Diego Brito assume Transalvador com enfoque em gestão e parcerias estratégicas
Ex-chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), substitui Décio Martins na autarquia
Equipe M!
O advogado Diego Brito, tomou posse, na manhã desta segunda-feira (10), no comando da Transalvador, órgão responsável pela mobilidade e fiscalização do trânsito na capital baiana. Ele foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), que também anunciou novas mudanças no seu secretariado.
Ex-chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), o novo superintendente substitui Décio Martins, que estava à frente da Transalvador desde janeiro do ano passado. Já o agora ex-gestor passa a comandar a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) no lugar de Alexandre Tinoco, que também terá nova função e assume a Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
Missão de Diego Brito na Transalvador: expectativas e desafios
Conhecido por sua atuação política e pelo trabalho à frente do gabinete do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), Diego Brito foi nomeado para a superintendência da Transalvador, onde terá a missão de conduzir a fiscalização e a gestão do trânsito na cidade. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele compartilhou suas expectativas para o novo cargo, destacando a importância da experiência e da colaboração com diferentes setores para garantir uma gestão eficiente e centrada na melhoria da mobilidade urbana.
“Acredito que essa parceria com a Câmara Municipal não vai acabar tão cedo e a gente sabe os problemas. A gente consegue, com essa atividade do presidente Carlos Muniz em todos os bairros de Salvador, enxergar quais são os problemas do trânsito. E, ouvindo a população, ouvindo os órgãos também que são responsáveis pelo trânsito e pela mobilidade de Salvador, conseguimos fazer uma gestão com excelência”, disse Diego ao Portal M!.
Experiência do corpo técnico da Transalvador
Outro ponto abordado por Diego Brito foi a importância do corpo técnico da Transalvador. Segundo ele, o órgão conta com uma equipe altamente qualificada, composta por profissionais experientes que já atuam na área de trânsito há muitos anos. Segundo ele, o trabalho da equipe da Transalvador já tem sido fundamental para o bom funcionamento do trânsito na capital baiana.
“Como eu tinha dito também aqui anteriormente, eu vou assumir um cargo de gestão, mas a Transalvador é algo que o corpo técnico, os fiscais de trânsito, são muito competentes e já fazem um trabalho praticamente sozinhos no órgão”, destacou o novo superintendente.
Além disso, Brito também afirmou que já possui um bom relacionamento com diversos servidores do órgão, o que facilita a adaptação e a execução de ações. Ele ressaltou que a confiança e a parceria com os servidores da Transalvador são fundamentais para o sucesso da gestão.
“Então acredito que já tenho uma relação com alguns servidores da Transalvador, de amizade próxima, e acredito que, com o apoio deles, vou conseguir fazer uma excelente gestão”, disse Brito ao Portal M!.
Indicação para sucessor na Câmara Municipal
Durante a entrevista, Diego Brito também abordou sua responsabilidade na indicação de seu sucessor no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Salvador. Segundo ele, já está avaliando alguns nomes para o cargo, destacando que o escolhido será uma pessoa de confiança, alinhada com os objetivos da gestão do presidente Carlos Muniz.
“A gente está vendo ainda alguns nomes e acredito que o nome que vai ser escolhido é uma pessoa de confiança, uma pessoa que é ligada 100% à gestão de Muniz”, disse Brito.
Mudanças no secretariado de Salvador
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), as novas mudanças no secretariado, concluindo a reforma administrativa que visa otimizar a gestão e aprimorar a prestação de serviços à população. Entre as alterações anunciadas, destacam-se os novos titulares das secretarias da Ordem Pública (Semop) e de Gestão (Semge), da Transalvador, além da nova pasta: Secretaria Municipal do Mar.
Diego Brito, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), foi nomeado para assumir a Transalvador. A mudança é parte de uma compensação ao PSDB, que não obteve o comando da Secretaria Municipal de Educação (Smed), apesar da promessa do prefeito antes das eleições. A Transalvador, que tem papel fundamental na gestão do trânsito da capital baiana, será liderada por Brito, que já traz experiência na administração pública e um forte vínculo com a Câmara Municipal.
Andrea Mendonça assume a nova secretária do Mar, voltada para os assuntos marítimos, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável da região.
Mudanças na Semge e Semop
Outra mudança importante foi a nomeação de Décio Martins, até então superintendente da Transalvador, para o comando da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Com histórico na área da saúde, ele é aliado do deputado federal Leo Prates (PDT) e traz uma vasta experiência na gestão pública.
Já Alexandre Tinoco, que estava à frente da Semop, agora comanda a Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Ele entra no lugar de Daniel Ribeiro, que assumiu interinamente a pasta após a saída de Rodrigo Alves, que foi anunciado como titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em paralelo ao cargo de subsecretário da Fazenda.
Além disso, o PSDB conquistou outros espaços importantes, como a Codecon e a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), com a indicação de novos nomes para esses cargos. O partido, por meio do deputado federal Adolfo Viana, também foi responsável pela escolha de Rodrigo Alves para a Secretaria da Saúde, antes ocupada por ele na Semge.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão