Defensor dos valores cristãos e da família: conheça missionário que assume mandato de Eduardo Bolsonaro
Primeiro suplente seria o deputado Adilson Barroso, que já ocupa a vaga deixada pelo atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite

A Câmara dos Deputados convocou, nesta sexta-feira (21), o missionário José Olímpio (PL-SP), que recebeu 61.938 votos nas eleições de 2022, para ocupar o cargo do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que formalizou seu pedido de licença da Casa, e estará ausente das atividades parlamentares por 122 dias (aproximadamente 4 meses). As informações são do G1.
Em casos de afastamento em cargos eleitos pelo sistema proporcional, como é o caso da Câmara dos Deputados e assembleias estaduais, a regra determina que os suplentes sejam os candidatos mais bem votados do partido ou coligação, que não possuem mandato.
No caso de Eduardo Bolsonaro, o primeiro suplente seria o deputado Adilson Barroso, mas ele já ocupa a vaga deixada por Guilherme Derrite (PL), atual secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Por conta disso, o próximo na lista é José Olímpio, o segundo mais votado do PL em São Paulo nas últimas eleições. Olímpio, de 68 anos, ocupará a vaga de Eduardo Bolsonaro durante o afastamento.
Trajetória e apoio a Bolsonaro
José Olímpio tem uma forte ligação com a Igreja Mundial do Poder de Deus e se apresenta como defensor dos valores cristãos e da família. O missionário foi vereador em Itu e São Paulo, além de ter exercido dois mandatos consecutivos como deputado federal entre 2011 e 2019.
Olímpio tem um histórico de polêmicas, como em 2014, quando apresentou um projeto de lei contra a “nova ordem satânica“. A proposta visava impedir a implantação de chips de identificação em seres humanos. Embora a iniciativa tenha gerado discussões, o projeto não seguiu adiante e foi arquivado.
Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Olímpio esteve presente nas campanhas presidenciais de 2022 e mantém uma proximidade com o ex-presidente. Nas redes sociais, ele frequentemente compartilha fotos e vídeos com Bolsonaro.
A mais recente publicação foi feita na sexta-feira (20), quando Olímpio parabenizou o ex-presidente pelo aniversário de 70 anos, registrando um abraço. “Rumo a um país livre, próspero e justo“.
Antes de se filiar ao PL, José Olímpio passou por outros partidos como MDB, PP, DEM e União. Sua trajetória política também inclui passagens por Brasília e pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde esteve envolvido em várias discussões legislativas.
Eduardo Bolsonaro diz que vai viver nos EUA
Na terça-feira (18), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou que se licenciaria do mandato parlamentar para permanecer nos Estados Unidos. Segundo ele, a decisão foi tomada devido o risco de prisão por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a quem buscará punições.
“Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem“, declarou nas redes sociais.
Críticas ao STF e à Polícia Federal
Eduardo Bolsonaro afirma que o Brasil vive um “período de exceção” e diz que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, corre risco de prisão e morte caso seja detido sob acusação de tentativa de golpe de Estado.
“A gente está vendo uma maneira de pressionar Alexandre de Moraes a parar esse pacote de maldades dele. Eu acho que todo mundo já entendeu que no Brasil não existe possibilidade de defender esse jogo. Você pode botar o Ruy Barbosa para defender o pessoal do 8 de Janeiro ou Jair Bolsonaro. Ele já está condenado“, afirmou.
O deputado também classificou a Polícia Federal como “Gestapo”, em referência à polícia secreta da Alemanha nazista.
“Vai ser preciso fazer uma exposição pública do que ele está fazendo, das atrocidades que está cometendo, para causar um constrangimento e, quem sabe até, sanções contra ele. Porque você tem que ir onde está o conforto da pessoa“, acrescentou.
Mais Lidas
Política
PT Salvador: CNB lança Petra Perón como pré-candidata à presidência da sigla
Últimas Notícias

Amante da literatura, Gabriela Prioli ensina política de forma descomplicada e convida para 6ª edição do clube do livro
Advogada e comunicadora reforça a necessidade do debate político e do conhecimento como ferramentas para transformação

Explore Salvador além dos cartões-postais: dicas imperdíveis para quem quer mais
Celebre os 476 anos da capital baiana: descubra bairros, praias e mercados autênticos em um roteiro surpreendente

Em reforma, Zoológico de Salvador deve ser reaberto em maio
Intervenções no aviário, felinário e ilha dos primatas prometem mais conforto para visitantes e bem-estar dos animais

Obras em Massaranduba e Paripe mudam itinerário de ônibus em Salvador a partir deste sábado
Alteração visa facilitar a execução de projetos de micro e macrodrenagem

Paredão BBB 25: Eva, Joselma e Vinícius disputam permanência após dinâmica eletrizante
Formação ocorreu na noite desta sexta-feira (28) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontecerá no domingo (30)

Brasil registra 431 mil novas vagas em fevereiro, maior saldo mensal de empregos desde 2020
Resultado do mês apresenta 2.579.192 contratações contra 2.147.197 demissões

Aneel mantém bandeira verde e conta de energia não terá tarifa extra em abril
Decisão reflete condições favoráveis de geração de energia, impulsionadas pelo nível satisfatório dos reservatórios das usinas hidrelétricas

Projeto de lei do governo federal quer pena maior para quem vende ou compra produtos roubados
Medida visa combater mercado ilegal e punir com mais rigor aqueles que lucram com produtos oriundos do crime

Governo federal sanciona aumento salarial para militares das forças armadas; confira tabela
A partir de terça-feira (1º), os salários terão aumento de 4,5%. A segunda etapa, com mais 4,5%, está prevista para janeiro de 2026

Moraes concede prisão domiciliar para mulher que pichou estátua do STF durante atos do 8 de Janeiro
Julgamento de Débora Rodrigues dos Santos está suspenso após pedido de vista