Pix por aproximação chega ‘muito em breve’, garante presidente do Banco Central
Sistema de pagamento digital exigirá que os usuários incluam o Pix na carteira digital Google Wallet

As transações com Pix por aproximação não estarão plenamente funcionais na próxima semana, conforme anunciado anteriormente. A informação é do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo ele, a novidade estará disponível “muito em breve”.
“Não é que vai estar tudo funcionando na semana que vem, porque as pessoas precisam entrar, cadastrar… Mas vai estar funcionando muito em breve, ele é implementado meio de forma faseada”, explicou Campos Neto. O sistema de pagamento digital exigirá que os usuários incluam o Pix na carteira digital Google Wallet, para habilitar pagamentos por aproximação.
Em parceria com o Google, o Banco Central planeja um evento para divulgar a novidade, que já passou por testes piloto. Segundo Campos Neto, a implementação do Pix em carteiras digitais está aberta para outras empresas tecnológicas interessadas. “É aberto para qualquer um”, destacou ele.
Ele também compartilhou dados sobre o impacto do Pix na inclusão financeira, e frisou que a plataforma já atraiu 71,5 milhões de novos usuários. O presidente do BC reiterou a importância da tecnologia como vetor de democratização econômica: “A tecnologia é o maior instrumento de democratização que existe no mundo”.
Campos Neto defendeu que todos os governos instituam um ministério focado na integração de tecnologias aos serviços públicos, para garantir qualidade a custos reduzidos. Segundo ele, essa proposta é essencial para o avanço da agenda de inovações financeiras e para a melhoria de serviços públicos em diversas áreas.
Ele destacou também a tecnologia Drex, a moeda digital do BC, e explicou que é baseado na tokenização de depósitos, diferentemente das moedas digitais emitidas diretamente pelos bancos centrais, que, segundo ele, enfrentam o risco de desintermediação bancária.
“O problema deste tipo de moeda é que, quando você a converte muito, você gera uma desintermediação dos balanços dos bancos, que é um problema que ninguém conseguiu resolver neste formato. Lembrando que isso gera muitas vantagens porque, por exemplo, a regulamentação é muito mais fácil, porque já temos a regulamentação de depósitos”, acrescentou.
Ele também destacou a estrutura de marketplace financeiro que o Drex possibilitará. “No final de 2025, vai ter alguns agregadores, alguns super apps… onde você não mais terá um app ligado a banco. Você vai ter seus dados centralizados ali e começará com uma experiência que eu acho que é muito mais rica”, disse, referindo-se à possibilidade de utilizar diferentes instituições para pagamentos e acesso a crédito, com ajuda de inteligência artificial.
Em relação à governança global de sistemas de pagamentos instantâneos, Campos Neto mencionou que o G20 discute uma taxonomia para interligar essas redes. “Vai ter uma taxonomia, com algumas regras, e quem quiser aproveitar isso, vai ter que entrar na taxonomia”, disse ele, mencionando que as diferenças de governança entre países representam um desafio para essa integração.
Para o presidente do BC, uma governança única é necessária para que esses sistemas possam funcionar em rede. Ele reforçou ainda que o Pix trouxe inclusão financeira sem precedentes ao Brasil, com até 240 milhões de transações diárias: “Nenhum outro país atingiu esta penetração”.
Redação
Mais Lidas
Negócios
Últimas Notícias

Isenção no imposto de renda vai custar quase R$ 30 bilhões por ano; veja como governo quer compensar
Estimativas detalham efeitos fiscais até 2028 e mostram aposta na tributação das altas rendas como forma de compensação

Feriadão da Páscoa: rodoviária de Salvador espera 94 mil passageiros e ganha operação especial
Agerba anuncia 600 horários extras de ônibus intermunicipais, além da grade regular, para atender fluxo na Semana Santa

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após escândalo de corrupção
Deputado do União Brasil assume pasta estratégica em meio a nova crise e disputa interna por espaço no governo

Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia

Resumo BBB 25 de quinta-feira (10/4): Maike eliminado, João Pedro novo líder e Renata no paredão
Noite movimentada no reality define eliminação apertada, nova liderança e primeiro nome da próxima berlinda

Adelmário Coelho celebra 30 anos de carreira e revela preparação especial para São João 2025
Ao programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), artista afirmou que cuidado com saúde é essencial para aguentar maratona de shows

Denúncias, escândalos e articulações: saída de Juscelino Filho é 10ª troca de ministros no governo Lula; relembre
Primeira saída registrada no atual governo foi em abril de 2023, com retirada de Gonçalves Dias do comando do GSI

Revisão da vida toda: STF define que aposentados não vão pagar custos nem devolver valores ao governo
Decisão estabelece marco temporal para pagamentos realizados sob antiga tese, encerrando possibilidade de reembolso ou cobrança de valores pagos

Simm oferece 52 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta sexta-feira; saiba como se inscrever
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Conselho de Medicina Veterinária cria comissão para ampliar articulação com Congresso Nacional
Comissão reúne médicos-veterinários para acompanhar e qualificar a atuação legislativa do Sistema CFMV/CRMVs