Agricultores familiares se destacam e ganham homenagens na capital baiana
Banco do Nordeste premia agricultores familiares em evento
Divulgação/GOVPA
O Banco do Nordeste realizou a entrega dos Prêmios de Agricultura Familiar e Microfinanças Rural na Bahia. O evento ocorreu nesta sexta-feira (5). A homenagem aconteceu com sete clientes premiados nessa edição aconteceu no auditório do Sebrae, no Costa Azul. A ocasião contou com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Wanger Alencar.
Os critérios para seleção consideraram — segundo o BNB — a inovação no campo, práticas sustentáveis, diversificação da produção, empreendedorismo e gestão responsável.
Na mesma cerimônia, o BNB lançou o Programa Fala Agroamigo — uma série de vídeos e áudios educativos sobre temas como educação financeira, gestão rural, sustentabilidade e mudanças climáticas, com oferta gratuita pelo YouTube e WhatsApp para clientes.
Wanger Alencar, presidente do Banco do Nordeste, destacou a importância dessa premiação para demonstrar o impacto das ações do BNB na vida das pessoas. “O presidente Lula costuma dizer que pouco nas mãos de muitos transforma a sociedade. Foi isso que vimos aqui hoje. O crédito direcionado e orientado na agricultura familiar transformando a vida desses baianos que nos emocionaram contando um pouco das suas histórias”, pontuou o presidente.
Homenageados
Ivanete Ferreira, produtora agroecológica de Barro Alto; Robson Almedia, produtor de maracujá e de flores do deserto, em Santa Terezinha; Edna Almeida, que cultiva hortaliças, em Conceição do Coité, e Júlio Nascimento, produtor de leite de Euclides da Cunha foram os premiados do microcrédito rural, Agroamigo, nas categorias empreendedorismo feminino, inovação e tecnologia, sustentabilidade e Crescer com o Agroamigo. Pela Agricultura Familiar, Regiane Reis, queijeira de Casa Nova, foi a selecionada em empreendedorismo feminino, José Carlos Mendonça, produtor de mandioca de Cruz das Almas, e Gildásio Farias, produtor de cebola, frutas e hortaliças, em Barra do Mendes, foram os reconhecidos.
Em 2025, o BNB já havia financiado projetos de geração de energia solar fotovoltaica para agricultores familiares, algo que beneficia a sustentabilidade e reduz custos no campo — o que reforça o perfil de apoio a práticas sustentáveis.
Participaram do evento os superintendentes Pedro Lima Neto, do Banco do Nordeste na Bahia, Luiz Sérgio Farias Machado, de agronegócio e microfinanças rural e do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, representantes do Governo da Bahia, do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MDA), parceiros e clientes. Para o superintendente estadual, Pedro Lima Neto, o momento é de celebração e de reconhecimento da importância desse setor: “Esse evento é sempre emocionante porque mostramos como esses agricultores familiares possuem grandes projetos, eles que são tão importante para a alimentação do do nosso estado, em um estado que é o maior em agricultura familiar do país”, destacou o superintendente.
Os premiados foram escolhidos por meio de comissão formada por membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/BA), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares da Bahia (Fetag), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
O BNB vem fortalecendo seu apoio à agricultura familiar na Bahia: no ciclo 2025/2026 do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o banco destinará cerca de R$ 2,27 bilhões para o setor no estado.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas