BC regulamenta plantões para monitoramento do Pix às vésperas de seu aniversário
Medida visa garantir funcionamento contínuo e segurança das infraestruturas críticas administradas pela instituição
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Às vésperas do quarto aniversário do Pix, o Banco Central (BC) anunciou, na manhã desta terça-feira (29), a regulamentação do regime de sobreaviso para alguns de seus servidores, que terão a responsabilidade de monitorar o sistema de pagamentos fora do horário convencional. A medida, que entra em vigor na próxima sexta-feira (1º ), visa garantir o funcionamento contínuo e a segurança das infraestruturas críticas administradas pela instituição, que incluem o Pix, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Em comunicado à imprensa, o BC esclareceu que, além do Pix, supervisiona três sistemas de infraestruturas críticas: de Transferência de Reservas (STR), de Administração de Reservas Internacionais (SAR) e Especial de Liquidação e Custódia (Selic).
O banco destacou que interrupções nessas plataformas podem gerar prejuízos econômicos e sociais significativos para o país. Assim, a Resolução nº 420, publicada em 3 de outubro de 2024, formaliza o regime de sobreaviso dentro da autarquia.
Regime de sobreaviso
Até agora, o trabalho fora do horário regular era acordado informalmente entre servidores e seus superiores. No entanto, a Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB) expressou suas dúvidas sobre a eficácia da nova resolução.
Segundo Natacha Gadelha, presidente da ANBCB, a resolução interna pode ser considerada frágil, pois o Banco Central não possui total autonomia administrativa. A entidade ressalta que a regulamentação do trabalho fora do horário padrão é uma questão que deve ser tratada com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Gadelha também comentou que a possibilidade de mudanças nos horários de trabalho gera incertezas entre os servidores. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação no Congresso busca conceder autonomia orçamentária, financeira e administrativa ao BC, o que poderia afetar essas questões.
O sistema Pix, que completará 4 anos em 16 de novembro, já enfrentou instabilidades no passado, como a interrupção de 40 minutos recentemente. O trabalho de servidores em regime de plantão foi fundamental para a correção rápida dessas falhas.
Principais pontos da Resolução do BC
A Resolução nº 420 estabelece alguns pontos-chave sobre o regime de sobreaviso, que inclui:
- Condição de sobreaviso: O servidor permanece à disposição do Banco Central, abrindo mão do descanso remunerado, aguardando convocação para prestação de serviço.
- Uso exclusivo: O regime deve ser aplicado apenas para garantir o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do BC.
- Deslocamento físico: Atividades que não podem ser realizadas remotamente exigem que o servidor se desloque fisicamente ao Banco Central.
- Proibição de remuneração: É vedada a compensação financeira pelas horas acumuladas em regime de sobreaviso.
A inclusão nesse regime não é um direito garantido ao servidor, que pode ser chamado ou dispensado conforme as necessidades do serviço.
Mais Lidas
Negócios
Últimas Notícias
Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’
Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome
Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas
Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas
Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago
Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750
Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado
Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado
Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução
Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo
Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos
Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador
Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação
Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país
Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa
Governo do Paraná decreta calamidade após tornado de 250 km/h devastar Rio Bonito do Iguaçu: seis mortos e mais de 400 feridos
Presidente Lula expressa apoio às famílias afetadas e destaca empenho do governo na reconstrução das áreas atingidas