Jair Renan defende Eduardo Bolsonaro e chora ao falar sobre permanência do irmão nos EUA: ‘Duro ver o discurso dele’
Filho 04 de Bolsonaro rebate críticas à licença de Eduardo e reforça compromisso político, enquanto acusa adversários de atacar sua família

O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chorou, na última quarta-feira (18), ao discursar na Câmara Municipal de Balneário Camboriú, ao defender seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que anunciou pedido de licença da Câmara dos Deputados para permanecer nos Estados Unidos.
A fala de Renan ocorreu após a acusação do vereador Eduardo Zanatta (PT), feita no dia anterior, que sugeriu que a licença de Eduardo seria motivada pelo medo de prisão.
Em sua fala, Jair Renan pediu respeito à sua família. “Quando você vai atacar alguém, ataque a pessoa, não ataque a família. Eu nunca desrespeitei nenhum familiar. O que aconteceu ontem (terça) foi algo mesquinho e de baixo calão“, afirmou.
Ele também comentou o sofrimento de seu pai, o ex-presidente Bolsonaro, com a decisão de Eduardo. “Foi duro ver o discurso dele. Foi duro ver meu pai naquele estado. Eu, que sou irmão, já senti bastante, mas meu pai, o que ele sentiu muitos aqui sabem. Muitos aqui são pais“, disse Renan.
O filho 04 de Jair Bolsonaro ainda reafirmou seu compromisso político e criticou a atitude de alguns vereadores. “Sei o que alguns vereadores tentaram fazer comigo, mas não deu certo e não vai dar. Se acham que vão me calar, estão muito enganados. Vou continuar incomodando o sistema de Balneário Camboriú, tá ok? E a cobra vai fumar agora“, concluiu.
Eduardo Zanatta critica licença de Eduardo Bolsonaro
Na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, realizada na terça-feira (18), o vereador Eduardo Zanatta (PT) comentou sobre a licença de Eduardo Bolsonaro e fez uma dura crítica ao deputado.
“Quem tem medo, foge”, disse o parlamentar, sugerindo que a decisão de Eduardo de pedir licença foi uma fuga motivada pelo receio de ser preso. Ele também questionou a escolha de Eduardo de viver fora do país, destacando o fato de o deputado estar “falando mal do próprio Brasil“.
A declaração gerou a reação de Jair Renan, que pediu questão de ordem, acusando Zanatta de desrespeitar sua família. O pedido foi negado, e Renan subiu à tribuna apenas no dia seguinte para responder ao colega parlamentar.
Eduardo Bolsonaro justifica pedido
Eduardo Bolsonaro (PL), por sua vez, se pronunciou sobre a licença e sua decisão de permanecer nos Estados Unidos. Embora tenha anunciado que se licenciará do cargo de deputado, ele ainda não formalizou a solicitação à Mesa Diretora da Câmara.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, revelou que o partido planeja lançá-lo para o Senado por São Paulo, com retorno previsto para quatro meses após sua licença.
Eduardo explicou sua decisão de ficar nos Estados Unidos, dizendo que seu objetivo é “buscar sanções aos violadores dos direitos humanos”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Ele afirmou que só retornará ao Brasil quando Moraes não for mais ministro ou estiver “sendo posto no devido lugar dele”.
O deputado afirmou que o Brasil vive um “período de exceção” e diz que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, corre risco de prisão e morte caso seja detido sob acusação de tentativa de golpe de Estado.
“A gente está vendo uma maneira de pressionar Alexandre de Moraes a parar esse pacote de maldades dele. Eu acho que todo mundo já entendeu que no Brasil não existe possibilidade de defender esse jogo. Você pode botar o Ruy Barbosa para defender o pessoal do 8 de Janeiro ou Jair Bolsonaro. Ele já está condenado“, afirmou.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'