Camaçari: Justiça proíbe Caetano de veicular seu nome a serviços do Governo do Estado
Flávio Matos, que disputa 2º turno com ex-prefeito, denunciou uso da máquina estadual para promover campanha do petista
A Justiça Eleitoral proibiu que o candidato à Prefeitura de Camaçari, Luiz Caetano (PT), continue utilizando serviços do Governo do Estado para promover a sua campanha. Isso porque, conforme denúncia do adversário do ex-prefeito no 2º turno, vereador Flávio Matos (União Brasil), o petista estaria veiculando o seu nome a uma feira de saúde para se promover na cidade e alavancar a sua imagem para a disputa nas urnas deste domingo (27).
A juíza Fernanda Karina Vasconcellos Simaro acatou a denúncia de Flávio e determinou que Caetano deve se abster de produzir qualquer campanha ou propaganda eleitoral que relacione a sua candidatura com a ação “Saúde Mais Perto”. A feira teve realização na quarta-feira (23) e continua o atendimento nesta quinta-feira (24), no Colégio Estadual de Barra de Pojuca.
O argumento do presidente da Câmara Municipal de Camaçari é de que o ex-prefeito estava divulgando a iniciativa da máquina estadual com o seu nome e que a “referida propaganda institucional estaria atrelada à propaganda política, com o fito de angariar votos”. Além disso, Flávio Matos apresentou vídeos que mostram um veículo da campanha de Caetano percorrendo as ruas de Barra de Pojuca, tocando um dos jingles do candidato do PT.
Na gravação, o locutor faz anúncios de divulgação da feira de saúde, tentando veicular o nome do petista ao serviço estadual. Por isso, a juíza pontuou ainda que na passeata de carros de som de Luiz Caetano existe uma confusão entre a propaganda institucional e a política.
“Com efeito, no veículo adornado com bandeiras e adesivos do partido dos Representados, o locutor, expressamente, declara que os serviços a serem realizados na feira de saúde pelo Governo do Estado foram solicitados ‘pelo futuro prefeito’, ora 1º Representado, sendo que, na sequência, divulga propaganda política convocando os ouvintes a, no dia da eleição, votar no candidato”, relatou.
Esta não foi a primeira vez que o candidato Flávio Matos denunciou a utilização do Governo do Estado na campanha de Luiz Caetano. Em outro episódio, o prefeiturável chegou a se dirigir à sede da Polícia Federal, em Salvador, declarando que ações do Estado estariam atuando contra a sua campanha na cidade da Região Metropolitana. Na sua ocorrência, o seu argumento era de que a Polícia Militar (PM) estaria agindo de maneira parcial na acirrada corrida eleitoral de Camaçari.
2º turno de Camaçari
O 2º turno de Camaçari vive um cenário conturbado atualmente, somando a forte polarização de cada grupo política com os recentes ataques de cada coligação. No momento, a cidade da RMS conta com a corrida eleitoral mais acirrada da Bahia e um dos cenários políticos mais disputados do Brasil. Pela primeira vez na história, a definição do novo prefeito de Camaçari será no 2º turno, no próximo domingo (27), já que o município chegou à marca de 300 mil habitantes.
No 1º turno, Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos e Flávio ficou em segundo lugar com um percentual de 49,17% (77.367). De um lado, Luiz Caetano tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Do outro, Flávio Matos quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Justiça prorroga prazo para credores da 123milhas solicitarem ressarcimento
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Xuxa defende prisão de Ana Paula Minerato após falas racistas: ‘Não tem como perdoar’
Polêmica começou após o vazamento de um áudio de Ana Paula Minerato enviado ao cantor KT Gomez
Sindae protesta contra privatização da água em Eunápolis e cobra ações da Embasa
Ação cobrou que o presidente da Embasa autorize a adoção de medidas legais necessárias para barrar a entrega da estatal para a iniciativa privada
Bombeiros buscam menina desaparecida após cair em bueiro em Dias D’Ávila
Amanda, de 12 anos, desapareceu no início da tarde desta quarta, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade
Quase 600 aves silvestres transportadas ilegalmente são resgatadas no norte da Bahia
Aves estavam amontoadas em gaiolas apertadas, sem água ou alimento
Lula reafirma intenção de concluir acordo Mercosul-UE até o fim do ano
Presidente minimizou a resistência francesa e reforçou a importância do agronegócio brasileiro no cenário global
Em pronunciamento, Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
A medida, segundo o ministro, será financiada por uma tributação maior para quem recebe acima de R$ 50 mil por mês, sem gerar impacto nas contas públicas
Barroso defende que julgamento de trama golpista seja na 1ª Turma do STF
Magistrado ressaltou que a decisão de levar o caso ao plenário cabe ao relator, o ministro Alexandre de Moraes, e à 1ª Turma
Campanha ‘Feminicídio Zero’ amplia atuação no Carnaval para combater violência
Tema foi discutido nesta quarta (27), em reunião entre a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura
Cosbat + BlueBay traz conceito internacional de luxo imobiliário a Salvador
Empreendimento promete unir marcas de luxo e sofisticação em um projeto inédito no estado
Projeto de lei garante inclusão de pessoas com TEA em grupos prioritários de vacinação
Félix Mendonça destacou a importância de garantir atenção especial às pessoas com TEA, devido às suas demandas específicas