2ª edição do Dia do Laço Branco reforça compromisso dos homens no combate à violência contra mulheres
Foco é conscientizar e mobilizar os homens para respeitar os direitos das mulheres, promovendo uma cultura de paz no lar e na sociedade.
O Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), promove nesta sexta-feira (6), das 8h às 12h, a 2ª edição do “Dia do Laço Branco”, no auditório do Ministério Público da Bahia. A iniciativa integra o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, instituído pela Lei 11.489/2007.
Objetivo e público-alvo
O evento reúne participantes dos Grupos Reflexivos de Homens (GRHs), autoridades do Judiciário e representantes da rede de proteção às mulheres. O foco é conscientizar e mobilizar os homens para respeitar os direitos das mulheres, promovendo uma cultura de paz no lar e na sociedade.
“Estamos trabalhando diretamente com os autores da violência doméstica familiar. A própria Lei Maria da Penha exige que haja um grupo reflexivo voltado para os homens, e desde 2021, em parceria com o Tribunal de Justiça, temos obtido índices baixíssimos de reincidência”, destacou a secretária da SMPJ, Fernanda Lordêlo.
Dados alarmantes e avanços locais
Fernanda ressalta que o Brasil enfrenta números preocupantes: “Em 2023, mais de 1.400 feminicídios foram registrados, representando uma mulher morta a cada seis horas, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em Salvador, os esforços do NEF contribuíram para uma redução de 57,9% nos casos de feminicídio entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, segundo dados da SSP-BA”.
Programação do evento
A programação inclui:
- Palestra Magna com Anderson Eduardo Carvalho de Oliveira, especialista em violência doméstica e grupos reflexivos de homens e pós-doutor pela Universidade de Laval, no Quebec, Canadá.
- Mesa de Abertura, liderada pela secretária Fernanda Lordêlo, com participação de Nágila Brito (coordenadora da Mulher no TJ-BA), Firmiane Venâncio (defensora-pública geral da Bahia), Iracema Silva (coordenadora do NEF) e Patrícia Zapponi (presidente do Laço Branco Brasil).
Símbolo do laço branco
Durante o evento, será distribuído um laço branco semelhante à tradicional fitinha do Senhor do Bonfim, com a inscrição “Homens pelo fim da violência contra a mulher”. Ao amarrá-la no braço com dois nós, os participantes assumem dois compromissos:
- Jamais cometer um ato violento contra mulheres.
- Não ser conivente com a violência.
A coordenadora do NEF, Iracema Silva, reforça a importância da mobilização: “É o momento de convocar todos os homens para essa reflexão, essa sensibilização e essa mobilização tão urgente e necessária”, conclui.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Últimas Notícias
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Moraes dá 48 horas para Exército explicar visitas a militares investigados por plano golpista
Conforme o ministro, visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima
Thathi agita o Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Cantora baiana homenageia 40 anos do Axé Music e promete um show inesquecível na Arena Canto da Cidade
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico
Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon
Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’
Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'
Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’
Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival
MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador
Conforme o MP-BA, a investigação da Polícia Civil apontou diversas inconsistências na versão apresentada pelos policiais
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Certificação internacional destaca a instituição como referência mundial em medicina nuclear
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Decisão do STF mantém detenção de generais envolvidos em trama golpista