Presidente da Fieb projeta salto industrial na Bahia com energia limpa e parceria com a Alemanha
Ao Portal M!, durante o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, Carlos Henrique Passos, disse que evento e importante para fortalecimento das relações comerciais e industriais

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, avaliou, nesta segunda-feira (16), como positiva a realização do 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece no Senai Cimatec, em Salvador. Ele destacou a importância da iniciativa do evento anual para o fortalecimento das relações comerciais e industriais entre os dois países, com foco especial na Bahia.
“Nós buscamos construir uma agenda para que possamos acrescentar ainda mais essa relação empresarial da Alemanha com o Brasil, em especial aqui da Bahia, onde nós temos investimentos importantes, como o da Bars, feito aqui pela Alemanha na Bahia no setor industrial“, afirmou em entrevista ao Portal M!.
Transição energética é diferencial da Bahia
Sobre a posição da Bahia na transição energética, Carlos Henrique Passos ressaltou os avanços na matriz energética estadual. Segundo ele, o Estado tem grande participação de fontes renováveis no consumo de energia, o que pode gerar novas oportunidades de desenvolvimento industrial.
“A Bahia tem uma matriz energética limpa, a Bahia se aproxima de 95% no seu consumo de energia, tendo como fonte fontes renováveis, como a hidráulica, a elétrica, a eólica, a biomassa, mas ainda há espaço para crescer, crescer no consumo de energia”, disse.
No entanto, para alcançar esse aumento, o presidente da Fieb ressaltou ser necessários buscar “caminhos para desenvolver a produção de hidrogênio verde, de atrair, por exemplo, o data center ou ampliar o parque industrial da Bahia“, explicou.
Sobre a falta de mão de obra qualificada na Bahia, o presidente da Fieb destacou o papel das instituições do Sistema S no enfrentamento desse desafio. Segundo ele, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem atuado para ampliar a oferta de capacitação profissional no Estado.
“É nossa missão, a missão do Senai é exatamente buscar oferecer capacitação profissional para os jovens, para os atuais industriários, de forma a melhorar a produtividade e a competitividade das indústrias”.
De acordo com ele, isso tem sido realizado através de uma parceria com o Sesi, para a “expansão das nossas escolas e também apoiando os governos de Estado e municipais no fortalecimento da qualidade da educação aqui da Bahia“, pontuou.
Encontro tem foco em inovação e parcerias industriais
A 41ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), um dos principais fóruns de cooperação bilateral entre os dois países, acontece em Salvador nesta segunda e terça-feira (17) e reúne empresários, autoridades governamentais e especialistas do Brasil e da Alemanha para discutir temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, transição energética e oportunidades de negócios.
Para a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), responsável por sediar esta edição, o encontro representa uma vitrine para apresentar a força da indústria local e as iniciativas voltadas à internacionalização, cadeias de valor e novas tecnologias.
A programação inclui painéis temáticos, rodadas de negócios, visitas técnicas e espaços de networking, promovendo a interação direta entre empresas brasileiras e alemãs. A expectativa é reunir mais de mil participantes durante os dois dias de evento, impulsionando a troca de experiências e a identificação de novas oportunidades de investimento e cooperação entre os dois mercados.
Desde 1983, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha é promovido anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a BDI (Federação das Indústrias Alemãs), com o apoio das federações estaduais. Esta é a primeira vez que a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) organiza e sedia o evento.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Negócios
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança