Alan Sanches diz que eleitor de Jerônimo ‘está arrependido’ após pesquisa apontar queda na popularidade
Deputado afirmou que a Bahia ‘tem dado passos para trás’ e destacou que números mostram mudança na preferência do eleitorado baiano

O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Alan Sanches (União Brasil), afirmou, nesta segunda-feira (25), que a desaprovação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apontada pela pesquisa do Instituto Paraná, reflete o descontentamento da população com a administração estadual.
“É claro que a pesquisa é uma fotografia do momento, mas ela mostra que a Bahia tem acordado, tem começado a perceber que depois de 20 anos do PT, e agora com Jerônimo, o Estado tem involuído cada vez mais“, declarou.
Para o deputado, os números refletem os desafios enfrentados pela Bahia. “A Bahia tem dado passos para trás, não consegue estar em nenhuma posição de destaque no cenário nacional, pelo contrário, nossos índices são os piores possíveis, seja na educação, seja na segurança pública, seja na saúde, nas taxas de desemprego, beirando as últimas colocações, quando não somos as últimas“, afirmou.
Sanches destacou que os números indicam uma mudança na preferência do eleitorado baiano. “Veja que em 2022 Jerônimo teve 52% contra 47% de ACM Neto, mas agora os números se invertem e mostram que o apoio ao governador caiu muito. Ou seja, o eleitor de Jerônimo está arrependido e já sinaliza por mudança”, avaliou.
O parlamentar ressaltou ainda que a oposição seguirá trabalhando para consolidar essa tendência. “É claro que sabemos que a eleição só se ganha no dia, é por isso que o nosso grupo vai trabalhar até o último momento para mostrar à população baiana que nós temos condições de ter um outro projeto. São 20 anos de PT e os resultados não são bons. A minha Bahia não merece isso”, concluiu.
Líder da oposição aponta desejo de mudança
O deputado estadual Tiago Correia, líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB-BA, também reagiu à pesquisa. Nesta segunda-feira (24), ele afirmou que a queda na popularidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT) é resultado de um cenário semelhante ao do governo Lula, e reflete um desejo de mudança do eleitorado baiano.
“Após dois anos e três meses, Jerônimo ainda não apresentou sua marca nem projetos robustos para a Bahia. É uma gestão que requenta obras e programas dos governos anteriores, sem trazer as soluções para os problemas reais do Estado. É um governo que apresenta sinais de fadiga, com mais do mesmo. Os baianos definitivamente estão sinalizando por mudança”, declarou o parlamentar.
Correia destacou que os números apontam o desejo de renovação na política local. “O sentimento de mudança é muito grande na Bahia, já são quase 20 anos de governos do PT. As pessoas querem alguém com competência e capacidade de enfrentar os problemas, ACM Neto é esse nome”, afirmou o deputado.
Jerônimo tem queda na popularidade
O levantamento da Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira, mostrou que 48,7% dos baianos desaprovam o governo, enquanto 47,4% aprovam. Segundo os dados, 39% dos baianos consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 33,6% avaliam positivamente, somando 9,8% de ótimo e 23,8% de bom. Outros 25,7% classificaram o governo como regular, e 1,6% não soube ou não quis opinar.
No cenário para as eleições de 2026, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece como favorito entre os baianos. Conforme o levantamento Paraná, 52% dos entrevistados o escolheram como preferido para o governo do Estado, contra 27,4% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
João Roma (PL), pontua 8,1%, enquanto o professor e policial civil Kléber Rosa (PSOL) aparece com 1,5%. Entre os entrevistados, 6,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.
Outros cenários
A pesquisa também simulou um cenário alternativo, no qual o PT abriria mão da candidatura de Jerônimo Rodrigues para lançar o ex-governador Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil. Nesse caso, a vantagem de ACM Neto se mantém elevada: 51,5% contra 27,4% o petista. João Roma e Kléber Rosa variam pouco, com 7,7% e 1,4%, respectivamente.
Em mais outro cenário, ACM Neto também aparece a frente com 56,4% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 30%. Kleber Rosa vem logo em seguida, com 1,7% das intenções de voto dos baianos. Aqueles que não votariam em nenhum, em branco ou nulo soma 7,6%. Já os eleitores que ainda não sabem ou não quiseram responder representam 4,3% dos entrevistados.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo

Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais
Ex-presidente deu entrada em um hospital local com dores intensas no abdômen, atribuídas às complicações da facada sofrida em 2018

Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’
Ministra diz que proposta favorece Bolsonaro e militares; oposição intensifica articulações para votação em plenário

São João de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro
Evento promete atrair mais de 800 mil pessoas com programação extensa e geração de milhares de empregos

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia
Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas
Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes

Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre
Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou, na manhã desta sexta-feira (11), contrato de concessão com empresa Orla Brasil