Fraude bilionária no INSS pode ter lesado até 4,1 milhões de aposentados com descontos ilegais
Suspeita recai sobre contratos associativos com 11 entidades atualmente sob investigação por fraudes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estima que até 4,1 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. A suspeita recai sobre contratos associativos com 11 entidades atualmente sob investigação por fraudes. Os dados foram levantados pela própria autarquia e envolvem beneficiários com vínculos ativos com as associações investigadas. As informações são do G1.
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou um levantamento preliminar que aponta: 97,6% dos entrevistados afirmam não ter autorizado os descontos aplicados diretamente em seus contracheques. O número exato de vítimas ainda depende da conclusão das apurações.
Nesta sexta-feira (2), o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, se reuniu com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para discutir o plano de ressarcimento às vítimas. O encontro ocorreu na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, e contou com a participação de representantes da Dataprev, responsável pela gestão de dados da Previdência.
O encontro entre os órgãos ocorre dois dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar, em rede nacional, que os atingidos pela fraude serão indenizados.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, declarou.
A operação da Polícia Federal identificou um esquema bilionário que envolvia a filiação forçada de aposentados a associações. Em muitos casos, os descontos foram aplicados com base em assinaturas falsificadas e sem qualquer autorização prévia dos beneficiários.
O prejuízo estimado aos segurados pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024. No período, o INSS mantinha acordos de cooperação técnica com 39 entidades, das quais pelo menos 11 já foram identificadas como envolvidas nas irregularidades.
Cúpula do INSS foi alvo de mudanças após operação da PF
As revelações provocaram alterações imediatas na gestão da Previdência. O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado do cargo, e diversos servidores foram afastados. Também foram presas seis pessoas com ligação direta às entidades suspeitas.
Entre os presos está Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Segundo as investigações, ele atuava como lobista e articulador do esquema, intermediando repasses irregulares e movimentando recursos por meio de empresas do grupo.
Lupi pede demissão do ministério
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão nesta sexta-feira (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o desgaste político causado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF). A ação apura fraudes em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A operação, deflagrada em 24 de abril, afastou membros da cúpula do INSS e levou à exoneração do então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, indicado por Lupi. Com o aumento da pressão política, o ministro decidiu deixar o cargo. Lula aceitou o pedido.
“Entrego a função ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, declarou Lupi pelas redes sociais.
Mais Lidas
Cidades
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025