Adriano Gallo recebe Medalha Thomé de Souza, da Câmara de Salvador, por sua dedicação à gestão pública
Honraria foi entregue pelo chefe do Legislativo de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB)
O diretor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Adriano Gallo, recebeu nesta quarta-feira (16), a Medalha Thomé de Souza, uma das maiores honrarias da Casa, e que é concedida a pessoas com relevantes serviços prestados à capital baiana. A medalha foi entregue pelo presidente da CMS, vereador Carlos Muniz (PSDB), juntamente com a esposa do homenageado, Mel Oliveira, e seus três filhos, Davi, Daniel e Adrianinho.
Gallo, que se emocionou desde o início, explicou a importância da data: foi escolhida em homenagem à sua mãe, Maria Motta Gallo, que completaria 80 anos naquele dia. “Hoje, é realmente uma data muito importante para mim. Jamais vou esquecer”, disse, referindo-se à mãe como “uma legítima cachoeirana, digna do legado de Maria Quitéria”.
Durante o evento, Gallo exibiu fotos da família e destacou a trajetória de sua mãe, nascida em 16 de outubro de 1944, que atuou na Polícia Civil até seu falecimento em julho de 1993. Ele mencionou que a carreira policial da mãe o inspirou a ingressar no Exército, onde serviu ao Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPOR). “A ela devo a minha vida, a minha criação, o homem que me tornei”, afirmou.
A mesa da sessão contou, além de Carlos Muniz, com o coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira, comandante da Base Aérea de Salvador; o general José Elito de Carvalho Cerqueira, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; o general Artur Costa Moura, ex-integrante do alto comando do Exército Brasileiro; o procurador-geral da Câmara, Marcus Vinícius Leal Gonçalves; o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Raimundo Vieira; e Henrique Trindade, vice-presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar).
Vereadores também estiveram presentes, como Marta Rodrigues (PT), Paulo Magalhães Júnior (União), Arnaldo Lessa (PT), Duda Sanches (União), Anderson Ninho (PDT), Isnard Araújo (PL), Luiz Carlos (Republicanos) e Silvio Humberto (PSB).
Na ocasião, Adriano Gallo saudou os componentes da mesa dos trabalhos e agradeceu especialmente ao presidente da Câmara, Carlos Muniz, parabenizando-o pelo resultado das eleições de 6 de outubro, quando Muniz foi reeleito vereador de Salvador com 24.040 votos.
“Hoje, temos a honra de homenagear Adriano Motta Gallo, que recebe a Medalha Thomé de Souza, uma distinção que reflete seu comprometimento, esforço e a excelência em suas atividades. Esta medalha, concedida pelo então presidente desta Casa e atual vice-governador do estado, Geraldo Júnior, simboliza o reconhecimento de uma carreira marcada por dedicação e paixão pelo que faz”, disse Carlos Muniz.
O presidente da CMS também enfatizou que Adriano é um “verdadeiro ícone da gestão pública”, e destaque que sua trajetória é um “testemunho poderoso do impacto que um indivíduo pode ter em sua comunidade e no setor público”. “Parabéns por suas conquistas, por sua determinação e pelo exemplo que você representa para todos nós. Que a Medalha Thomé de Souza seja apenas um dos muitos reconhecimentos que você ainda irá receber em sua jornada. Que você continue a brilhar e a inspirar outros a seguir o mesmo caminho de serviço e dedicação”, afirmou.
Carreira
Natural de Salvador, Adriano Motta Gallo é especialista em gestão pública, metodologia do ensino superior e política e estratégia. Servidor público desde 1988, já atuou como subsecretário e secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer. Ele também é servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, onde já foi secretário de Gestão e Serviços, presidente da Comissão Permanente de Licitação, pregoeiro e fiscal de contratos.
Adriano é bacharel em Direito, contador, matemático, analista de sistemas e Oficial R2 do Exército Brasileiro. Ele tem um MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior e especializações em Política e Estratégia e Gestão Pública. Foi coordenador-geral de Licitações na Secretaria de Administração do Estado da Bahia e atua como professor de gestão pública, licitações e contratos administrativos em cursos de capacitação e pós-graduação.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Réveillon: saiba o que abre e fecha em Salvador e Região Metropolitana
Cidades
Programa Pé-de-Meia beneficia mais de 3,9 milhões de estudantes no Brasil
Previsões para 2025: acirramento das tensões políticas no Brasil e no mundo
WhatsApp: principais recursos lançados em 2024 e como usá-los
Salário mínimo de 2025 é definido em R$ 1.518 com reajuste abaixo do esperado
Quem são os orixás que regem 2025 nas tradições Ketu, Angola e Jejê?
Vendedores ambulantes comemoram bom desempenho no Festival Virada Salvador
Últimas Notícias
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção