Márcio Meirelles comemora projeto de modernização do Teatro Vila Velha
Detalhes foram apresentados pela Prefeitura de Salvador em evento no Passeio Público, na Avenida 7 de Setembro

O projeto de modernização do Teatro Vila Velha apresentado pela Prefeitura de Salvador, na manhã desta quarta-feira (4), foi comemorado pelo seu diretor Márcio Meirelles. Em entrevista ao Portal M!, ele comentou sobre a importância que o espaço tem para a cena cultural soteropolitana.
Os detalhes foram apresentados em evento no Passeio Público, na Avenida 7 de Setembro, no Centro Histórico. A modernização inclui um novo eixo de circulação, que contará com passarela, escadas e um elevador, facilitando a acessibilidade.
“É um teatro que é importante para a cidade e para o país e é importante que o gestor cuide da cidade, dos seus equipamentos. Basicamente, a reforma cuida do prédio, arruma todos os estragos que o tempo fez nesses 30 anos desde a última reforma, mas ele prepara o teatro para ser mais acessível. Então, todo o projeto foi pensado e foi construído a partir da acessibilidade, tanto de pessoas que têm dificuldades de locomoção quanto outras dificuldades também”, declarou Meirelles.
Outras melhorias previstas incluem a instalação de um novo sistema de ar-condicionado, a qualificação acústica do teatro, a adequação do sistema elétrico e a conformidade com a legislação de acessibilidade universal. Também será implementado um projeto de combate a incêndios, assegurando a segurança de todos os usuários do espaço.
“A gente não vai alterar em nada, porque a gente acha que esse palco é tudo que a gente podia ter. E o que aumenta é a capacidade técnica, de tecnologias, de equipamentos de ponta, como eles foram há 30 anos. Foram sendo defasados, estragados e aí a gente vai agora repor todos os equipamentos de última geração”, explicou Meirelles ao ressaltar que o palco e a capacidade do teatro continuará a mesma.
Segundo o diretor, a contrapartida do teatro será incluir audiodescrição e libras em todas apresentações e espetáculos. “Porque a gente tem que pensar nisso, inclusão de todos”, disse sobre a acessibilidade de pessoas com deficiências auditiva e visão.
Fundação
Fundado em 31 de julho de 1964, o teatro foi berço de importantes movimentos culturais da Bahia e do Brasil, como o Tropicalismo, que lançou para o mundo grandes nomes artísticos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. “Muitas coisas que depois modificaram o Brasil, surgiram aqui. Como os tropicalistas, como os novos baianos, como Othon Bastos, Lázaro Ramos, Virgínia Rodrigues”, relembrou Meirelles.
“A Companhia Teatro dos Novos, que construiu o prédio, começou a trabalhar em 59. Eles fizeram a primeira peça, estrearam em Ilhéus, depois em Itabuna, depois em Salvador. E foi assim a história desse teatro, fora do prédio. O prédio foi criado para abrigar essa ação, para abrigar esse pensamento, para abrigar todo esse movimento”, completou o dramaturgo.
Leia também:
Vixe! Carballal é fritado por aliados e Jerônimo intervém. As dificuldades de Geraldo e bala de prata do PT. A pressão sobre Bruno e o medo do clima de já ganhou
Festival Canta Bahia acontece, nesta sexta-feira, em Vitória da Conquista
Ethiene Peixoto
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Vinícius desabafa após eliminação do BBB 25 e se emociona ao ver apoio da mãe depois de assumir bissexualidade
Ex-participante avalia rivalidades no jogo e revela torcida por Delma e Vitória no reality

Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Combustíveis e madeira estão entre os produtos fora da nova taxação; governo brasileiro busca ampliar lista de isenções

Vitória histórica de Daniel Noboa no Equador: reeleição marcada por polêmica e acusação de fraude
Presidente supera um milhão de votos à frente da adversária Luísa González, que contesta resultado do segundo turno

Após anúncio de gravidez, Davi Brito surge em emergência obstétrica com ex-namorada em Salvador
Campeão do BBB 24 acompanha Adriana Paula em hospital na capital baiana dias após expor gestação e confirmar término nas redes sociais

Bruno Reis cutuca Jerônimo após elogios de César Borges e dispara que gestor se escolhe ‘por realizações’
Prefeito de Salvador também saiu em defesa de ACM Neto e rebateu críticas sobre leilão de áreas verdes

Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bruno Reis firma compromisso com 358 bolsas para atletas e paratletas da capital, superando número concedido no biênio anterior

Médicos alertam para pós-operatório difícil de Bolsonaro: ‘sem previsão de alta’
Equipe médica relata que tratamento do ex-presidente será prolongado e sem estimativa para alta hospitalar nos próximos dias

Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia

Sinjorba celebra 80 anos de história e anuncia projeto inédito sobre memória do jornalismo baiano
Comemoração marca trajetória de lutas e reafirma compromisso com profissionais do setor no Estado

Mario Vargas Llosa, ícone da literatura hispano-americana, morre aos 89 anos
Escritor peruano falece aos 89 anos em Lima; corpo será cremado e não haverá cerimônia pública