Enem 2024: se foi mal no primeiro dia, não desista e confira mais dicas de professores
Neste domingo (10), candidatos responderão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio que julgam não ter alcançado um bom desempenho no último domingo (3) e pensam em desistir e nem retornar aos locais de prova hoje, os professores têm um recado claro: não façam isso. É possível compensar com notas melhores nas provas deste domingo (10), segundo e último dia do Enem 2024. São 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia.
Para mitigar a ansiedade que acomete os estudantes, principalmente a poucas horas das provas, o Portal M! entrevistou professores especialistas em cada área para fornecer dicas finais aos candidatos. O professor de Química, Victor Benevides, que acumula mais de 27 anos de experiência, é categórico: “O jogo só termina quando o juiz apita”. Portanto, mesmo que o candidato tenha obtido um desempenho abaixo do esperado nas provas de Linguagens, Humanas e Redação, ele pode equilibrar a nota final no exames de hoje.
“Se o aluno não foi bem na primeira prova, isso não significa que ele está eliminado. Lembrando sempre que o Enem é uma prova classificatória e não é eliminatória. Então, para você se classificar, você precisa de uma boa avaliação de um modo geral. Obviamente que se você teve uma primeira etapa, uma primeira parte da prova não tão boa, você não vai alcançar grandes conquistas. Mas, mesmo assim, você se dando bem no segundo dia de prova, você pode sim ainda alcançar a tão sonhada vaga numa universidade pública”, explicou o professor.
Na mesma linha, a professora de Biologia do Anchieta, Ornolia Paracampos, que também é sócia-diretora do curso Único Pré-Medicina, também deixou a sua mensagem aos que vão fazer o Enem neste domingo. “Engana-se o aluno que pensa em desistir porque não foi bem na primeira prova. Ele pode compensar na segunda. Depende do que ele escolheu como opções. Esses alunos devem, sim, fazer a segunda prova e com garra!”, recomendou.
Dicas para se dar bem no Enem 2024
O professor Victor Benevides citou a “coerência pedagógica” como o principal pilar a ser seguido pelos estudantes. Isso porque o Enem segue um método de correção chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). No exame, as 90 questões são classificadas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
“O primeiro passo é ter tranquilidade, calma e paciência. O Enem é uma maratona. Eu acredito muito que, com essa calma, o aluno deve sempre buscar o que nós chamamos de coerência pedagógica. Isso significa você sempre responder as questões mais fáceis, depois as medianas e, por último, responder as questões difíceis. Tendo essa coerência pedagógica, acertando mais questões fáceis, intermediárias e difíceis, nesta ordem, o aluno vai conseguir uma maior pontuação pelo método de avaliação do Enem, que é o TRI”, explicou.
Assim como ele, a professora Ornolia Paracampos destacou a “atenção” na hora de responder cada uma das 90 questões. A docente ainda lembrou que são aspectos muito importantes ter uma boa noite de sono e se atentar ao horário da prova. Neste domingo, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 e tem encerramento às 18h30.
“Leia sempre o comando antes do texto na questão. Desse modo, a leitura do texto torna-se dirigida para o comando (comando é o que a questão pede). Pule as questões de maior grau de dificuldade. Faça logo as questões mais fáceis para depois voltar àquelas mais exigentes. Leia o comando com atenção, pois há alternativas de conteúdo correto, mas que não respondem ao que se pede”, alertou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Porta-voz da BYD nega más condições em obra na Bahia
Últimas Notícias
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’
Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'
Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’
Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival
MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador
Conforme o MP-BA, a investigação da Polícia Civil apontou diversas inconsistências na versão apresentada pelos policiais
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Certificação internacional destaca a instituição como referência mundial em medicina nuclear
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Decisão do STF mantém detenção de generais envolvidos em trama golpista
Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’
Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões
Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete
Curto Circuito das Artes agita verão de Salvador com 57 apresentações gratuitas
Festival cultural traz espetáculos de música, teatro, dança e circo entre janeiro e fevereiro de 2025
Adolfo Menezes diz que reeleição no comando da Assembleia Legislativa ‘não está garantida’
Adolfo também deu as boas-vindas aos novos deputados que assumirão suas cadeiras em 2025: Paulo Câmara (PSDB) e Jusmari Oliveira (PSD)