Após impasse com PSDB, Bruno Reis anuncia Rodrigo Alves no comando da Secretaria de Saúde
Prefeito elogia Carlos Muniz e afasta qualquer desentendimento com partido: ‘relação histórica de confiança’
Reginaldo Ipê/CMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou, nesta segunda-feira (10), Rodrigo Alves como novo secretário municipal de Saúde. A decisão confirma a ampliação do espaço do PSDB na administração municipal e encerra uma série de negociações entre o prefeito e a cúpula tucana.
Alves, que ocupava o cargo de secretário de Gestão (Semge), é uma indicação do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, que também comanda a Federação PSDB-Cidadania na capital baiana. “O Rodrigo é um gestor preparado, com experiência na administração pública, que já demonstrou sua competência à frente da Semge. Tenho certeza de que ele dará continuidade ao trabalho realizado na Saúde e contribuirá ainda mais com nossa cidade”, destacou o prefeito ao Portal M!.
A nomeação é parte de um acordo para que o partido desistisse da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mantendo Thiago Dantas, aliado do ex-prefeito ACM Neto, à frente da pasta. Ainda durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, o prefeito elogiou a condução de Muniz na CMS e afastou qualquer desentendimento com partido, ressaltando a amizade e ‘relação histórica de confiança’ com o tucano.
Confira o momento do anúncio:
Negociações com PSDB
As articulações entre Bruno Reis e os tucanos se arrastaram por meses. Inicialmente, o PSDB negociava, além da Saúde, o controle de outra secretaria para compensar a perda da Educação, pasta que já comandou na época da gestão de ACM Neto. O prefeito tentou oferecer a SMS e a permanência na Semge, mas a proposta foi recusada por Muniz e Adolfo Viana, presidente estadual da Federação PSDB-Cidadania. Em seguida, os tucanos sugeriram assumir a SMS e a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o que também não avançou.
Após várias rodadas de negociação, um novo acordo foi selado: o PSDB ficaria com a SMS, além do direito de indicar o superintendente da Transalvador e o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal). A nomeação de Rodrigo Alves, primo de Adolfo Viana, e a indicação de Jean Sacramento, atual ouvidor-geral da Prefeitura, como subsecretário da Saúde, foram confirmadas.
Bruno Reis fez questão de afastar qualquer mal-estar com o PSDB e elogiou Muniz. “O PSDB é um partido de primeira hora, um aliado desde o início da minha caminhada. O presidente estadual, Adolfo Viana, é um amigo e irmão. Já Carlos Muniz, a principal estrela do PSDB de Salvador, tem feito um grande trabalho junto aos vereadores. Se eles têm um quadro técnico qualificado, isso referendou o nome de Rodrigo”.
O prefeito também ressaltou a importância da aliança com os tucanos para a governabilidade da cidade. “As negociações foram conduzidas com muito respeito e diálogo. Sempre buscamos o melhor para Salvador, e tenho certeza de que, com essa composição, vamos avançar ainda mais nas entregas para a população”.
Comissões na CMS
Bruni Reis também comentou sobre a definição das presidências das 13 comissões permanentes da CMS instaladas na última quinta-feira (6). Seu partido, União Brasil, perdeu espaço na nova composição e, mesmo sendo a maior bancada, vai presidir apenas uma: a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, com o vereador Paulo Magalhães Júnior. No entanto, pelo menos, a sigla desempenhará um papel super importante ao longo do ano, já que ficará responsável pela polêmica revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
“Houve, naturalmente, um desejo de Paulo, que está aqui, que era o nome para ocupar a CCJ, de ir para Planejamento Urbano, tendo em vista a possibilidade da ida do PDDU, e aí esses entendimentos que ocorrem entre os vereadores e conduzido pelo nosso presidente Carlos Muniz. Aqui é uma relação de amizade, relação histórica de confiança, mas Muniz sabe respeitar os meus limites e eu sei respeitar os deles, que é a necessidade da independência entre os poderes, porém da harmonia. E essa lógica naturalmente das comissões cabe aos vereadores. O que era importante era a União, o PSDB e o PP, que são aí os três maiores partidos da minha base, poderem ter as três comissões mais importantes”, minimizou o prefeito.
Futuro de Ana Paula Matos
A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), que comandava a SMS antes de se afastar para disputar as eleições, ainda não tem seu futuro definido dentro da gestão municipal. A expectativa é que ela seja deslocada para a Secretaria de Cultura (Secult), mas Bruno Reis não confirmou a movimentação.
“Alexandre passou por seis secretarias, Rodrigo já tá indo pra terceira, tem gente aqui que já passou até por mais, mas ninguém passou por tantas secretarias e tantas missões como Ana. Vocês sabem, minha coringa, pode jogar em qualquer posição, tem capacidade, tá pronta, você viu o depoimento de todos aqui, Ana conhece mais as pessoas da prefeitura, o perfil, a capacidade de cada um, a gente meio que se complementa no dia-a-dia no nosso trabalho. Então, Ana tá à disposição pra jogar na posição que for melhor pra cidade. Ela tinha dado a contribuição na saúde e me dizia: ‘prefeito, não é fácil’. O desejo de Ana era ter um desafio novo, uma nova missão e a gente vai construir isso, mas muita hora nessa calma, guarda essa vontade no coração”, declarou o prefeito.
Nos bastidores, especula-se que a mudança de Ana Paula para a Secult pode ser uma estratégia para reforçar a presença do PDT na gestão e garantir um maior alinhamento político visando as eleições municipais deste ano. “Ana Paula tem sido uma companheira de todas as horas. Ela desempenhou um papel fundamental na Saúde e onde estiver, continuará exercendo um trabalho de excelência. Estamos ajustando o time para garantir que cada um esteja na posição onde possa contribuir ainda mais”, completou Reis ao Portal M!.
Mudanças no secretariado
Com a saída de Rodrigo Alves da Semge, Bruno Reis anunciou que Daniel Ribeiro, atual diretor de Previdência da pasta, assumirá interinamente o cargo de secretário de Gestão. Segundo o prefeito, novas mudanças podem ocorrer após o Carnaval de Salvador.
“Eu vinha informando que faria ajustes. Estávamos identificando os melhores para cada posição. No momento certo, vamos concluir essas mudanças”, afirmou.
Apesar das trocas, Bruno Reis garantiu que a equipe segue comprometida com a continuidade dos projetos da gestão. O prefeito também destacou a trajetória de Rodrigo Alves e sua qualificação para comandar a Saúde.
“Ele conhece todas as áreas, sabe o que está acontecendo. Afinal, no final do dia, todos os processos começam ou terminam na Semge. Foi um grande secretário de Gestão, promoveu avanços e agora dará continuidade ao trabalho realizado por Ana Paula. Tenho certeza de que ele vai performar muito bem”.
Bruno Reis reforçou que as mudanças fazem parte de um planejamento estratégico para garantir a eficiência da administração. “Sem necessidade de estabelecer prazos, eu tenho uma equipe que está muito bem nas posições que estão. A eleição passou e a prefeitura continuou entregando. E assim nós vamos seguir. Mas é natural que depois de dois anos possamos fazer alguns ajustes, trazer pessoas novas, novos quadros”.
Mais Lidas
Política
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Últimas Notícias
Vitória aposta em Barradão lotado para confronto direto contra Botafogo
Até sexta-feira, clube já havia confirmado presença de mais de 25 mil torcedores para duelo neste domingo (9), às 16h, em Salvador
Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’
Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome
Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas
Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas
Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago
Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750
Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado
Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado
Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução
Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo
Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos
Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador
Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação
Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país
Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa