Pular para o conteúdo
Início » Instagram e Threads vinculam palavra ‘negra’ a drogas, mas não explicam critérios de alerta

Instagram e Threads vinculam palavra ‘negra’ a drogas, mas não explicam critérios de alerta

Instagram e Threads vinculam palavra 'negra' a drogas, mas não explicam critérios de alerta
Alerta aparece em pesquisas pela palavra 'negra', mas rede social não apresenta o mesmo aviso para 'branca' ou termos associados a drogas

Buscar a palavra “negra” no Instagram ou no Threads resulta em um aviso de que o termo “pode estar associado à venda de drogas”. A exibição dessa mensagem foi verificada pela Equipe M!, nesta quinta-feira (5), após diversos usuários terem relatado o problema.

Ao realizar a busca, o alerta surgiu em diferentes dispositivos, como celulares e computadores, com contas configuradas em português.

Na mensagem exibida, as redes sociais, ambas pertencentes à Meta, informam que “a venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas”. Além disso, fornecem opções para os usuários denunciarem conteúdos ou prosseguirem com a visualização dos resultados.

Detalhes do Alerta

O aviso também oferece informações para ajudar pessoas envolvidas com abuso de substâncias, orientando sobre apoio confidencial e recursos para tratamento. No entanto, testes demonstraram que o mesmo alerta não aparece em buscas por termos como “branca” ou suas variações masculinas, como “negro” e “branco”.

Curiosamente, o Instagram e o Threads não exibem esse aviso em pesquisas por palavras claramente relacionadas a drogas, como “maconha” e “cocaína”. Nessas buscas, as plataformas simplesmente mostram conteúdos relacionados ao tema, como fotos e vídeos.

Possível Origem do Erro

De acordo com perfis no Bluesky, o erro pode estar ligado ao uso da palavra “negra” como uma gíria nos Estados Unidos para se referir à heroína, uma droga sintética. A Agência Antidrogas dos EUA (DEA) confirma que o termo é utilizado no país como um apelido para essa substância.

Em sua Central de Ajuda, o Instagram explica que possui diretrizes para evitar recomendações de conteúdos considerados de baixa qualidade, questionáveis ou sensíveis. No entanto, a plataforma não detalha por que a palavra “negra” foi incluída nesse filtro específico.

Leia também:

Zoológico de Salvador lança nova temporada do ‘Zoo Noturno’

Brasil conquista mais nove medalhas no sétimo dia de Paralimpíadas

Reprodução/Instagram