Justiça Federal determina extradição de traficante internacional ‘Sérgio Bala’
Sérgio Lessa Xavier é réu por tráfico internacional de drogas e será julgado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro
Reprodução
Após 11 anos preso na Espanha, o traficante internacional de drogas Sérgio Lessa Xavier – conhecido como Sérgio Bala – foi extraditado para o Brasil e será julgado pela Justiça Federal brasileira, em razão de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). O processo ficou suspenso desde 2013, período em que o réu cumpriu pena na Espanha pelos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso.
O traficante foi preso em flagrante em 2013 pela polícia espanhola e condenado pela Justiça daquele país. Ele foi flagrado em Ibiza transportando ecstasy, além de outras drogas sintéticas e, quando abordado, apresentou documentos falsos. No momento da captura, ele já havia sido denunciado pelo MPF, mas estava foragido na Europa.
Desde então, a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF acompanhava o trâmite do pedido de extradição na Justiça espanhola, para garantir o retorno e o julgamento de Sérgio Bala no Brasil.
Ele chegou ao Rio de Janeiro no último dia 22, escoltado por uma equipe da Polícia Federal, e será interrogado no dia 17 de dezembro pelas autoridades brasileiras. Depois, será aberto prazo para manifestação (alegações finais) da acusação e da defesa, e então proferida a sentença.
Segundo a denúncia feita pelo MPF à Justiça Federal do Rio de Janeiro, Sérgio Bala chefiava uma organização criminosa que atuava no transporte internacional de drogas, como cocaína e ecstasy, organizando e financiando a entrada e a saída ilegal dos entorpecentes.
Ele usava os aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo para enviar a droga a países da Europa, como Espanha, Alemanha e Holanda. A investigação durou cerca de nove meses e contou com o apoio da Polícia Federal.
Os fatos pelos quais o traficante foi denunciado no Brasil são diferentes dos que levaram à prisão e à condenação dele na Espanha.
No Brasil, ele também já havia sido preso, em 2007, quando morava no Distrito Federal onde foi flagrado com mais de 5 mil comprimidos de ecstasy, além de 2,6 mil comprimidos de ácido lisérgico (LSD).
Por esse fato, Sérgio foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a 9 anos de prisão. Caso ele seja condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, as penas serão acumuladas por estarem relacionadas a fatos diferentes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad