Novidades no Pix: veja o que muda com parcelamento, devolução por golpe e crédito com garantia
Novas modalidades estarão disponíveis para consumidores e lojistas a partir de setembro

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (3), o cronograma de lançamento de novas funcionalidades do Pix. Entre as novidades, está o Pix Parcelado, que permitirá ao usuário pagador tomar crédito para parcelar transações. A novidade estará disponível para consumidores e lojistas a partir de setembro.
“Quem estiver recebendo terá acesso a todo o valor instantaneamente, mas quem estiver pagando poderá parcelá-lo. O Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências“, informou o BC.
Devolução de PIX
Outra novidade é o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), com previsão de disponibilidade a partir de 1º de outubro. A ferramenta digital possibilitará contestação de transações diretamente pelo aplicativo dos bancos, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição. O recurso será utilizado exclusivamente em casos de fraudes, golpes e crimes.
“Ela não pode ser usada para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave). Por ela, será possível também consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados“, informou o BC.
A funcionalidade busca ampliar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos, reduzindo o tempo de resolução de casos envolvendo fraudes. Atualmente, o procedimento para solicitação de devolução exige contato direto com as instituições financeiras, tornando o processo mais demorado e burocrático.
Pix Parcelado e MED
O Pix em garantia, funcionalidade prevista para 2026, permitirá o uso de recebíveis futuros do Pix como garantia em operações de crédito. A solução será voltada para empresas, visando a redução de custos na concessão de crédito.
Diferente das demais funcionalidades anunciadas, o Pix em garantia requer uma infraestrutura mais complexa para ser implementado.
O Banco Central destacou que a iniciativa tem como objetivo ampliar as possibilidades de uso do Pix, fortalecendo sua posição no mercado financeiro. O modelo de garantia com recebíveis futuros busca oferecer condições mais acessíveis para empresas que necessitam de crédito, reduzindo riscos para credores.
Na quarta-feira (2), o presidente do BC, Gabriel Galípolo, havia mencionado as inovações planejadas para este ano, incluindo o Pix Parcelado e o Pix como garantia em operações de crédito, sem detalhar as ações.
As novas funcionalidades fazem parte do processo de evolução do sistema de pagamentos instantâneos, que desde seu lançamento tem registrado crescimento e ampliação no uso pela população e pelo setor empresarial.
Golpes no Pix preocupam
O número de fraudes em transações com cartões de crédito e débito caiu 18% em 2024 em relação ao ano anterior, segundo levantamento do Monitor de Fraudes, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Nos últimos dois anos, a redução acumulada foi de 33% no valor das fraudes em relação ao total de transações aprovadas. Quando considerado o número de ocorrências por transação, a queda foi de 15% em 2024 e 34,6% no acumulado de dois anos.
A Abecs analisou os dados do Monitor de Fraudes em comparação com as estatísticas do Banco Central, considerando transações realizadas por cartões e pelo Pix. Em dezembro de 2024, para cada 100 mil transações, ocorreram quatro fraudes em pagamentos com cartões e 15 em transações via Pix.
Os números indicam que os cartões de crédito e débito seguem com índices menores de fraudes em relação ao Pix, possivelmente devido às medidas de segurança implementadas pelas operadoras de cartões. O setor financeiro tem investido em novas tecnologias para ampliar a proteção dos usuários contra golpes digitais.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Dia do jornalista: luta invisível contra fake news que ameaça democracia
Bahia abre vantagem, sofre virada e só empata no fim com Santos
Últimas Notícias

Hugo Motta responsabiliza governo por alta nos alimentos e cobra ‘dever de casa’ fiscal urgente
Presidente da Câmara aponta impacto da gestão econômica nos alimentos e defende corte de gastos como solução para instabilidade

Lula defende candidatura de mulher para chefiar ONU e pressiona por união contra tarifas e imigração
Presença do presidente marca retorno do Brasil à Celac após a ausência durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

João Roma dispara contra Jerônimo e diz que Bahia está ‘sufocada pelo governo do PT’ há 20 anos
Declaração ocorreu nesta segunda-feira, no programa De Olho na Bahia

Pé-de-Meia inicia pagamento da 1ª parcela para estudantes nascidos em novembro e dezembro
Benefício de R$ 200 é destinado aos estudantes da rede pública, com depósitos feitos pela Caixa conforme o mês de nascimento

Eliminada do BBB 25, Daniele Hypolito choca ao deixar reality sem prêmios ou conquistas
Ginasta deixa reality com 50,37% dos votos em paredão acirrado; seu irmão Diego enfrenta nova berlinda contra Vitória Strada e João Gabriel

Mudança no arcabouço fiscal: STF garante autonomia ao Judiciário com decisão polêmica
Ministros formam maioria que livra Judiciário do novo teto de gastos; julgamento acontece até sexta-feira (11)

Jerônimo comemora fim das sondagens da ponte Salvador-Itaparica e fortalece relação com mototaxistas
Governador irá a Brasília para reunião com embaixador chinês em busca de acelerar assinatura do contrato

Dia do jornalista: luta invisível contra fake news que ameaça democracia
Profissionais da informação apontam caminhos para garantir apuração de qualidade em meio à avalanche de conteúdos falsos

Jerônimo Rodrigues destaca força da agricultura familiar na Bahia Origem Week
Evento no Centro de Convenções de Salvador reuniu mais de 30 mil visitantes ao longo de quatro dias e movimentou cerca de R$ 15 milhões em negócios

Último dia para faculdades aderirem ao Fies 2025: mais de 7 mil vagas só na Bahia
Instituições devem confirmar participação até às 23h59; MEC divulgará edital para inscrição de estudantes ainda nesta semana