Capitã da PM morre após complicações de gripe H1N1 na Bahia
Oficial estava internada com quadro grave e não resistiu

A capitã da Polícia Militar da Bahia, Milena Costa Miranda, de 38 anos, faleceu, na terça-feira (4), após apresentar complicações graves decorrentes da gripe H1N1. Lotada no Comando de Policiamento Regional do Oeste (CPRO), na cidade de Barreiras, a oficial foi internada no último domingo (2) em um hospital particular, onde teve piora no quadro de saúde e não resistiu.
Sintomas e evolução da doença
Milena começou a sentir os primeiros sintomas da gripe e realizava tratamento em casa com medicamentos antigripais. No entanto, seu estado de saúde se agravou e, ao dar entrada no hospital, foi diagnosticada com comprometimento pulmonar avançado, apresentando baixa oxigenação no sangue e embolia pulmonar.
A capitã precisou ser entubada, na segunda-feira (3), devido ao agravamento do quadro. Diante da situação crítica, médicos autorizaram sua transferência aérea para Salvador. Contudo, a condição delicada da paciente impossibilitou o transporte e ela permaneceu na unidade hospitalar de Barreiras.
Com a evolução da infecção viral, a oficial desenvolveu Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição potencialmente fatal associada a vírus respiratórios como o H1N1.
Repercussão e homenagens
A Polícia Militar da Bahia lamentou a perda da capitã e manifestou solidariedade a familiares e amigos. A Prefeitura de Barreiras também destacou a importância do trabalho de Milena para a segurança pública da região.
“Serviu a segurança pública da nossa cidade com muita bravura e presteza, deixa um legado de força de vontade, perseverança e amor ao trabalho da segurança pública estadual. Além de seu esposo, com sua partida ela também deixa saudades eternas em seus demais familiares, colegas de farda e amigos conquistados na região Oeste da Bahia”, disse a prefeitura em nota.
O sepultamento ocorreu, na manhã de quarta-feira (5), no Cemitério Campo Santo, em Salvador. Nas redes sociais, colegas de farda e conhecidos da oficial expressaram pesar pela sua partida precoce.
Importância da vacinação e prevenção
A Polícia Militar informou que Milena tinha histórico de alergias, mas não especificou quais nem se elas poderiam ter influenciado a gravidade do seu quadro de saúde. Além disso, a corporação não soube confirmar se a capitã havia sido vacinada contra o vírus H1N1.
A gripe H1N1 pode evoluir para quadros graves, como pneumonia e insuficiência respiratória, tornando essencial a adoção de medidas preventivas, como vacinação, higiene frequente das mãos e uso de máscara em períodos de alta circulação viral.
Quais são as causas da gripe H1N1?
A gripe H1N1 é provocada pelo vírus influenza tipo A e se espalha facilmente de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre principalmente por gotículas expelidas ao tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas, seguido do toque na boca, nariz ou olhos.
Fatores como imunidade enfraquecida, idade avançada e a presença de doenças crônicas podem aumentar a vulnerabilidade à infecção. Entre os sintomas mais comuns estão tosse, coriza e febre. Embora a doença tenha cura, casos mais graves podem exigir tratamento com antivirais prescritos por um médico.
A forma mais eficaz de prevenção contra a gripe H1N1 é a vacinação anual, que garante imunidade durante os períodos de maior circulação do vírus, ajudando a reduzir o risco de complicações da doença. Além da imunização, medidas preventivas são essenciais para toda a população, como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além da adoção da etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, cobrindo a boca e o nariz. Essas ações contribuem para limitar a propagação do vírus e proteger a saúde coletiva.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Últimas Notícias
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Vice-presidente destaca impacto do clima e da economia nos índices de aprovação do governo

TRF-2 converte prisão de Roberto Jefferson em domiciliar; decisão final cabe ao STF
Defesa aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre conversão da prisão

Lewandowski deve se reunir com deputados para buscar apoio para PEC da Segurança Pública na Câmara
Proposta prevê maior participação da União na segurança, mas deputados criticam possível interferência nos estados

Funcionário da Abin relata temor de prisão e interrupção de ataque hacker ao governo do Paraguai
Agente afirmou que ofensiva contra Paraguai começou na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prosseguiu durante governo Lula

Novidades no Pix: veja o que muda com parcelamento, devolução por golpe e crédito com garantia
Novas modalidades estarão disponíveis para consumidores e lojistas a partir de setembro

Polícia Civil recupera equipamentos roubados de agentes da Limpurb em Salvador
Equipamentos avaliados em R$ 30 mil foram localizados em residência na capital; investigações continuam

Anvisa proíbe lâmpadas de bronzeamento artificial e reforça riscos graves à saúde
Medida visa impedir fabricação e manutenção das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos

Partiu Estágio: Bahia abre 5,5 mil vagas com bolsa de R$ 607; veja como se inscrever
Programa destina 1.627 vagas para Salvador e 3.877 para municípios do interior e da Região Metropolitana

Jerônimo envia projeto à AL-BA que prevê pagamento por serviços ambientais e recebe ‘Selo Amigo Catador’
Proposta estabelece diretrizes para valorização de iniciativas ligadas à sustentabilidade e à proteção ambiental no Estado

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi