Quem é Braga Netto, general preso por obstrução de Justiça
Ex-ministro da Defesa e figura central em atos antidemocráticos tem histórico polêmico na política brasileira

O general da reserva e ex-ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, foi preso preventivamente, neste sábado (14), sob acusação de obstrução de Justiça. A Polícia Federal o aponta como uma “figura central” em uma tentativa de golpe que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
General polêmico e fiel executor
Conhecido por ser um “cumpridor de ordens”, Braga Netto, de 65 anos, construiu uma carreira pautada pela disciplina militar, mas também por atitudes controversas. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele ocupou posições estratégicas que o colocaram no centro de polêmicas envolvendo ameaças à democracia e celebrações de momentos obscuros da história brasileira.
Em julho de 2021, como ministro da Defesa, ameaçou condicionar as eleições de 2022 à aprovação do voto impresso. A mensagem, enviada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi revelada pelo jornal Estadão. No mesmo dia, o então presidente Jair Bolsonaro reiterou publicamente a ameaça. “Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”.
Apesar disso, a proposta do voto impresso foi derrubada pelo Congresso.
Defensor do golpe de 1964
Em 31 de março de 2022, Braga Netto, então à frente do Ministério da Defesa, publicou uma ordem do dia que celebrava o golpe militar de 1964 como um “marco histórico da evolução política brasileira”. Segundo ele, os militares agiram para “restabelecer a ordem” e impedir a implantação de um regime totalitário no país — uma visão amplamente contestada por historiadores.
Braga Netto também coordenou a intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018, com foco no combate ao crime organizado. Essa experiência o colocou como uma figura de destaque no governo Bolsonaro, onde foi nomeado ministro da Casa Civil em 2020 e, posteriormente, ministro da Defesa em 2021.
Da carreira militar à política
Nascido em Belo Horizonte, Braga Netto ingressou no Exército em 1974. Ele é mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1988) e doutor em Estudos Militares pelo Curso de Altos estudos da escola de comando e Estado-Maior do Exército (1994). Sua experiência internacional inclui a atuação como chefe do grupo de observadores militares das Nações Unidas no Timor Leste e como adido militar na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos.
Em 2022, filiou-se ao Partido Liberal (PL) de Bolsonaro e compôs a chapa como candidato a vice-presidente. A filiação foi realizada em um evento fechado, demonstrando a estratégia de manutenção de uma base eleitoral militar e conservadora.
Investigações e prisão de Braga Netto
A prisão de Braga Netto representa um novo desdobramento nas investigações sobre a tentativa de golpe após a eleição de Lula. Segundo a Polícia Federal, ele estaria envolvido na elaboração de planos para desestabilizar a democracia brasileira, incluindo a organização de atos que visavam assassinar líderes políticos e prender opositores.
Uma fonte da PF destacou que a participação do general não se limitou a “cumprir ordens”, mas sim a desempenhar um papel ativo na concepção do plano golpista. Esse fato, aliado à gravidade das ações imputadas, motivou a decretação de sua prisão preventiva.
Repercussão e futuro do general
A prisão de Braga Netto reacendeu o debate sobre a relação entre as Forças Armadas e a democracia no Brasil. Críticos veem o caso como um alerta para o uso político de instituições militares, enquanto aliados ainda evitam comentar publicamente o ocorrido.
Com uma trajetória marcada por lealdade ao Exército e a governos conservadores, Braga Netto se torna agora o centro de um dos maiores escândalos políticos recentes, com impacto direto nas relações institucionais e na percepção pública sobre a influência militar na política brasileira.
Mais Lidas
Política
Ministério do Esporte regulamenta fiscalização de sites de apostas
Haddad cobra urgência do Congresso para aprovar reforma do Imposto de Renda
Últimas Notícias

ACM Neto reage e lança ofensiva no interior da Bahia após avanço de Jerônimo com prefeitos
Ex-prefeito de Salvador anuncia retomada de viagens a municípios baianos para liderar o que chama de 'sentimento de mudança' no Estado

Polêmica na UFBA: decisão judicial tira vaga de professora negra e reacende debate sobre cotas
Universidade afirma que nomeação seguiu critérios legais e vai recorrer

Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo
Estado amanheceu, nesta terça-feira (8), sob dois níveis de alerta emitidos pelo Inmet com destaque para áreas do Sul, Extremo-sul e RMS

CPI na AL-BA vai investigar atuação do MST no Estado: denúncias de invasões e prejuízos milionários no campo
Proposta tem como foco principal apurar denúncias relacionadas a invasões de propriedades rurais no Extremo-sul baiano

Após tragédia com lanchas, prefeito de Cairu faz apelo urgente por base da Capitania dos Portos
Acidente deixou um morto e 14 feridos, na Praia da Gamboa, no município do Baixo-sul da Bahia, terceiro maior destino turístico no Estado

Aplicativo do metrô de Salvador oferece horários em tempo real, recarga e mais serviços
Ferramenta está disponível gratuitamente para Android e iOS

Ministro do Turismo reforça apoio da maioria do União Brasil à reeleição de Lula
Declarações de Celso Sabino expõem divergência interna no partido, após pré-candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência em Salvador

Fim do impasse? Rosemberg confirma recuo de Júnior Muniz e eleição para 1ª vice da AL-BA é remarcada
Segundo líder governista, Fátima Nunes será única candidata à vice da Casa após quatro adiamentos

Semana Santa em Salvador: Mercado do Peixe vai funcionar sem parar por 33 horas seguidas
Objetivo é permitir que consumidores façam compras com mais flexibilidade e sem aglomerações para feriado de Páscoa

Resumo BBB 25 de segunda-feira (8/4): Sincerão tem tombos, discussões e acusações entre emparedados
Clima tenso marca dinâmica da semana, com destaque para confrontos entre Diego, João Gabriel e Vitória Strada