Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Nesta quinta (21), servidores estaduais serão capacitados para formar brigadas anti-mosquito, visando instituir práticas preventivas nos órgãos
Até esta sexta-feira (22), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promove a Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses. O objetivo é intensificar o combate ao Aedes aegypti para reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika. Diversas ações de conscientização e prevenção são promovidas em todo o estado, visando diminuir os focos do mosquito e engajar a população no combate às arboviroses.
Entre as principais atividades, estão os mutirões de limpeza e as caminhadas de sensibilização, que vêm sendo realizadas em diversas localidades para conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (21), servidores estaduais de diversos órgãos serão capacitados para formar brigadas anti-Aedes, com o objetivo de instituir práticas preventivas nas rotinas das instituições.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destaca a importância da mobilização conjunta. “Precisamos da colaboração da população e de todas as esferas públicas e privadas para que esse combate seja eficaz e diminua o impacto das doenças transmitidas pelo mosquito. Estamos empenhados em garantir que todos os nossos municípios estejam preparados, e contamos com o apoio da sociedade na eliminação de focos. A prevenção é a nossa melhor arma, e a hora de agir é agora”, ressaltou.
Na terça-feira (19), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) promoveu um treinamento específico para o Corpo de Bombeiros, capacitando-os a identificar e eliminar focos do mosquito. A diretora da Divep, Márcia São Pedro, reforça a necessidade de atuação rápida e coordenada.
“Tivemos um aumento expressivo nos casos de dengue em 2024, o que exige de nós uma resposta coordenada, se antecipando ao próximo verão. O treinamento de voluntários e a formação de brigadas anti-Aedes aegypti são medidas para fortalecer nossa capacidade de resposta e impedir a propagação do mosquito. A participação da comunidade é essencial, especialmente em ações como mutirões de limpeza e eliminação de possíveis criadouros. Com a união de esforços, podemos enfrentar esse desafio e proteger nossas famílias”, explica.
Dados epidemiológicos sobre arboviroses
Até o dia 9 de novembro, foram notificados 231.603 casos prováveis de dengue no estado, um aumento de 407,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 45.603 casos prováveis.
Em relação à chikungunya, o estado registrou 16.239 casos prováveis, com uma incidência de 114,8 casos por 100 mil habitantes. Esse número representa um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, 335 municípios notificaram casos.
Já os casos de zika tiveram uma queda. Em 2024, houve 1.134 registros, uma redução de 33,3% em comparação a 2023, quando foram notificados 1.700 casos prováveis.
A Sesab reforça que a colaboração da população é essencial para o sucesso das medidas de combate ao Aedes aegypti e a redução das arboviroses. O tema da campanha, ‘A hora de prevenir contra o mosquito é agora!’, chama todos a participarem ativamente nessa luta pela saúde e bem-estar de todos.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Cíntia Maria: ‘Luta antirracista deve ser coletiva e interseccional’
Escolas estaduais iniciam avaliação do sistema baiano de educação básica
Bahia tem nove das dez cidades mais negras do país, diz IBGE
Ilha de Maré supera Liberdade e se torna o bairro mais negro de Salvador
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas