Mais de 1,6 milhão de pessoas estão sem luz elétrica em SP
Moradores relatam mais de 12h sem energia na capital paulista

Várias localidades da Grande São Paulo estão sem energia elétrica desde o forte temporal que atingiu a região na noite de sexta-feira (11). Relatos de moradores dão conta de que o apagão já dura mais de 12 horas.
A zona sul paulistana – onde foi confirmada a morte de um homem dentro de um condomínio, no Campo Limpo – está entre as regiões mais afetadas, em bairros como Santo Amaro, Sacomã, Campo Belo, Capão Redondo, Ipiranga e Alto da Boa Vista.
O apagão também afeta as zonas oeste, como em Alto de Pinheiros, Pinheiros e Butantã; leste, como Mooca, Vila Formosa e Tatuapé; norte, como em Pirituba; e central, como Bom Retiro. Mas também há relatos de falta de energia em outras partes da cidade e municípios vizinhos
A Enel – empresa fornecedora de energia elétrica – disse, na manhã deste sábado (12), que restabeleceu a energia para cerca de 500 mil clientes.
“Às 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados. De imediato, a companhia acionou um plano de emergência e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. Ao longo do dia, a empresa mobilizará cerca de 2.500 técnicos. Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos”, diz a concessionária em nota.
Segundo a empresa, ela está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos. No entanto, não foi informado quais são esses locais. Segundo a Enel, dois helicópteros estão percorrendo as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso.
Na noite de sexta, a Enel já havia mencionado que “trechos inteiros da rede elétrica foram danificados em alguns pontos”. Também disse que as regiões oeste e sul da capital foram as mais atingidas, além dos municípios Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri, na Grande São Paulo.
Quedas de árvores e vítimas
O Corpo de Bombeiros registrou 142 chamados por quedas de árvores. Em rede social, por volta da meia-noite, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) divulgou um balanço parcial de ao menos 221 quedas de galhos e árvores e 118 semáforos apagados. Foram registrados ventos de 88,9 km/h no aeroporto do Campo de Marte, em Santana, na zona norte, e de 87,3 km/h, na Lapa, na oeste.
Não há previsão de novos temporais neste fim de semana, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura.
No Campo Limpo, a queda de uma árvore atingiu uma barraca de feira, causando uma morte e deixando uma segunda pessoa ferida, que foi encaminhada ao pronto-socorro local. A chuva também atingiu outras cidades de São Paulo. Em Bauru, três pessoas morreram.
Também na capital, uma queda de árvore atingiu um ônibus na Rua Anísio de Abreu, na Vila Cisper, na zona leste, mas não deixou vítimas, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Foram registrados ao menos seis pontos de alagamentos, três deles considerados intransitáveis pelo órgão.
Transtornos em eroportos
O temporal também afetou a operação dos aeroportos na sexta. Em nota, a Aena, concessionária que administra o terminal de Congonhas, afirmou que, “devido às condições meteorológicas”, o terminal teve as operações suspensas das 19h53 às 20h12, e alguns trajetos precisaram ser alterados para outros aeroportos.
Também há registro de voos cancelados, segundo companhias aéreas informaram ao Estadão. Em Guarulhos, a concessionária GRU Airport confirmou que 15 voos foram transferidos para outros aeroportos, enquanto cinco foram cancelados. As operações ocorrem normalmente neste sábado (12).
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar