Inadimplência aumenta e endividamento recua em cenário de juros altos, aponta CNC
Entre famílias de baixa renda, a inadimplência chegou a 37,7%, refletindo o impacto dos juros elevados e das condições de crédito restritivas
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o número de famílias endividadas teve queda em outubro, enquanto a inadimplência apresentou aumento. Entre famílias de baixa renda, a inadimplência chegou a 37,7%, refletindo o impacto dos juros elevados e das condições de crédito restritivas, segundo os responsáveis pela pesquisa.
“O aumento da inadimplência, apesar da queda do endividamento, evidencia as dificuldades enfrentadas pelas famílias de menor renda para manter suas contas em dia, em um contexto de juros elevados”, informou em nota o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.
Tavares apontou que o patamar elevado da taxa Selic limita o acesso ao crédito e prejudica a recuperação financeira dos mais vulneráveis. A CNC projeta um aumento do endividamento no último trimestre de 2024, impulsionado pelo consumo nas festas de fim de ano. “O crédito tem um papel fundamental no consumo, mas os juros elevados impõem restrições”, disse Tavares.
A pesquisa mostra que, em outubro, a taxa de endividamento caiu para 76,9%, nível semelhante ao de outubro do ano passado, indicando maior cautela no uso do crédito. A inadimplência geral, por sua vez, chegou a 29,3%, maior taxa desde outubro de 2023. Além disso, 12,6% das famílias declararam não ter condições de quitar dívidas em atraso, o maior percentual desde o mesmo período do ano anterior.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, comentou sobre o impacto dos juros altos no endividamento das famílias de baixa renda. “A dependência de crédito em um cenário de juros elevados torna a quitação de dívidas um desafio ainda maior para as famílias mais pobres”, disse. “Acreditamos que, com medidas voltadas para a redução de gastos públicos, é possível abrir espaço para uma possível queda dos juros, o que traria um alívio significativo para os consumidores e para a economia como um todo”, acrescentou.
Uso do crédito
Famílias com renda acima de 10 salários mínimos registraram uma queda no endividamento, com 67,1%, e um dos menores índices de atraso nas dívidas, em 14,3%, refletindo uma postura mais conservadora no uso de crédito. Em contraste, o endividamento das famílias de renda mais baixa subiu de 78,7% em outubro de 2023 para 80,8% no mesmo mês deste ano.
O cartão de crédito é a principal modalidade entre as famílias endividadas, usado por 83,5% delas em outubro, embora o percentual seja menor que os 87% do ano passado. Já o crédito pessoal aumentou de 9,4% para 12% no último ano, refletindo uma busca por alternativas com taxas mais acessíveis. O cheque especial teve queda de uso, atingindo 3,6%, o menor índice de 2024.
O tempo médio de atraso nos pagamentos entre famílias inadimplentes subiu para 66 dias em agosto, o maior do ano, mostrando dificuldades das famílias em regularizar suas contas. A parcela média da renda comprometida com dívidas também aumentou para 29,9%, próximo dos maiores níveis do ano.
CNDL apontou que busca por crédito caiu 3,66% em setembro
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que a busca por crédito caiu 3,66% em setembro, com uma redução de 5,88% nas consultas. O presidente da CNDL, José César da Costa, atribuiu essa queda ao endividamento familiar e aos juros altos. “Com a taxa Selic em torno de 10 75%, o crédito fica caro, desestimulando as compras parceladas, financiamentos e a busca por novos empréstimos”, disse.
No período, 30,62% dos consumidores consultados possuíam restrições de crédito ativas, o que limita a capacidade de endividamento e leva as instituições financeiras a adotar maior rigor na concessão de crédito.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Alta da Selic reflete necessidade de controle inflacionário, afirma Copom
Lucro do BNDES cresce 31,4% e alcança R$ 19 bilhões até setembro
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Últimas Notícias
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Moraes classifica explosões no STF como casos não isolados e defende regulamentação das redes
Ministro do STF afirma que novo incidente é resultado do ódio político e reitera que não haja anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Medida provisória estende prazo do PEFPS para reduzir espera por benefícios, que já atinge 1,8 milhão de pessoas
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Milei é declaradamente critico de debates sobre meio ambiente; delegação brasileira também retorna ao país para participar do G20, no Rio
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
PT afirmou estar buscando equilíbrio e estabilidade na condução do Congresso Nacional