Ministério das Mulheres e CBF se unem em ações contra feminicídio e assédio
Ação aconteceu antes da partida entre Brasil e Uruguai, na Arena Fonte Nova; jogo também teve homenagens ao Dia da Consciência Negra

O Ministério das Mulheres promoveu, na noite desta última terça-feira (19), antes da realização da partida de futebol entre Brasil e Uruguai, uma ação destinada ao combate da violência contra as mulheres e ao feminicídio. A ministra Cida Gonçalves, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Gomes, assinaram uma carta-compromisso pelo Feminicídio Zero e se comprometeram a criar políticas anti-assédio dentro das arenas esportivas.
A parceria busca que meninas e mulheres, sejam elas torcedoras ou atletas, tenham segurança nos estádios e outros espaços esportivos. A ação também irá promover o incentivo à inserção e permanência das mulheres no esporte, desde as categorias de base, além de contribuir para a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.
O programa Feminicídio Zero foi desenvolvido em parceria com diversos setores da sociedade, buscando erradicar o assassinato de mulheres, além de outras violências. O projeto do Ministério das Mulheres vem buscando agir cada vez mais em espaços esportivos, fazendo parcerias com clubes de futebol, visto que, segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres, durante as partidas de futebol.
“Independentemente de o time ganhar ou perder, o desafio é usar o futebol como uma ferramenta para combater a violência contra as mulheres. O estádio é um espaço, majoritariamente, ocupado por homens e precisamos que eles estejam ao nosso lado nessa luta contra o feminicídio, a violência sexual e todas as formas de violência de gênero”, disse a ministra.
Já o protocolo do Não é Não, instituído pela Lei nº 14.597/2023, vai promover a prevenção ao constrangimento e a violência de cunho sexual contra as mulheres, protegendo as vítimas. “Queremos fazer uma Copa cidadã, uma competição que respeite as mulheres, valorize o tratamento digno ao ser humano e combata qualquer tipo de humilhação ou violência, seja dentro ou fora de campo, ou no contexto do futebol. É um evento que deve deixar um legado social e humano, muito além do esporte”, disse Ednaldo Gomes.
Dia da Consciência Negra e homenagens a Vini Jr.

Na véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, o jogador Vini Jr. ganhou um certificado onde foi revelado que os ancestrais do jogador são oriundos de Camarões. A ação faz parte do programa da CBF chamado de Raízes de Ouro, que em parceria com a African Ancestry, empresa de rastreamento genético, farão uma busca pelos ancestrais dos jogadores.
“Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos que os ancestrais de Vini Jr vêm da tribo Tikar em Camarões”, disse Gina Paige, fundadora da African Ancestry.
Ainda durante a partida, no momento em que tocava o hino nacional, uma faixa foi estendida da arquibancada com a imagem de atletas pretos e pardos, dentre eles Pelé e o próprio Vini, onde estava escrito a frase: “Nossa Grandeza, Dia Nacional da Consciência Negra”.

Mais Lidas
Cidades
ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22
Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Últimas Notícias

Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia

ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22

Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs

Barroso volta a defender regulação da IA e diz que STF ‘não está legislando’ em processo sobre redes sociais
Ministro vê riscos no uso da inteligência artificial e explica julgamento que responsabiliza plataformas digitais

Ex-ministro de Bolsonaro deixa prisão, mas terá que cumprir restrições impostas pelo STF
Gilson Machado deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento obrigatório à Justiça e cancelamento do passaporte

Novo alerta de desastres chega ao Nordeste: celulares são testados em Salvador e outras cidades da Bahia
Mensagens com som de emergência chegaram a celulares em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho: veja quem deve se inscrever
Serviço militar obrigatório para homens e voluntário para mulheres terá início em 2026

Zé Cocá diz que Jerônimo o ‘conquistou’ e sinaliza aliança: ‘quem trabalha, o povo reconhece’
Governador esteve em Jequié nesta sexta-feira (13), para anunciar uma série investimentos estaduais no município

PSDB decide suspender incorporação ao Podemos após discordância sobre presidência da nova sigla
Podemos pediu presidência de quatro anos para Renata Abreu; PSDB propunha rodízio até 2028 e vai retomar conversas com outras siglas

STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
Moraes autoriza diligências finais antes das alegações da PGR e defesas; Zanin poderá marcar julgamento após análise dos pedidos

‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques com mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França
Israel ataca instalações nucleares do Irã e ameaça Teerã; Irã reage e alerta EUA, Reino Unido e França sobre retaliação

Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Estado aparece entre os líderes em buscas por passagens aéreas, segundo levantamento com mais de 700 milhões de registros