Campanha ‘Feminicídio Zero’ amplia atuação no Carnaval para combater violência
Tema foi discutido nesta quarta, em reunião entre secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, e ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Margareth Menezes (Cultura)

A campanha ‘Feminicídio Zero’ terá uma mobilização ampliada durante o Carnaval da Bahia em 2025. O tema foi discutido, nesta quarta-feira (27), em Brasília, em reunião entre a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura. A iniciativa busca fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres durante a maior festa popular do país.
O encontro ocorreu no gabinete da ministra Margareth Menezes. As ações do Feminicídio Zero no Carnaval devem envolver parcerias entre agentes públicos e privados, além de campanhas de conscientização voltadas para o público em geral.
“Para nós, é uma honra sermos recebidas com tanta atenção e cuidado pelas ministras Cida e Margareth, para discutirmos uma agenda tão necessária e estratégica para o nosso estado e para o nosso país. Entendemos a necessidade de mobilizarmos todos os agentes envolvidos nessa grande festa e, também, a sociedade, em torno da prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres. O Carnaval é, sem dúvida, uma grande vitrine para amplificar esse clamor pelo feminicídio zero”, ressaltou Neusa Cadore.
Da mesma forma, Margareth Menezes, que também é cantora e figura tradicional nos trios elétricos, destacou o potencial transformador da cultura e da arte. “O Carnaval pode ser um grande palco de transformação. A cultura, com seu poder de mobilização, é uma aliada fundamental na luta pelo fim do feminicídio. A música e a arte, que caracterizam essa festa popular, têm o poder de sensibilizar, educar e engajar nossa sociedade em uma causa urgente: dizer não à violência contra as mulheres. Juntos, através da nossa cultura, podemos fazer do Carnaval um grito de resistência e de esperança, pelo respeito, pela dignidade e pela vida de todas as mulheres”, disse.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou a importância do Carnaval como um espaço para visibilidade e sensibilização. “Depois de ter grande destaque nos estádios de futebol, onde encontramos um público essencialmente masculino, muito importante para dialogarmos, a mobilização pelo Feminicídio Zero segue agora com parcerias para o Carnaval, a segunda grande paixão do povo brasileiro. É um período do ano em que o mundo inteiro está olhando para o Brasil, que recebe milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros e, portanto, um espaço poderoso de comunicação para transmitirmos a mensagem do respeito e da dignidade para as mulheres e de que nós, como sociedade, não podemos mais aceitar a violência de gênero”, afirmou.
Mais Lidas
Cidades
Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo
Últimas Notícias

Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Corpo de Bombeiros informou que 36 pessoas ficaram feridas. Desse total, 18 foram encaminhadas para atendimento, com alguns casos graves

Semop remove estruturas de quiosques em Itapuã por ampliação irregular em Salvador
Operação da Prefeitura remove quiosques em Itapuã por ampliação sem alvará, gerando protestos de permissionários

Estado investe em alta tecnologia para fortalecer perícia criminal e acelerar elucidação de crimes
Scanners 3D e sistemas de balística tornam investigações mais ágeis e precisas na capital e interior do estado

Malafaia acusa Hugo Motta de barrar projeto de anistia e diz que deputado ‘está enganando o povo brasileiro’
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema 'com a serenidade que ele requer'

Mais de 10 milhões já enviaram declaração do Imposto de Renda 2025; prazo vai até 30 de maio
Número representa 21,69% do total esperado de declarações neste ano

Circo Picolino abre inscrições para residência artística em Salvador com bolsa de R$ 1.200
Residência está aberta para artistas da cena, com prioridade para quem reside na região da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga

Bahia sai na frente e inicia obras do Novo PAC nas áreas da saúde, infraestrutura e urbanismo
Programa foi relançado em 2023 pelo presidente Lula e já garantiu R$ 103 bilhões em investimentos para todo país

Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR por suposto desvio de emendas
Ministro afirmou que deixaria governo para se defender fora do cargo e evitar constrangimentos ao presidente Lula

BBB 25: Diego Hypolito, Vitória Strada e João Gabriel disputam permanência no 14º Paredão
Raio-X e Sincerão movimentam clima na casa antes de eliminação

Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)