalhes sobre o ocorrido, a causa final do acidente ainda não foi determinada, e o relatório conclusivo da investigação não tem uma data definida para ser finalizado.
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