Justiça Eleitoral determina exclusão de vídeo contra Caetano em Camaçari
Na publicação, vereador de Lauro de Freitas fazia alegações de que ex-prefeito petista teria ligações com crime organizado
A campanha eleitoral em Camaçari tem sido marcada por diversas disputas judiciais e mais um episódio ocorreu, nesta última sexta-feira (18), quando a juíza Maria Cláudia Salles Parente, da 170ª Zona Eleitoral de Camaçari, determinou a exclusão de um vídeo publicado pelo vereador de Lauro de Freitas, Gabriel Bandarra (PL). Na publicação, o vereador fazia alegações de que Luiz Caetano (PT), candidato à Prefeitura de Camaçari, teria ligações com o crime organizado.
A Justiça considerou o conteúdo difamatório e determinou que a empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA retire o vídeo do ar em até 24 horas. Na decisão, a magistrada destacou que o vídeo contém informações falsas e que sua disseminação durante o período eleitoral pode induzir os eleitores ao erro, prejudicando a igualdade de condições entre os candidatos.
A juíza diz ainda que, além de conter informações levianas, o conteúdo interfere no princípio da isonomia eleitoral, gerando um desequilíbrio na competição entre os postulantes ao cargo de prefeito. A remoção do conteúdo visa restaurar a equidade no pleito e combater a disseminação de informações incorretas.
Essa não foi a única decisão judicial relacionada à campanha de Luiz Caetano. Nos últimos dias, o também aliado do candidato a prefeito Flávio Matos (União Brasil) e atual vice-presidente nacional do seu partido, ACM Neto, foi condenado em outros dois casos por publicações similares contra o ex-prefeito petista.
Em um dos episódios, ocorrido no domingo (13), Neto foi obrigado a excluir um vídeo considerado calunioso, com multa diária estipulada em R$ 5 mil caso descumprisse a determinação. Na terça-feira (15), outra publicação de ACM Neto, contendo informações imprecisas sobre Caetano, também foi alvo de decisão judicial, reforçando a sequência de disputas legais que têm marcado a campanha.
Disputa acirrada
Camaçari vive o cenário eleitoral mais acirrado da Bahia nas eleições municipais de 2024. A disputa entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União Brasil), e o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) serão definidas no 2º turno, que acontecerá no próximo dia 27. Esta é a primeira vez na história que as eleições no município chegam ao 2º turno, já que ano passado o número de eleitores passou de 200 mil.
Prefeito por três vezes (1985-1988, 2005-2008 e 2008-2012), o petista tenta o 4° mandato no quarto maior colégio eleitoral da Bahia e recebeu 49,52% dos votos válidos do 1º turno. Já o vereador Flávio recebeu 49,17% e quer dar continuidade à gestão do atual prefeito reeleito Elinaldo Araújo (União Brasil).
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Revista americana destaca brasileira como favorita na categoria de melhor atriz dramática
Programa Pé-de-Meia beneficia mais de 3,9 milhões de estudantes no Brasil
Criado para combater a evasão escolar, o programa oferece incentivo financeiro de até R$ 9,2 mil aos alunos de escolas públicas
Jorge Araújo destaca prioridades e expectativas para seu primeiro mandato como vereador em Salvador
Vereador reafirma compromisso com social e projeta aprendizados na Câmara Municipal
Kiki Bispo comemora sua recondução à liderança do governo na CMS
Vereador também explicou como ficou distribuição das vagas na nova composição da mesa-diretora
Ney Dias é empossado como prefeito interino em Ruy Barbosa: entenda cenário político local
Presidente da Câmara assume provisoriamente após inelegibilidade do candidato mais votado; cidade aguarda nova eleição
Indefinição nos partidos atrasou composição da mesa-diretora na CMS, diz Carlos Muniz
Atual presidente da Câmara deve ser reeleito com ampla maioria, já que possui apoio de 40 dos 43 vereadores
Documentos perdidos no Festival Virada Salvador podem ser recuperados a partir desta quinta
GCM recolheu 141 documentos perdidos, que ficarão disponíveis na base do órgão; saiba como recuperar