Enem 2024: se foi mal no primeiro dia, não desista e confira mais dicas de professores
Neste domingo (10), candidatos responderão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio que julgam não ter alcançado um bom desempenho no último domingo (3) e pensam em desistir e nem retornar aos locais de prova hoje, os professores têm um recado claro: não façam isso. É possível compensar com notas melhores nas provas deste domingo (10), segundo e último dia do Enem 2024. São 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia.
Para mitigar a ansiedade que acomete os estudantes, principalmente a poucas horas das provas, o Portal M! entrevistou professores especialistas em cada área para fornecer dicas finais aos candidatos. O professor de Química, Victor Benevides, que acumula mais de 27 anos de experiência, é categórico: “O jogo só termina quando o juiz apita”. Portanto, mesmo que o candidato tenha obtido um desempenho abaixo do esperado nas provas de Linguagens, Humanas e Redação, ele pode equilibrar a nota final no exames de hoje.
“Se o aluno não foi bem na primeira prova, isso não significa que ele está eliminado. Lembrando sempre que o Enem é uma prova classificatória e não é eliminatória. Então, para você se classificar, você precisa de uma boa avaliação de um modo geral. Obviamente que se você teve uma primeira etapa, uma primeira parte da prova não tão boa, você não vai alcançar grandes conquistas. Mas, mesmo assim, você se dando bem no segundo dia de prova, você pode sim ainda alcançar a tão sonhada vaga numa universidade pública”, explicou o professor.
Na mesma linha, a professora de Biologia do Anchieta, Ornolia Paracampos, que também é sócia-diretora do curso Único Pré-Medicina, também deixou a sua mensagem aos que vão fazer o Enem neste domingo. “Engana-se o aluno que pensa em desistir porque não foi bem na primeira prova. Ele pode compensar na segunda. Depende do que ele escolheu como opções. Esses alunos devem, sim, fazer a segunda prova e com garra!”, recomendou.
Dicas para se dar bem no Enem 2024
O professor Victor Benevides citou a “coerência pedagógica” como o principal pilar a ser seguido pelos estudantes. Isso porque o Enem segue um método de correção chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). No exame, as 90 questões são classificadas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
“O primeiro passo é ter tranquilidade, calma e paciência. O Enem é uma maratona. Eu acredito muito que, com essa calma, o aluno deve sempre buscar o que nós chamamos de coerência pedagógica. Isso significa você sempre responder as questões mais fáceis, depois as medianas e, por último, responder as questões difíceis. Tendo essa coerência pedagógica, acertando mais questões fáceis, intermediárias e difíceis, nesta ordem, o aluno vai conseguir uma maior pontuação pelo método de avaliação do Enem, que é o TRI”, explicou.
Assim como ele, a professora Ornolia Paracampos destacou a “atenção” na hora de responder cada uma das 90 questões. A docente ainda lembrou que são aspectos muito importantes ter uma boa noite de sono e se atentar ao horário da prova. Neste domingo, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 e tem encerramento às 18h30.
“Leia sempre o comando antes do texto na questão. Desse modo, a leitura do texto torna-se dirigida para o comando (comando é o que a questão pede). Pule as questões de maior grau de dificuldade. Faça logo as questões mais fáceis para depois voltar àquelas mais exigentes. Leia o comando com atenção, pois há alternativas de conteúdo correto, mas que não respondem ao que se pede”, alertou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma