Prêmio Braskem de Teatro se reinventa e volta às origens como Prêmio Bahia Aplaude
Comemoração dos 30 anos marca valorização das raízes e ampliação de parcerias culturais
Ao completar três décadas de história, o Prêmio Braskem de Teatro adota um novo nome e resgata suas origens. A partir deste ano, a premiação passa a ser chamada de Prêmio Bahia Aplaude, uma mudança que celebra o legado histórico da mais tradicional honraria das artes cênicas na Bahia e amplia suas possibilidades de atuação.
Com essa nova identidade, a 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude promete ser um marco na história cultural do estado, com eventos que movimentarão os espaços culturais de Salvador ao longo de 2024 e 2025.
A escolha pelo novo nome não é apenas simbólica, mas também uma homenagem ao início da premiação, que surgiu como Troféu Bahia Aplaude. Agora, o prêmio amplia suas parcerias, abrindo espaço para novas marcas que, assim como a Braskem, enxergam o teatro como um potente agente de transformação social e cultural.
“Construímos junto ao Prêmio Braskem de Teatro uma história de marcos importantes que ajudaram a fomentar, reconhecer e valorizar os talentos da cena teatral baiana ao longo de 30 edições. Agora, um novo ciclo se inicia com o Prêmio Bahia Aplaude e apoiaremos a Aplaude Produções nesta transição”, declarou Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing & Comunicação Corporativa da Braskem.
Nova fase sob nova liderança
Com a mudança, a Aplaude Produções assume a produção e realização do evento, sob a liderança do produtor Jorge Albuquerque. A coordenação geral fica a cargo da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
“O Prêmio Bahia Aplaude chega a 30 anos de história testemunhando as transformações do teatro baiano, ao tempo em que também se transformou. Para a 30ª edição, revisitamos o nosso primeiro nome para lembrar que o futuro não existe sem o passado. As mudanças nas categorias acompanhando a cena, os homenageados, a característica de ser uma cerimônia-espetáculo, tudo isso marca uma trajetória de sucesso, desde quando Marco Antônio Queiroz idealizou o Troféu Bahia Aplaude e eu desenvolvi a direção de produção da primeira edição até os dias de hoje. Esta é uma edição de celebração, acima de tudo”, afirmou Jorge Albuquerque.
Desde seu lançamento em 1993, a premiação tem como missão fomentar e valorizar os talentos da cena teatral baiana, consagrando publicamente os melhores espetáculos e profissionais. Reconhecido como um dos maiores prêmios do teatro na Bahia, o Prêmio Bahia Aplaude segue incentivando o mercado das artes cênicas, promovendo a formação e ampliando a audiência no estado.
Inscrição e avaliação dos espetáculos
As inscrições para o Prêmio Bahia Aplaude foram abertas nesta segunda-feira (19) e seguem até 19 de setembro. Os espetáculos do interior da Bahia devem ser inéditos para a organização do prêmio e ter montagem prevista para 2024 e 2025.
A inscrição é feita por meio do envio de documentos e links de acesso aos vídeos dos espetáculos pelo site do Prêmio Bahia Aplaude. As produções selecionadas integrarão a Mostra Interior em Cena, em Salvador, onde serão avaliadas pela Comissão Julgadora.
Já os espetáculos da capital baiana serão contatados diretamente e convidados a enviar e-mails para a coordenação do prêmio, com ficha de inscrição preenchida, sinopse do espetáculo e outras informações. O período de avaliação para os espetáculos de Salvador vai de 19 de agosto de 2024 até 31 de março de 2025. Todos os espetáculos inscritos na capital terão membros do júri presentes em suas plateias.
A comissão julgadora será composta por seis membros, incluindo cinco avaliadores e uma coordenação. Entre eles, estão artistas, críticos de arte, e personalidades ligadas ao teatro e a outros segmentos culturais. Os indicados ao prêmio participarão da Mostra Bahia Aplaude, que precede a cerimônia de premiação e contribui para aproximar o público dos espetáculos, aquecendo a cena local e permitindo que a noite da premiação seja ainda mais celebrada.
Sobre o Prêmio Bahia Aplaude
O Prêmio Bahia Aplaude, tradicional e consolidado no cenário cultural da Bahia, é produzido e realizado pela Aplaude Produções, com coordenação geral da Caderno 2 Produções e patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A premiação, que em 2025 chega à sua 30ª edição, visa valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, incentivando o surgimento de novos talentos.
Sobre a Braskem
A Braskem, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, está comprometida em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com mais de oito mil integrantes, a petroquímica se dedica a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis em química e plástico. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para mais de 70 países.
Sobre o Fazcultura
O FazCultura é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural da Bahia, instituído pela Lei Nº 7.015/1996. Executado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria da Fazenda, o programa contribui para o desenvolvimento cultural da Bahia e permite às empresas patrocinadoras associar sua imagem a ações culturais de interesse social e cultural, com um orçamento de R$15 milhões em 2024.
Leia também:
Festival ‘Conexão com o Paraíso’ reúne clássicos do É o Tchan em Praia do Forte
Salvador sedia campeonato internacional para decidir melhor capoeirista do mundo
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar
Votação para 2ª edição do Concurso da Moqueca encerra neste domingo
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Últimas Notícias
Maduro intensifica cerco à embaixada da Argentina com corte de energia
Bahia busca reabilitação contra Athletico-PR para manter sonho da Libertadores
Partida acontece neste domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Volume acumulado na cidade chegou a 50 milímetros nas últimas 24 horas, sendo o bairro Recreio, próximo ao centro, o mais afetado pelas chuvas
Ireuda Silva: ‘Mulheres negras enfrentam dupla jornada na luta contra o racismo e a misoginia’
Graduada em gestão pública, a vereadora está no segundo mandato e foi reeleita para mais quatro anos, com 9.719 votos no pleito de outubro
Militar indiciado pela PF por tentativa de golpe foi condecorado pelo presidente Lula em 2023
Adido foi reconhecido por suas contribuições à segurança e cooperação militar
COP29 aprova meta climática de US$ 300 bilhões até 2035
Decisão foi recebida com aplausos, mas enfrenta questionamentos de países em desenvolvimento e organizações ambientais
Indiciado pela PF, Braga Netto reafirma lealdade a Bolsonaro e nega envolvimento em tentativa de golpe
Segundo a PF, general Walter Braga Netto, era peça-chave no plano
Fortes chuvas causam nove ocorrências em Salvador, diz Codesal
Ocorrências incluem deslizamentos, árvores caídas e imóveis alagados em diferentes pontos da cidade
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Discussão ocorre após denúncias de moradores que levaram à redução do horário do evento
Divaldo Franco é diagnosticado com câncer de bexiga e é internado em Salvador
Médium está internado no Hospital São Rafael, com boa resposta ao tratamento
Vitória empata com Botafogo, aumenta chances de permanência na Série A e sonha com vaga na Sul-Americana
Próximo desafio do rubro-negro será contra o Fortaleza, no domingo (1º), às 18h30, no Barradão, em Salvador