Mais de 100 mil estudantes participam da etapa estadual dos Jogos Escolares; abertura aconteceu nesta quinta
Evento nacional ocorrerá entre 13 e 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, reunindo jovens de 15 a 17 anos
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) 2024 aconteceu, nesta quinta-feira (29), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. O evento contou com a participação de estudantes atletas de diversas modalidades coletivas, como basquete, futsal, vôlei e handebol, além da modalidade individual de xadrez. O evento abrange 16 modalidades e envolve mais de 100 mil estudantes, com o objetivo de promover a formação integral dos alunos e incentivar a cultura esportiva no sistema educacional baiano.
Os jogos são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).
“Com o desenvolvimento da infraestrutura física das unidades escolares da rede, posso dizer que, na gestão do governador Jerônimo, já temos 57 novas escolas com esse padrão, incluindo quadras, campos, piscinas e arenas de lutas, para potencializar o esporte nas escolas como ferramenta pedagógica. Gosto de trabalhar com essa perspectiva: o esporte é um instrumento pedagógico que melhora a postura corporal dos estudantes e fortalece o relacionamento entre eles, contribuindo para a aprendizagem e a disciplina dos jovens”, afirmou a secretária da educação, Rowena Brito.
Com entusiasmo, os estudantes demonstraram confiança na competição. “As minhas expectativas são muito boas, a gente tá confiante, o time bem confiante, o time bem preparado, e a gente chegou aqui com muito esforço, a gente trabalhou muito, treinamos todo dia, e com fé em Deus a gente vai chegar nessa etapa nacional”, compartilhou Leonardo Natan Ramos, de 16 anos, atleta de futsal, que veio do município de Serra do Ramalho para sua primeira participação nos jogos.
Etapas e Participação
Os atletas que participam da etapa estadual foram classificados em seletivas escolares, territoriais e interterritoriais realizadas ao longo do ano. As competições das modalidades coletivas ocorrerão entre 29 e 31 de agosto, enquanto as modalidades individuais terão suas disputas entre 6 e 9 de setembro. O evento reunirá mais de dois mil estudantes atletas, com idades entre 12 e 17 anos, de várias regiões da Bahia.
“A etapa estadual tem correspondência com a etapa nacional. São modalidades que selecionam os melhores meninos e meninas para essas competições. Aqui temos wrestling, ginástica rítmica, futsal, entre outras. Realmente, é uma grande variedade de modalidades e a representação baiana é sempre muito ativa”, destacou Vicente Neto, diretor geral da Sudesb.
Vicente Neto também ressaltou a importância do evento para a revelação de novos talentos: “Tenho certeza de que mais campeões e campeãs serão revelados nos Jogos Estudantis, que são uma porta de entrada muito importante para o esporte, revelando atletas para o esporte universitário. Muitos dos que começam aqui acabam indo para as Olimpíadas. São estudantes de escolas espalhadas por todo o território baiano, incluindo atletas indígenas, quilombolas e muitos que nunca participaram de competições”, concluiu.
Disputa Nacional
Os campeões da etapa estadual garantirão vaga para representar a Bahia na Etapa Nacional dos Jogos da Juventude, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento nacional ocorrerá entre os dias 13 e 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, reunindo jovens de 15 a 17 anos.
“Junto com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Secretaria de Educação, temos hoje 27 municípios participando desta fase final dos Jogos Estudantis do ensino médio no nosso estado. É uma demonstração importante de que toda essa estrutura está sendo criada, inclusive com as escolas de tempo integral, para viabilizar e fortalecer ainda mais o esporte escolar”, destacou o secretário Davidson Magalhães.
Para o gestor do Colégio Estadual Indígena Tawá, Nando Pataxó, do município de Prado, a participação no evento é um marco. “Passamos por três etapas. Para a gente é um momento muito gratificante, é uma troca de experiência que não tem nem como comparar. Trazemos nossas meninas com a experiência da cultura, com a vivência cultural e estamos aprendendo aqui outras formas de vivência. Vamos levar essa troca de experiência que estamos tendo aqui”, comemorou.
Calendário das Competições
Os jogos coletivos — handebol, futsal, basquete e voleibol — e o torneio de xadrez já começaram nesta quinta-feira (29), com as finais programadas para o próximo domingo, dia 31 de agosto. As demais modalidades individuais, como atletismo, ginástica rítmica, vôlei de praia, ciclismo, natação, badminton, judô, wrestling e tênis de mesa, acontecerão de 6 a 8 de setembro.
Leia também:
Simm oferece 61 vagas de emprego nesta sexta-feira em Salvador
STF marca julgamento de novo habeas corpus de Robinho para setembro
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 55 milhões; veja os números sorteados
CBF anuncia datas e jogos da primeira fase da Copa do Nordeste 2025
Inscrições para estágio na Defensoria Pública da Bahia terminam neste domingo
Pesquisa Datafolha aponta que 60% dos pardos não se consideram negros
Brasil tem mais de 10 mil mandados de prisão pendentes há mais de 10 anos
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Últimas Notícias
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 55 milhões; veja os números sorteados
FLITA 2024 reúne escritores baianos e atividades culturais em Aratuípe
CBF anuncia datas e jogos da primeira fase da Copa do Nordeste 2025
Inscrições para estágio na Defensoria Pública da Bahia terminam neste domingo
Ao todo, são ofertadas 30 vagas para estudantes de Direito
Pesquisa Datafolha aponta que 60% dos pardos não se consideram negros
Levantamento também apontou que, entre os pretos, 96% se consideram negros, enquanto 4% não compartilham dessa percepção
Brasil tem mais de 10 mil mandados de prisão pendentes há mais de 10 anos
Levantamento revela que mandados antigos representam 3% do total, com casos que remontam aos anos 1990
Diretor geral da Codesal diz que chuvas devem continuar em Salvador com intensidade de fraca a moderada
Em vídeo, Sosthenes Macêdo revelou que mais de 70 solicitações foram feitas ao órgão em função das chuvas
Líderes políticos devem repudiar a violência, diz OAB após inquérito da PF sobre trama golpista
Entidade cobra compromisso de líderes políticos para frear violência e terrorismo político no país
Após morte de Liam Payne, Zayn Malik faz homenagem em show de abertura da nova turnê
Telão exibiu um fundo preto com os dizeres: 'Liam Payne 1993-2024. Love you, bro'
Corrida Colorida do Martagão reúne mais de 3 mil pessoas na orla da Boca do Rio
Arrecadação da iniciativa é totalmente destinada ao hospital pediátrico Martagão Gesteira
Símbolos de inclusão garantem atendimento preferencial, mas ainda são desconhecidos
Em locais públicos, é cada vez mais comum a presença de sinais que indicam condições de saúde específicas
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Pesquisas indicam que impostos seletivos podem reduzir mortes e aliviar custos de saúde pública
STF debate responsabilidade das redes sociais em ações sobre fake news e discursos de ódio
Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes defendem que a regulamentação das redes sociais é essencial para enfrentar a disseminação de informações falsas