Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’

Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões


Vixe d-flex me-2
Redação 26/12/2024 18:30 Cultura
Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’ - Divulgação/TV Globo

O ator Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro, deixou um testamento destinando seus bens a diversas instituições de caridade, conforme declarado em entrevistas. Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões.

Em entrevista ao jornal Extra em 2021, Ney revelou que sua herança seria destinada a causas beneficentes, alinhada ao desejo de sua mãe, também artista. “É um desejo da minha mãe também. Acho que é assim que tem que ser. O que eu ganhei com o teatro tem que voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim”, afirmou.

O testamento especifica a doação de quatro imóveis. Em entrevista à revista Veja Rio, em 2020, Ney explicou que conquistou estabilidade financeira por meio de investimentos em propriedades. Entre os bens estão uma cobertura na Lagoa, no Rio, e apartamentos em Ipanema, Jardim Botânico e Higienópolis, em São Paulo.

“Botei no meu testamento que vou doar os quatro. Um vai para a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação); o outro para o Retiro dos Artistas. Os outros dois, um fica para o Grupo de Apoio às Crianças com AIDS, de Santos, e mais um para um grupo dedicado às vítimas de hanseníase. Está tudo no meu testamento. Fiz questão”, detalhou.

Relações e carreira conjugal de Ney

Ney foi casado com a atriz Inês Galvão por quatro anos antes de iniciar um relacionamento com o escritor, diretor e ator Edi Botelho, seu companheiro desde 1995. Em 2022, em entrevista ao jornal O Globo, Ney destacou a parceria com Edi: “Vivo com uma pessoa maravilhosa, um grande companheiro, amigo e bom ator que é o Edi Botelho”.

O casal compartilhou o palco em diversas produções teatrais. Em 1996, participaram da montagem “Quartet”, de Heiner Müller, dirigida por Gerald Thomas. Em 2000, Ney foi dirigido por Edi em “Três Vezes Teatro”, uma reunião de três textos clássicos de Tchekhov, Pirandello e Cocteau. A colaboração mais recente foi no espetáculo “Capitanias Hereditárias”, em 2020, ao lado de atores como Natália do Vale e José Wilker.

Ele nasceu em Santos, em 27 de julho de 1944, em uma família de artistas. Sua mãe, Nena, foi dançarina e assistente de palco em cassinos, tendo trabalhado ao lado de nomes como Grande Otelo. Ela foi uma grande incentivadora da carreira do filho. O pai, Alfredo, era crooner e possuía um temperamento forte. “Meu pai tinha um gênio terrível, não fazia média com ninguém e era de uma sinceridade quase ferina”, disse Ney no livro “Ney Latorraca: Uma Celebração”.

A mãe de Ney faleceu em 1994. Na época, Ney encontrou apoio no amigo e colega Marco Nanini. Juntos, fizeram sucesso com “O Mistério de Irma Vap” e, posteriormente, montaram “O Médico e o Monstro” como forma de manter Ney ativo após a perda da mãe. Sua trajetória no teatro, cinema e televisão deixa um legado marcado por performances memoráveis e contribuições à cultura brasileira.

Homenagens na TV

A TV Globo e os canais VIVA e GNT prestam tributo à carreira de Ney Latorraca, falecido recentemente. Nesta segunda-feira (26), a TV Globo exibe a edição do programa Conversa com Bial, gravada em 2021, em comemoração aos 70 anos do ator. Durante o encontro remoto, Ney compartilhou memórias da infância e das dificuldades financeiras enfrentadas por sua mãe, além de sua paixão pela atuação, que inicialmente surgiu como uma solução para esses desafios. “Para sobreviver eu preciso representar. Trabalhando é que eu sobrevivo”, declarou.

O especial também destaca a visão humorada de Ney sobre a vida e o trabalho. “E tudo com muito humor, com muita graça”, acrescentou o ator durante a entrevista. A homenagem reafirma a importância de sua trajetória para o teatro, a TV e o cinema brasileiros, celebrando seu legado como um dos grandes nomes da dramaturgia nacional.

Velório de Ney Latorraca

Ney será velado no Rio na sexta-feira (27). A cerimônia vai acontecer das 10h30 às 13h30, no Theatro Municipal, na Cinelândia. Na sequência, às 15h, o corpo será levado para a cremação.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Ministério da Defesa responde a Moraes sobre visitas a militares presos na trama golpista -
Política 27/12/2024 às 19:02

Ministério da Defesa responde a Moraes sobre visitas a militares presos na trama golpista

Esclarecimento foi feito após ministro conceder prazo de 48h para que explicassem denúncias de irregularidades


Vereador do PCdoB é assassinado a tiros em Iraquara; polícia investiga -
Política 27/12/2024 às 18:51

Vereador do PCdoB é assassinado a tiros em Iraquara; polícia investiga

Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento


Retrospectiva 2024: da política à tecnologia, confira principais fatos do ano -
Cidades 27/12/2024 às 18:00

Retrospectiva 2024: da política à tecnologia, confira principais fatos do ano

Eventos provocaram mudanças em diversas esferas, deixando marcas e lições para o futuro


Segurança é reforçada no Festival Virada Salvador com reconhecimento facial e 1,6 mil agentes -
Cidades 27/12/2024 às 17:09

Segurança é reforçada no Festival Virada Salvador com reconhecimento facial e 1,6 mil agentes

Evento terá um investimento estadual de R$ 1,2 milhão


Prefeito de Salvador reforça que não há pressa para definir novo secretariado para 2025: ‘no momento oportuno’ -
Política 27/12/2024 às 16:28

Prefeito de Salvador reforça que não há pressa para definir novo secretariado para 2025: ‘no momento oportuno’

Bruno Reis comentou ainda sobre convites a autoridades para participarem do Festival Virada Salvador, que começa nesta sexta-feira


Festival da Virada Salvador começa nesta sexta-feira com Alok, BaianaSystem, Ivete Sangalo, Manu Bahtidão e Xand Avião -
Cultura 27/12/2024 às 15:37

Festival da Virada Salvador começa nesta sexta-feira com Alok, BaianaSystem, Ivete Sangalo, Manu Bahtidão e Xand Avião

Edição vai trazer mais de 100 horas de shows durante cinco dias de festa na capital baiana


Ansiedade de fim de ano: confira dicas práticas para enfrentar problema -
Saúde 27/12/2024 às 14:46

Ansiedade de fim de ano: confira dicas práticas para enfrentar problema

Portal M! buscou especialistas para desvendar o comportamento humano e encontrar saídas


Crise nas emendas parlamentares: Lira rebate STF e alerta para riscos na Saúde -
Política 27/12/2024 às 13:55

Crise nas emendas parlamentares: Lira rebate STF e alerta para riscos na Saúde

Presidente da Câmara defende legalidades, critica decisão de Dino e prevê impacto nas políticas públicas


Bruno Reis agradece por 2024 e participa de missa no Bonfim na última sexta-feira do ano -
Política 27/12/2024 às 13:04

Bruno Reis agradece por 2024 e participa de missa no Bonfim na última sexta-feira do ano

Prefeito também aproveitou a ocasião para comentar sobre os preparativos finais para o Festival Virada Salvador, que terá início na noite desta sexta-feira


Pablo Roberto assume Secretaria de Educação em Feira; confira novo secretariado de Zé Ronaldo -
Política 27/12/2024 às 12:13

Pablo Roberto assume Secretaria de Educação em Feira; confira novo secretariado de Zé Ronaldo

Além de Pablo Roberto na Educação, o futuro prefeito Zé Ronaldo anunciou, nesta manhã, o nome de 18 nomes da nova equipe de governo