Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiü França, autor do atentado a bombas na Praça dos Três Poderes, visitou a Câmara dos Deputados horas antes de realizar o ataque. Na manhã de quarta-feira (13), às 8h15, ele esteve no anexo IV da Casa, foi ao banheiro e saiu rapidamente. Neste anexo ele deixou um carro com explosivos no estacionamento público.
Além do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara era outro alvo do atentado. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, uma varredura foi realizada na madrugada e manhã desta quinta-feira (14), mas nenhuma bomba foi encontrada. Outras varreduras preventivas seguem sendo realizadas enquanto as investigações sobre as explosões continuam. A segurança foi intensificada na Casa Legislativa, e novas medidas de prevenção estão sendo adotadas.
Tiü França já havia visitado a Câmara em 2023, quando se encontrou com o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC), amigo de sua juventude. O parlamentar relatou que o visitado estava “visivelmente alterado” durante o encontro. Além disso, Tiü França também esteve no STF em agosto deste ano, quando fez publicações em suas redes sociais atacando ministros da Corte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes do Congresso.
Entre seu histórico político há uma candidatura a vereador em Rio do Sul (SC) em 2020, pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. Pessoas próximas a ele afirmam que ele tinha uma forte identificação com o ex-presidente, e seu irmão, Valdir Rogério Luiz, destacou que o autor do atentado passou por um processo de radicalização política.
Em resposta ao atentado, tanto a Câmara quanto o Senado suspenderam a visitação ao Congresso Nacional até o próximo domingo (17), como medida de segurança adicional. O clima de tensão permanece enquanto as investigações avançam, e mais informações sobre o caso continuam sendo apuradas.
“Mais bolsonarista do que outra coisa”
Segundo o ex-presidente do PL na cidade na época que se candidatou, Eduardo Marzall, França tinha grande admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ele queria entrar na política para fazer alguma coisa de diferente. Claro que ele tinha um apreço muito grande pelo Bolsonaro. Ele sempre falava que o Judiciário, no geral, era uma coisa que incomodava ele muito”, afirmou.
Marzall, que conhece França desde sua adolescência, descreve-o como um homem “equilibrado e correto”. Para o presidente do PL em Rio do Sul, o atentado causou grande surpresa na comunidade. “Ficamos todos assustados. Ele era um cara pacato de uma cidade do interior. A cidade está toda estarrecida”, disse.
Marzall lembra que a ligação de França com a política foi, em grande parte, influenciada pela figura de Bolsonaro. “Ele era mais bolsonarista do que outra coisa”. A última lembrança de interação de Marzall com França ocorreu em 2022, quando o ex-candidato a vereador defendia, por exemplo, a implementação do voto impresso, pauta apoiada por Bolsonaro.
Segundo Marzall, França agiu de forma independente, o que leva o presidente do PL a acreditar que ele tenha sido um “lobo solitário” no atentado. O ataque ainda está sendo investigado, bem como as motivações políticas.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro