Rebeca Andrade conquista a prata no individual geral em Paris
Ginasta de 25 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar quatro medalhas em Jogos Olímpicos
Depois de conquistar o bronze na competição por equipes de ginástica artística feminina nas Olimpíadas de Paris, o Brasil disputou, nesta quinta-feira (1º), a final individual geral na Arena Bercy. Rebeca Andrade, maior aposta do país, terminou a competição com a medalha de prata. O pódio foi composto por Simone Biles (ouro), Rebeca Andrade (prata) e Sunisa Lee (bronze). Flavia Saraiva, que também competiu, terminou em 9º lugar.
Andrade competiu diretamente com Simone Biles, atualmente a melhor ginasta do mundo e sua principal adversária. Biles conquistou as notas mais altas da competição, com destaque no salto e no solo, pontuando 15.766 e 15.033, respectivamente.
Na final individual da ginástica, as atletas se apresentam nos quatro aparelhos: salto, barras assimétricas, trave e solo. As finalistas brasileiras foram Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares não se classificaram.
O Brasil ainda concorre na final individual feminina por aparelhos. Flávia Saraiva disputa no solo, Júlia Soares na trave e Rebeca Andrade no salto e no solo.
Solo
No solo, Flávia Saraiva foi a primeira brasileira a se apresentar. Ao som do Can Can, a carioca fez uma apresentação limpa, mas escorregou no segundo salto e caiu com a barriga no chão, recebendo uma penalização forte pela queda. A nota final foi 12.333.
Rebeca Andrade entrou com a mesma música das apresentações anteriores. No primeiro salto Tsukahara, pisou fora do tatame, mas cravou o segundo salto, com uma série de mortais. O terceiro salto foi impecável, e apesar de um leve desequilíbrio no último duplo mortal carpado, completou uma ótima série, decisiva para o pódio. Rebeca fechou com nota de 14.033.
Simone Biles finalizou o solo com uma série extremamente difícil, com saltos cravados, espacates no ar e piruetas, garantindo o ouro com uma nota final de 15.066.
Salto
Rebeca Andrade foi a primeira brasileira no salto, repetindo a pontuação da final por equipes, com 15.100. Simone Biles, sua maior adversária, cravou uma nota mais alta, de 15.766, com o salto mais difícil da ginástica atualmente.
Flávia Saraiva, a última a se apresentar no aparelho, teve um desequilíbrio na saída, resultando em uma nota final de 13.633.
Barras Assimétricas
Flávia Saraiva iniciou nas barras assimétricas, performando um 180° com pirueta e terminando com um mortal cravado, recebendo a nota de 13.900.
Rebeca Andrade realizou uma boa série nas barras, com alguns leves descontos na nota de dificuldade, terminando com uma nota final de 14.666.
Simone Biles obteve sua nota mais baixa neste aparelho, devido a uma queda e um desequilíbrio, com uma pontuação final de 13.733.
Trave
Flavinha estreou na trave com um mortal de costas cravado, realizando sua melhor série até o momento em Paris. Apesar de dois desequilíbrios quase imperceptíveis, recebeu a nota de 14.266.
Rebeca Andrade teve dois desequilíbrios e uma saída com dois mortais carpados, resultando em uma série sólida, mas não sua melhor. A nota final foi 14.133.
Simone Biles, com uma série de altíssimo nível e alguns desequilíbrios, saiu com um Tsukahara, não cravado, e uma nota final de 14.566.
A excelente performance de Rebeca Andrade garantiu a medalha de prata, consolidando seu lugar entre as melhores ginastas do mundo.
Leia também:
Brasil bate Japão e garante quartas de final no vôlei feminino em Paris 2024
Caio Bonfim conquista prata inédita para o Brasil na marcha atlética em Paris 2024
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Fortes chuvas causam vinte ocorrências em Salvador, diz Codesal
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Últimas Notícias
Símbolos de inclusão garantem atendimento preferencial, mas ainda são desconhecidos
Em locais públicos, é cada vez mais comum a presença de sinais que indicam condições de saúde específicas
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Pesquisas indicam que impostos seletivos podem reduzir mortes e aliviar custos de saúde pública
STF debate responsabilidade das redes sociais em ações sobre fake news e discursos de ódio
Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes defendem que a regulamentação das redes sociais é essencial para enfrentar a disseminação de informações falsas
Maduro intensifica cerco à embaixada da Argentina com corte de energia
Ministério das Relações Exteriores argentino condena ações do regime chavista contra requerentes de asilo
PGR avalia relatório da PF sobre tentativa de golpe envolvendo Bolsonaro e mais 36 indiciados
Documento detalha tentativa de golpe de Estado e indiciamento de Bolsonaro, enquanto equipe da PGR se prepara para avaliar provas
Mutirão de Regulação intensifica transferências e Central bate recorde de atendimentos
Ações buscam melhorar acesso à alta complexidade e reduzir filas nas unidades médicas
Bahia busca reabilitação contra Athletico-PR para manter sonho da Libertadores
Partida acontece neste domingo (24), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Chuva provoca alagamentos em Vitória da Conquista; confira impactos
Volume acumulado na cidade chegou a 50 milímetros nas últimas 24 horas, sendo o bairro Recreio, próximo ao centro, o mais afetado pelas chuvas
Ireuda Silva: ‘Mulheres negras enfrentam dupla jornada na luta contra o racismo e a misoginia’
Graduada em gestão pública, a vereadora está no segundo mandato e foi reeleita para mais quatro anos, com 9.719 votos no pleito de outubro
Militar indiciado pela PF por tentativa de golpe foi condecorado pelo presidente Lula em 2023
Adido foi reconhecido por suas contribuições à segurança e cooperação militar