Gleisi pede respeito ao PT após Padilha dizer que resultados da sigla nas eleições estariam no ‘Z4’
Presidente do partido rebateu ministro e pediu que ele focasse na articulação do governo

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, respondeu, nesta segunda-feira (28), as declarações do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que classificou o resultado da sigla nas eleições municipais deste ano como “Z4”, referência clara à zona de rebaixamento em campeonatos. Em publicação no X (ex-Twitter), a dirigente partidária pediu respeito ao PT e disse que o ministro estaria “fazendo graça”.
Segundo a petista, o chefe da articulação política do governo deveria focar em suas responsabilidades no Palácio do Planalto, em vez de “diminuir” o resultado da legenda. No quadro nacional, o PT foi o 6º partido que mais elegeu prefeitos no Brasil, depois de sair vencedor em 252 prefeituras. Em 2020, a sigla ganhou em 183 cidades.
“Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, compartilhou.
Entre as 26 capitais, o PT venceu apenas em uma, ao eleger Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza, capital do Ceará. No pleito anterior, a legenda não havia conseguido nenhum gestor municipal em capitais.
“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, escreveu Gleisi.
Desarticulação
O secretário de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto (SP), também rebateu a declaração de Padilha. Segundo o parlamentar, alguns ministros estão “jogando na várzea”. “Ficou totalmente desarticulada essa ação política do governo e de alguns ministros, porque teve caso de ministro que foi em cidade que tinha, por exemplo, candidatura do PT e foi tirar foto com o adversário”, notificou.
Além disso, Tatto ressaltou que a sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca rejeitou a estratégia de aderir candidaturas mais amplas, ou seja, sem ser da esquerda. Inclusive, o deputado ponderou que, pela ótica do PT, é negativo que um ministro tire fotos com concorrentes da chapa governista.
“O Padilha falou de zona de rebaixamento. Então, se teve zona de rebaixamento, não sei exatamente o que ele falou, tem muito ministro que está jogando na várzea. E isso é perigoso pensando em 2026”, acrescentou o secretário.
Alexandre Padilha
Na ocasião, o depoimento do ministro Alexandre Padilha, no Palácio da Alvorada, destacou que o PT deveria fazer uma “profunda avaliação” do desempenho nas eleições municipais de 2024. Para o chefe da articulação política do governo, a sigla está no “Z4” das cidades desde o pleito de 2016.
“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas na minha avaliação, não saiu ainda do Z4 que entrou em 2016 nas eleições municipais. Então, teve conquistas importantes, a eleição na capital, elegeu cidades importantes nesse 2º turno, mas ainda tem um esforço de recuperação. Eu acho que o PT vai fazer uma avaliação sobre isso, certamente sobre esse resultado, como voltar a ser um partido com mais protagonismo, sobretudo nas grandes cidades, nas médias cidades”, declarou.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um 'enorme anseio de ser um guardião da verdade'

Prefeitura de Salvador entrega praça requalificada em Cajazeiras V com novos quiosques e área de lazer
Reforma inclui quiosques, academias, áreas infantis e iluminação em LED, trazendo mais segurança e lazer à comunidade

Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados