Ministério das Mulheres e CBF se unem em ações contra feminicídio e assédio
Ação aconteceu antes da partida entre Brasil e Uruguai, na Arena Fonte Nova; jogo também teve homenagens ao Dia da Consciência Negra
O Ministério das Mulheres promoveu, na noite desta última terça-feira (19), antes da realização da partida de futebol entre Brasil e Uruguai, uma ação destinada ao combate da violência contra as mulheres e ao feminicídio. A ministra Cida Gonçalves, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Gomes, assinaram uma carta-compromisso pelo Feminicídio Zero e se comprometeram a criar políticas anti-assédio dentro das arenas esportivas.
A parceria busca que meninas e mulheres, sejam elas torcedoras ou atletas, tenham segurança nos estádios e outros espaços esportivos. A ação também irá promover o incentivo à inserção e permanência das mulheres no esporte, desde as categorias de base, além de contribuir para a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.
O programa Feminicídio Zero foi desenvolvido em parceria com diversos setores da sociedade, buscando erradicar o assassinato de mulheres, além de outras violências. O projeto do Ministério das Mulheres vem buscando agir cada vez mais em espaços esportivos, fazendo parcerias com clubes de futebol, visto que, segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há um aumento de 23,7% nos registros de ameaça contra mulheres, durante as partidas de futebol.
“Independentemente de o time ganhar ou perder, o desafio é usar o futebol como uma ferramenta para combater a violência contra as mulheres. O estádio é um espaço, majoritariamente, ocupado por homens e precisamos que eles estejam ao nosso lado nessa luta contra o feminicídio, a violência sexual e todas as formas de violência de gênero”, disse a ministra.
Já o protocolo do Não é Não, instituído pela Lei nº 14.597/2023, vai promover a prevenção ao constrangimento e a violência de cunho sexual contra as mulheres, protegendo as vítimas. “Queremos fazer uma Copa cidadã, uma competição que respeite as mulheres, valorize o tratamento digno ao ser humano e combata qualquer tipo de humilhação ou violência, seja dentro ou fora de campo, ou no contexto do futebol. É um evento que deve deixar um legado social e humano, muito além do esporte”, disse Ednaldo Gomes.
Dia da Consciência Negra e homenagens a Vini Jr.
Na véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, o jogador Vini Jr. ganhou um certificado onde foi revelado que os ancestrais do jogador são oriundos de Camarões. A ação faz parte do programa da CBF chamado de Raízes de Ouro, que em parceria com a African Ancestry, empresa de rastreamento genético, farão uma busca pelos ancestrais dos jogadores.
“Vini Jr. carrega consigo o desejo de honrar suas raízes. No entanto, como muitos afrodescendentes, sua história ancestral foi apagada pelo racismo e pelo legado da escravidão. Graças a um teste de DNA com a AfricanAncestry.com, pioneira em rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo, descobrimos que os ancestrais de Vini Jr vêm da tribo Tikar em Camarões”, disse Gina Paige, fundadora da African Ancestry.
Ainda durante a partida, no momento em que tocava o hino nacional, uma faixa foi estendida da arquibancada com a imagem de atletas pretos e pardos, dentre eles Pelé e o próprio Vini, onde estava escrito a frase: “Nossa Grandeza, Dia Nacional da Consciência Negra”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Homem morre em cruzeiro da Maiara e Maraísa no Rio de Janeiro
Últimas Notícias
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Pix bate novo recorde de transações e movimenta R$ 130 bilhões em 24 horas
Montante foi movimentado na sexta-feira (29), quando foram registradas 239,9 milhões de transações
Dias Toffoli encerra processo contra família que hostilizou Alexandre de Moraes em aeroporto
Família de empresário se retratou após ofensas e agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal
Jornalista baiano é destaque no Fórum de Minorias Sociais da ONU e faz palestra na Suíça
Dimas Novais destacou avanços e desafios na mídia brasileira durante o Fórum de Minorias Sociais da ONU, na Suíça
Dólar atinge maior valor desde o plano real e fecha em R$ 6,069
Alta foi impulsionada por indefinições fiscais
PGR envia pedido de extinção do PL ao STF após acusação de atos antidemocráticos
Solicitação foi direcionada ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos
Edvaldo Brito é homenageado durante sessão na Câmara e anuncia que fará assessoria à Mesa Diretora da Casa
Vereador foi convidado pelo presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB)
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Decisão do ministro prevê que os repasses sigam padrões rigorosos de controle e rastreamento, com auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU)
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Vagas são destinadas a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos
Hugo Motta intensifica articulação com frentes e bancadas na corrida pela presidência da Câmara
Candidato à presidência da Câmara terá agenda cheia nesta terça-feira (3) para dialogar com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e com bancadas estaduais
Festival da Virada terá Luan Santana, Léo Santana, Jorge e Matheus e Mari Fernandez no dia 31
Grade do evento, que ainda está sendo montada, também contará com nomes como Claudia Leitte, Raça Negra e Bell Marques