Carlos Muniz acredita na reeleição de Bruno Reis no 1º turno em Salvador
Segundo presidente da CMS, Lula não deve influenciar nos votos na capital baiana e renovação de vereadores deve ser menor que nas últimas eleições
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), afirmou que a eleição desse ano será decidida no 1º turno em Salvador e o atual prefeito e aliado Bruno Reis (União Brasil) será reeleito com 65%. Segundo o tucano, mesmo com o crescimento do vice-governador Geraldo Jr (MDB) nas últimas pesquisas na corrida eleitoral na capital baiana, o emedebista deverá estacionar na casa dos 25%.
Um dos motivos para isso seria a diferença entre eleições municipais e estaduais. Com isso, Muniz não acredita na influência do presidente Lula (PT) nos votos dos soteropolitanos, já que não é candidato a nada nessas eleições e não teria o voto casado. Para ele, o ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, pode influenciar mais na disputa pelo Palácio Thomé de Souza do que o presidente petista.
Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia desta segunda-feira (12), Muniz fez um balanço sobre a gestão do seu aliado na Prefeitura de Salvador e apontou os avanços nas áreas de saúde e infraestrutura. Segundo ele, o maior desafio do prefeito Bruno Reis foi o transporte público, assim como em outras capitais, e culpou os governos federal e estadual por contribuírem com isso. O vereador cobrou o apoio das duas esferas na isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do combustível, da compra de novos ônibus e das peças de reposição.
Já sobre a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o tucano disse que ele tem feito um bom trabalho na educação. No entanto, o petista tem um grande problema que é a segurança pública não só em Salvador como em toda a Bahia.
PSDB e renovação na CMS
O presidente da CMS também falou sobre a renovação de vereadores na capital baiana. De acordo com Carlos Muniz, que também comanda a federação PSDB-Cidadania, a média nos últimos anos foi de 33%, mas garante que nas eleições desse ano seja menor. Conforme o tucano, o trabalho contínuo dos vereadores nas suas bases nas comunidades será crucial para a reeleição.
Além disso, ele acredita no crescimento do PSDB na Casa. Atualmente, o partido possui quatro vereadores (além dele, Cris Correia, Daniel Alves e Téo Sena) e deve conseguir eleger, no mínimo, seis parlamentares no dia 6 de outubro.
Gestão e mandato na CMS
Ainda em entrevista ao jornal, Carlos Muniz também falou sobre sua gestão à frente da Câmara Municipal de Salvador desde janeiro do ano passado. Entre os avanços, o tucano ressaltou as medidas implantadas para maior transparência na Casa e o cuidado com os servidores e o dinheiro público, devolvendo R$ 16 milhões para a Prefeitura de Salvador em 2023.
Reeleito pelo extinto PTB (que se juntou ao Patriota e se transformou no PRD em novembro do ano passado), Muniz se filiou ao PSDB em abril de 2023. Entre as principais ações em seu quarto mandato na CMS, o vereador comemorou a aprovação do projeto de Lei das sacolas plásticas, que segundo ele, retirou de circulação mais de 15 milhões em apenas um mês, se tornando um marco para a preservação ambiental na cidade. A matéria estava em tramitação desde 2015 e, após sua aprovação neste ano, passou por um aperfeiçoamento para garantir a gratuidade de sacolas de papel, já que empresários passaram a cobrar pela sacola plástica.
Outro projeto de Lei de sua autoria é o que sugere ao prefeito Bruno Reis criar o programa municipal Morar Melhor Prédios, assim como já o existente para reformar casas. A proposta, segundo Muniz, deve ser votada ainda nesta segunda-feira no plenário da CMS e, se aprovada e promulgada, vai garantir a reforma de grandes conjuntos habitacionais populares de Salvador, como nos bairros de Cajazeiras, Doron, Marback e Saboeiro.
Leia também:
Carballal defende nacionalização da campanha de Geraldo Jr: ‘é o bloco de Lula contra Bolsonaro’
Eslane e Kleber assumem compromisso com entidades de matriz africana
Carreira lista BRT, Mané Dendê, obras no Centro e novos hospitais como principais marcas de Bruno
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Por unanimidade, deputados aprovam criação da Política Estadual Cultura Viva
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Senado adia votação de projeto que legaliza bingos e cassinos no Brasil
Bolsonaro é autorizado a ir à missa de sétimo dia da mãe de Valdemar Costa Neto
Autorização foi necessária porque Bolsonaro e Costa Neto estão proibidos de manter comunicação devido a investigações da Polícia Federal
Fernando Haddad diz que solução para economia exige ação fiscal e monetária
Ministro destacou que a política fiscal precisa avançar paralelamente à monetária para garantir a estabilidade econômica
Lula rebate críticas ao Bolsa Família, anuncia pente-fino e defende ajuste em programas sociais
Presidente garantiu que o processo será feito com cautela
Popó visita Fundação Celsinho Cotrim e elogia trabalho realizado pela entidade
Durante a visita, o atleta conheceu as instalações da fundação, conversou com os presentes e pousou para fotos
Jerônimo critica Coelba e diz que problema de energia na Bahia é ‘dor de cabeça’
Segundo governador, distribuidora de energia elétrica não cumpriu responsabilidades
Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ ao real e defende economia brasileira ante tensão no mercado
Na avaliação do ministro da Casa Civil, alta do dólar não encontra amparo na realidade
Senadores governistas pedem mais tempo e votação da PEC das Praias é adiada
Proposta ganhou mais visibilidade após manifestações de artistas
Senado aprova isenção de impostos para medicamentos importados
Texto inclui uma nova regra sobre a importação de veículos e autopeças estrangeiras
Após 20 anos na Band, Datena é contratado pelo SBT para comandar novo programa diário
Emissora divulgou a novidade por meio de um comunicado oficial
Spotify Wrapped 2024: Taylor Swift lidera lista dos mais ouvidos do ano
No Brasil, o sertanejo e o funk continuam dominando as paradas do Spotify. Artistas como Henrique & Juliano, MC Ryan SP e Ana Castela lideram as listas nacionais