Carmen Lúcia faz balanço e destaca tranquilidade e rapidez na apuração de 51 municípios no 2º turno
Presidente do TSE elogia a solidez das instituições e atuação contra fake news
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um balanço do 2º turno das eleições municipais deste ano e voltou a afirmar que a votação aconteceu de forma tranquila, com o absoluto respeito e poucas ocorrências. “Como devem ser todas as eleições”, declarou a magistrada na noite do domingo (27), logo após todos os resultados serem divulgados.
“Essa eleição dá a demonstração de que clima de violência, intolerância, as desinformações tentando recriar, inventar e fraudar dados para compelir eleitoras e eleitores são algo fora do comum, fora da regularidade democrática”, declarou a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltando que, é de maneira pacífica, livre e sem informações falsas, que as eleições devem acontecer.
“Demos o resultado de uma eleição de 33 milhões de eleitores [sic] nas urnas em duas horas e 15 minutos após o fechamento das eleições em 51 municípios. Convenhamos que é uma justiça que funciona muito bem”, completou Cármen Lúcia, ao ressaltar o êxito destas eleições.
Segundo Cármen Lúcia, a Justiça Eleitoral apresentou um atestado de que a “democracia brasileira está funcionando com instituições sólidas, seguras, um processo eleitoral exemplar”. “Um eleitorado brasileiro que se comporta de maneira exemplar, quando tem diante de si a certeza de que as instituições estão funcionando”.
A presidente do TSE ainda voltou a agradecer aos juízes eleitorais, além dos mesários que atuaram nos dois turnos, os funcionários da Justiça Eleitoral e a imprensa, entre demais profissionais, que contribuíram para a realização da eleição de forma pacífica e que agiram no enfrentamento das notícias falsas. A ministra revelou também que os dados destas eleições serão analisados, para que sejam aplicados na votação de 2026.
Dados das eleições
A magistrada informou que a Polícia Federal recebeu 202 denúncias de boca de urna e 339 de propaganda eleitoral irregular, sendo registrado oito inquéritos e 23 ocorrências. Ao falar sobre as urnas eletrônicas, Cármen Lúcia declarou que 97.392 equipamentos estavam em operação.
A ministra revelou ainda que 5.234 fake news foram denunciadas pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Já, por meio do SOS Voto – disque-denúncia do TSE, outras 3.463 desinformações estariam sendo divulgadas através das redes sociais. Assim que o TSE é notificado sobre as notícias falsas, Polícia Federal, polícias estaduais e Ministério Público são acionados para que sejam tomadas as devidas providências.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Atriz argentina atropela dois turistas brasileiros em Buenos Aires
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Revista americana destaca brasileira como favorita na categoria de melhor atriz dramática