Número de vítimas de desabamento no Rio Tocantins sobe para 14; buscas continuam
Três pessoas continuam desaparecidas, segundo o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha
Divulgação/Marinha do Brasil
Na manhã deste sábado (4), mais um corpo foi encontrado nas águas do Rio Tocantins, próximo aos destroços da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou no dia 22 de dezembro de 2024. O equipamento conecta Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Com a nova descoberta, o número de vítimas fatais chega a 14, enquanto três pessoas continuam desaparecidas, segundo o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha. O corpo foi resgatado às 10h25. As informações são da Agência Brasil.
Resgate e técnicas avançadas
De acordo com o capitão de mar e guerra Albino Santos, chefe do destacamento de mergulhadores da Marinha, os destroços submersos complicam as operações, exigindo profissionais especializados e o uso de equipamentos avançados.
“O mergulho a ar dependente conta com uma série de aparatos próprios destinados a essa técnica. Por exemplo, a tradicional máscara é substituída por capacete. Com ele, o mergulhador consegue receber o ar que vem da superfície”, explicou.
Mergulhos diários são realizados para marcar pontos de interesse e explorar profundidades que ultrapassam 40 metros, utilizando métodos que garantem maior autonomia.
Infraestrutura e medidas emergenciais
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, caiu no final da tarde de 22 de dezembro, mobilizando operações de resgate com apoio do Corpo de Bombeiros, empresas privadas e o uso de helicópteros e embarcações. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o tráfego na região permanece interrompido.
As empresas responsáveis pela manutenção da rodovia estão trabalhando para atender as exigências da Marinha e garantir a instalação de balsas para a travessia de veículos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deve liberar a operação após a conclusão dos acessos. As balsas oferecerão transporte gratuito para carros de passeio, ambulâncias e caminhonetes, assim que as condições forem atendidas.
Marinha autoriza travessia de balsas no rio Tocantins
A Marinha do Brasil autorizou, nesta quinta-feira (2), o uso de balsas para a travessia de veículos leves e de emergência no Rio Tocantins, como medida emergencial após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira em 22 de dezembro de 2024. A solicitação foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no último sábado (30).
Operação Segura
A autorização estabelece condições para garantir segurança durante as operações. A Marinha determinou a construção de rampas de acesso para embarque e desembarque seguro de veículos e a instalação de pontos fixos de amarração para estabilizar as balsas durante o trajeto. Além disso, os passageiros não poderão permanecer dentro dos veículos durante a travessia, sendo exigidos espaços adequados para acomodá-los.
As balsas e suas tripulações deverão seguir as normas da NORMAM-202, incluindo o uso obrigatório de equipamentos de salvamento e a regularização de documentos junto à Autoridade Marítima. As medidas buscam garantir a segurança das operações e minimizar riscos no transporte de veículos e passageiros.
A operação das balsas permitirá a retomada parcial do fluxo entre os dois lados do rio, aliviando os impactos logísticos e econômicos causados pela interrupção da ponte. A implementação das diretrizes é necessária antes do início da travessia, com previsão de operação assim que as exigências forem atendidas.
Sala de Crise avalia impactos
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou no fim de dezembro a segunda reunião da Sala de Crise para tratar dos impactos ambientais causados pelo desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. O foco principal é o monitoramento da qualidade da água a jusante do ponto do acidente, especialmente para abastecimento público. Durante o encontro, atualizações foram apresentadas por diversos órgãos federais e estaduais envolvidos na análise e mitigação dos danos.
A ANA divulgou resultados preliminares sobre a qualidade da água do rio. O acidente resultou na queda de três caminhões, incluindo um carregado com ácido sulfúrico e dois transportando defensivos agrícolas.
Amostras coletadas em quatro pontos do rio, entre o local do desabamento e a captação da Caema em Imperatriz (MA), não detectaram vazamento de ácido sulfúrico até o dia 24. As análises foram realizadas por instituições como Embrapa e Cetesb.
A Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema/MA) informou que equipes também monitoraram as margens do rio. “Não identificamos mortandade de peixes durante esse período e nem mais bombonas de herbicidas, apenas madeiras de outro veículo que afundou”, afirmou Caco Graça, supervisor de Emergência Ambiental da Sema.
Resíduos submersos
A Marinha já havia autorizado mergulhos profundos para avaliação e retirada dos resíduos submersos. Segundo Caco Graça, um dos tanques de ácido sulfúrico apresentou perfuração, conforme parecer técnico obtido pelas empresas responsáveis pelos veículos. “A retirada dos produtos e dos veículos será conduzida pelas empresas proprietárias, com apoio das equipes técnicas,” informou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas