Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Deputado alega perseguição judicial, critica STF e busca apoio nos EUA para pressionar Alexandre de Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) formalizou, nesta última quinta-feira (20), um pedido de licença da Câmara dos Deputados por um período de 122 dias. O ofício apresentado pelo parlamentar especifica que dois dias do afastamento serão destinados ao tratamento de saúde, enquanto os 120 dias restantes serão utilizados para tratar de “interesses particulares”. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), confirmou o pedido.
Afastamento e plano de permanência nos Estados Unidos
Atualmente nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro declarou que sua intenção é atuar contra supostas ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Durante uma transmissão ao vivo realizada no aniversário de 70 anos de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrido na quinta-feira, o deputado afirmou que pretende mobilizar autoridades norte-americanas para agir contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é relator do processo em que o ex-presidente é denunciado por tentativa de golpe de Estado.
Eduardo anunciou, na última terça-feira (18), que também pretende solicitar asilo político aos Estados Unidos, alegando ser alvo de perseguição judicial no Brasil. O asilo é um mecanismo de proteção concedido a estrangeiros que comprovam estar sob risco iminente em seu país de origem. Em entrevista à CNN, o deputado reforçou que se sente ameaçado por Alexandre de Moraes e pelo Supremo Tribunal Federal.
Implicações do afastamento na Câmara
Com a licença, Eduardo Bolsonaro não receberá o salário de R$ 46 mil correspondente ao período de afastamento. Além disso, de acordo com o regimento da Câmara, a duração superior a 120 dias exige que um suplente assuma temporariamente a cadeira do deputado. O missionário José Olímpio (PL-SP) será convocado para ocupar a vaga.
Críticas ao STF e à Polícia Federal
Eduardo Bolsonaro tem utilizado suas redes sociais para criticar abertamente o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal, chegando a comparar esta última à Gestapo, a polícia secreta da Alemanha nazista. O parlamentar afirma que o Brasil vive um “período de exceção” e alerta que seu pai corre risco de ser preso e até mesmo de sofrer danos à vida caso seja detido.
“A gente está vendo uma maneira de pressionar Alexandre de Moraes a parar esse pacote de maldades dele. Eu acho que todo mundo já entendeu que no Brasil não existe possibilidade de defesa justa. Pode colocar o Ruy Barbosa para defender o pessoal do 8 de janeiro ou Jair Bolsonaro, que eles já estão condenados”, afirmou o deputado.
O parlamentar também ressaltou que sua estratégia inclui expor as decisões do ministro Moraes internacionalmente, buscando apoio político nos Estados Unidos para pressioná-lo. “Vai ser preciso fazer uma exposição pública do que ele está fazendo, das atrocidades que está cometendo, para causar um constrangimento e, quem sabe até, sanções contra ele. Porque você tem que ir onde está o conforto da pessoa”, declarou.
Jair Bolsonaro chora
Ao comentar o anúncio feito por seu filho, Eduardo, Jair Bolsonaro chorou na terça-feira (18). “Sei que, no momento, ele (Donald Trump) continuará abraçando meu filho como demonstrou na ocasião do CPAC (Conservative Political Action Conference). Quando se dirigiu a ele numa multidão de milhares de pessoas e falou a nosso respeito”, declarou o ex-presidente, ao agradecer Trump por apoiar o filho.
Segundo Bolsonaro, Eduardo está lutando “para combater algo parecido com o nazifascismo que cada vez mais avança em nosso país”.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados