Fraudes no INSS causam prejuízo bilionário há quase 20 anos e revoltam aposentados

Beneficiários denunciam descontos ilegais desde 2004; fraude no INSS pode ter desviado bilhões antes da operação da PF


Redação
Redação 06/05/2025 09:01 • Política
Fraudes no INSS causam prejuízo bilionário há quase 20 anos e revoltam aposentados - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relataram que os descontos indevidos começaram muitos anos antes do período investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que vai de 2019 a 2024. Em alguns casos revelados, os descontos fraudulentos ocorrem há cerca de 20 anos. A informação é do G1.

Aposentado relata prejuízo desde 2006

Um dos casos relatados foi o do aposentado Odilon Guimarães, de 74 anos, que afirmou ter percebido os descontos em 2006, apenas 3 anos após o início de seu benefício por invalidez. O valor, segundo ele, era fixado em 1% do benefício e aparecia inicialmente com a rubrica “consignação”.

Apesar de diversas tentativas de cancelamento junto ao INSS, Odilon afirma que as cobranças continuaram até 2021. Em 2008, a nomenclatura foi alterada para “Contrb.assoc.aposent/cobap”, mas o percentual foi mantido.

Segundo ele, só em 2021, ao entrar em contato novamente com a central de atendimento, teve sucesso em interromper os débitos. Só em 2021, ao entrar em contato novamente com a central de atendimento, teve sucesso em interromper os débitos.

“Foi engraçado que, entre julho e agosto de 2021, eu liguei e, de imediato, a atendente falou: ‘pode deixar que nós vamos cancelar’. E pararam de cobrar. Antes, diziam que eu precisava procurar a associação. Mas eu não tinha vínculo com nenhuma”, disse o aposentado.

Fraudes no INSS

A PF deflagrou, no mês passado, uma operação contra um esquema que teria desviado até R$ 6,3 bilhões dos cofres públicos entre 2019 e 2024. As investigações apontam que aposentados e pensionistas tiveram valores descontados mensalmente sem consentimento, por meio de autorizações forjadas. A fraude envolvia entidades associativas que, em conluio com servidores ou aproveitando brechas no sistema, inseriam os dados dos segurados em cadastros fictícios.

As cobranças, disfarçadas de contribuições associativas, apareciam nos extratos do INSS como “consignações”, mesmo sem relação com contratos de crédito consignado. De acordo com a CGU, muitas das assinaturas usadas para autorizar os descontos eram falsas.

Governo suspende acordos e ministro pede demissão

Após a repercussão da operação, o governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, todos os acordos entre o INSS e as entidades envolvidas nas cobranças automáticas. O objetivo é frear os débitos mensais ilegítimos enquanto o caso é apurado. O procurador federal Gilberto Waller Júnior, nomeado presidente do INSS nesta semana, afirmou que um plano de ressarcimento às vítimas será divulgado até a próxima semana.

Para dar andamento ao processo de devolução, a AGU informou a criação de um grupo especial composto por técnicos da Dataprev e do INSS. O objetivo é resolver a situação que afetou milhões de beneficiários. A proposta de ressarcimento será discutida oficialmente com a Casa Civil, mas a elaboração do plano está na fase final.

Em meio à crise no INSS, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão da pasta logo após se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devido ao desgaste político causado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que apura as fraudes.

“Entrego a função ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, declarou Lupi pelas redes sociais.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição