Em nota, Carrefour envia pedido de desculpas e diz buscar normalizar abastecimento de carnes
Em comunicado enviado ao ministro Carlos Fávaro, rede destaca qualidade do produto brasileiro
O Grupo Carrefour divulgou, nesta terça-feira (26), um comunicado esclarecendo as recentes controvérsias com o setor agropecuário brasileiro. O impasse surgiu após o CEO global da empresa, Alexandre Bompard, anunciar que a varejista deixaria de comercializar carnes do Mercosul na França. A declaração gerou forte reação no Brasil, levando frigoríficos a suspenderem o fornecimento de carne ao Carrefour no país e condicionarem a retomada ao pedido de retratação pública do Executivo.
No comunicado enviado ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Carrefour lamentou a “confusão gerada pela comunicação na França” e reforçou seu compromisso com a qualidade da carne brasileira, que, segundo a empresa, atende rigorosamente às normas internacionais e se destaca pelo sabor. “Nunca opomos a agricultura francesa à brasileira, pois nossos dois países compartilham o amor à terra, à cultura e à boa alimentação”, diz o texto.
A nota ainda destacou que a decisão de priorizar o abastecimento local na França não representa uma crítica à pecuária brasileira, mas uma resposta à crise enfrentada pelos agricultores franceses. No Brasil, o Carrefour reafirmou que continuará adquirindo carne nacional, como tem feito há cinco décadas, em uma relação pautada pela valorização dos produtores locais e pelo desenvolvimento sustentável.
Impactos no Brasil
O Carrefour Brasil enfrenta, desde a última quinta-feira (21), desabastecimento de alguns cortes de carne bovina nas lojas da bandeira Atacadão em determinadas regiões, conforme comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Apesar disso, a empresa informou que o impacto nas operações de vendas é limitado, graças aos estoques existentes, e que as lojas do segmento de varejo e do Sams Club seguem operando normalmente.
A carne bovina representa menos de 5% das vendas brutas do Carrefour Brasil, com ainda menor relevância no Atacadão. A empresa reconheceu, no entanto, que os principais fornecedores do segmento estão concentrados, o que pode gerar desafios logísticos.
O Carrefour assegurou que está trabalhando intensamente para resolver o problema junto aos fornecedores e espera normalizar o abastecimento no curto prazo, minimizando impactos para os consumidores. O grupo também segue avaliando eventuais reflexos na movimentação de clientes, ressaltando que as análises são complexas e não lineares.
No comunicado, o Grupo Carrefour reiterou ainda seu compromisso global com uma agricultura sustentável e inclusiva, alinhada à sua missão de promover uma transição alimentar para todos. Esse objetivo permeia tanto suas operações na França quanto no Brasil, reforçando sua busca por parcerias construtivas e de longo prazo com os setores agrícolas de ambos os países.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Negócios
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Campos Neto destaca ‘transição suave’ no Banco Central para Gabriel Galípolo
Construção civil deve continuar crescendo em 2025, mas em ritmo mais lento
Dólar fecha em queda e atinge R$ 6,07 após leilões do Banco Central
Últimas Notícias
Morre Ney Latorraca, ícone da TV e do teatro brasileiro, aos 80 anos
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014
Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014
Banco do Brasil lança ferramenta para validação online imediata de compras no cartão
Com o novo recurso, os clientes poderão autorizar compras de forma digital no momento em que forem negadas
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores
Malu Barbosa presta homenagem emocionante a Preta Gil com mensagem de Natal
Empresária compartilha reflexão sobre amizade e apoio durante tratamento contra o câncer
Moraes diz Daniel Silveira mentiu e omitiu informações durante audiência e mantém prisão
Ex-deputado violou regras de liberdade condicional e omitiu informações em audiência