Félix Mendonça volta a negar apoio do PDT para eleições 2026

Presidente estadual do partido diz que ida de Andréa Mendonça para nova secretaria não tem a ver com disputa ao governo estadual


Raiane Veríssimo, Héber AraújoDaniel Freitas
Raiane Veríssimo, Héber Araújo e Daniel Freitas 10/03/2025 12:07 • Política
Félix Mendonça volta a negar apoio do PDT para eleições 2026 - Equipe M!

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça, voltou a negar que o partido possa apoiar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), nas eleições em 2026 ao governo do Estado. A declaração foi dada, na manhã desta segunda-feira (10), durante o anúncio das mudanças no secretariado do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Mendonça afirmou que a nomeação de sua irmã, Andréa Mendonça, para a nova Secretaria Municipal do Mar não deve ser interpretada como um movimento político voltado para a disputa ao governo estadual. Segundo ele, o PDT (partido da vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos e atual secretária municipal de Cultura) permanece focado nas questões municipais e ainda aguarda o cenário eleitoral se desenhar antes de tomar decisões sobre futuras alianças.

Futuro do PDT e eleições de 2026: um passo de cada vez

Em entrevista para o Portal M!, Félix Mendonça foi enfático ao afirmar que, por enquanto, o partido se mantém focado nas questões locais e em seu papel nas gestão municipal de Salvador, sem se envolver de forma precipitada na disputa eleitoral no próximo ano. Segundo o dirigente partidário, a nomeação de Andréa trata-se de uma nova função dentro da Prefeitura de Salvador e não de um alinhamento entre a legenda com o União Brasil.

“Ela está mudando de uma secretaria para outra. E nós estamos falando aqui de Salvador. Nós estamos falando aqui do que aconteceu na eleição que teve, da reeleição de Bruno Reis, da reeleição de Ana Paula e da participação do PDT na Prefeitura Municipal. Nós não estamos falando aqui da participação em 2026”, disse o deputado ao Portal M!.

Papel do PDT na política municipal

O deputado também comentou sobre a atuação do PDT na Prefeitura de Salvador e a participação do partido na administração de Bruno Reis (União Brasil). Segundo ele, o PDT sempre esteve presente no processo político da cidade, já que a vice-prefeita Ana Paula Matos foi reeleita ao lado do gestor, e continuará a colaborar com a gestão municipal, mas sem comprometer sua autonomia.

Apesar de negar apoio à candidatura de ACM Neto a governador em 2026, Félix não descarta a possibilidade do PDT marchar ao lado novamente de Bruno Reis, caso ele decida disputar o Governo do Estado no próximo ano. Se isso acontecer, o parlamentar afirmou que seria natural Ana Paula Matos disputar a prefeitura de Salvador em 2028, mas lembrou que o cargo também almejado já há anos pelo deputado federal Léo Prates (PDT), que acabou sendo preterido em 2020, quando o então prefeito ACM Neto escolheu Bruno para disputar sua sucessão.

“A Ana Paula é a vice-prefeita, é a pessoa que você tem lá na frente. Eu não vou nem especular aqui, porque daqui a pouco sai a notícia de que o PDT lançou o Bruno para governador. O Bruno pode sair eventualmente. Se ela assumir e estiver sentada na cadeira, naturalmente será uma eventual candidata à prefeitura. E nós temos outros candidatos, como Léo Prates, que pertence a um partido que almeja essa posição e já demonstrou esse interesse. Quem estiver melhor posicionado deve ser o candidato. Espero que seja um dos dois”, disse Félix ao Portal M!.

PDT e independência partidária: foco nas eleições de 2026

O presidente do PDT também comentou sobre a postura do partido em relação à federação com outros partidos. Mendonça foi claro ao afirmar que, antes das eleições de 2026, não há qualquer intenção de avançar com uma federação com outros partidos. Segundo ele, as discussões sobre alianças ou federações só deverão ocorrer após as eleições gerais.

“Sobre a federação, acho que não. Acho que só depois das eleições deve acontecer alguma coisa. Antes das eleições de 2026, não tem federação”, disse o deputado.

Ele também afirmou que, em relação às eleições de 2026, o PDT tem uma postura cautelosa, aguardando o cenário se definir com mais clareza à medida que os nomes e as alianças políticas forem se formando.

“Hoje o PDT está curtindo o carnaval. No meio da folia, o pessoal fica perguntando: ‘E aí, como é que fica? Como está o bloco?’ O PDT está na pipoca. Agora que o carnaval acabou, o PDT continua independente. Sempre foi um partido independente, nunca disse o contrário. Quando estávamos no governo, quando estamos na prefeitura, o PDT segue como um partido autônomo, que decide com base nos interesses da sua maioria”, ressaltou Félix.

Secretaria do Mar: iniciativas e desafios para Baía de Todos-os-Santos

Ainda em entrevista do Portal M!, Félix Mendonça falou sobre a criação da Secretaria do Mar em Salvador, que passa a ser comandada pela sua irmã, Andréa Mendonça. Ele elogiou a iniciativa, destacando a importância de uma gestão dedicada à Baía de Todos-os-Santos, ressaltando que o PDT está disposto a colaborar com a expansão e o cuidado do setor marítimo.

“O prefeito criou a Secretaria do Mar e eu o aplaudo por essa iniciativa brilhante. Acho que talvez, no Brasil, tenha sido a primeira secretaria voltada para os assuntos marítimos, então isso é uma excelente iniciativa. Agora, é uma reorganização. Ela [Andréa] já era secretária da Prefeitura e foi convidada a assumir essa nova função”, disse o deputado.

Além disso, Mendonça ressaltou a necessidade de integração entre as diversas secretarias para que o trabalho da Secretaria do Mar seja bem-sucedido, principalmente no que se refere à preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico sustentável da região.

“É tanta coisa que a gente tem que fazer, buscar recursos da bancada, recursos do Ministério do Turismo, dos Transportes, dos Esportes também. Temos que buscar muitos recursos para essa secretaria, porque ela vai interagir demais com as outras secretarias. Ela não é uma secretaria, por si só, muito independente, porque vai precisar, e muito, da colaboração dos setores de turismo, esportes, transportes e ecologia, pois é essencial manter a limpeza da Baía de Todos-os-Santos. Há tantas coisas para fazer que é preciso saber por onde começar”, pontuou Mendonça.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador -
Cidades 17/04/2025 às 12:05

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador

Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa


Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS -
Cidades 17/04/2025 às 11:24

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS

Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados


Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026 -
Política 17/04/2025 às 10:43

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026

Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança


Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia -
Política 17/04/2025 às 10:02

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia

Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais


Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25 -
BBB 25 17/04/2025 às 09:21

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25

Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país


Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana -
Cidades 17/04/2025 às 08:40

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana

Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana


ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil -
Política 17/04/2025 às 08:00

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil

RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula


Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional -
Cidades 17/04/2025 às 07:30

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional

Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional


Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha -
Cidades 17/04/2025 às 07:00

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha

Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico


Alexandre Silveira minimiza ruído com Haddad e garante acordo sobre ampliação da tarifa social de energia -
Política 16/04/2025 às 23:05

Alexandre Silveira minimiza ruído com Haddad e garante acordo sobre ampliação da tarifa social de energia

Conforme ministro de Minas e Energia, não há conflito com Ministério da Fazenda, apenas uma 'falha de comunicação'