Vixe! Sidônio chega ao Ministério das Comunicações com missão de ‘salvar’ governo Lula. A indefinição de Jerônimo e Bruno deixa aliados ‘na expectativa’ por reforma

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra e equipe 08/01/2025 13:04 Vixe
Vixe! Sidônio chega ao Ministério das Comunicações com missão de ‘salvar’ governo Lula. A indefinição de Jerônimo e Bruno deixa aliados ‘na expectativa’ por reforma -

Sidônio no Planalto

Responsável pela campanha vitoriosa do presidente Lula em 2022 e por vitórias do PT na Bahia, o publicitário Sidônio Palmeira confirmou, nesta terça-feira, que assumirá a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Durante a declaração, dada ao lado de seu antecessor, Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, Sidônio afirmou que a principal meta será avançar na parte digital da comunicação do governo e que sua gestão será de continuidade das ações que vinham sendo desenvolvidas, mas que, na prática, não estavam surtindo o efeito esperado. “É um segundo tempo que estamos começando, não o primeiro tempo”, enfatizou.

Sidônio Palmeira e Paulo Pimenta

Desafio de reverter queda

Segundo Sidônio, que vem da iniciativa privada e nunca teve experiência formal como servidor num governo, o desafio será liderar a comunicação e reverter a queda na popularidade do presidente Lula, que decidiu trocar o comando, por entender que a pasta não tem sido capaz de traduzir, da forma correta, as conquistas do seu governo, como as grandes obras e os programas sociais. É preciso estancar a sangria e atuar para melhorar a avaliação petista, que tem sido duramente criticada dentro e fora da bolha do partido. Até porque, a permanência do PT no Palácio do Planalto depende diretamente dessa virada de chave na relação com a população.

Presidente Lula e Sidônio Palmeira

Trabalho já iniciado

As críticas públicas do presidente Lula ao ministro das Comunicações anterior ganharam ainda mais força quando Sidônio, em dezembro, levou para o Planalto nomes que farão parte de sua equipe, como Thiago César, que será seu secretário-executivo, e Paulo Brito, que ocupará o cargo de chefe de gabinete. O detalhe é que Sidônio já vinha atuando nos bastidores em Brasília, ajudando a moldar a narrativa governamental com um tom mais conciliador em relação ao mercado financeiro e destacando a unidade entre os ministérios.

Presidente Lula e Sidônio Palmeira

A pedido de Lula

Inclusive, nesta última terça-feira, o próprio ministro Paulo Pimenta anunciou que deixará o cargo a pedido do presidente Lula. Ele ocupava o posto desde o início do governo, em janeiro de 2023. “O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo, que foi uma fase de reconstrução, uma fase de reposicionamento dos programas, das ações do governo. E, a partir de 2025, vamos entrar em uma fase nova, que é aquilo que a gente chama do período da colheita, dos resultados”, afirmou o até então ministro, ao admitir que Lula quer um profissional que tenha experiência, talento, criatividade e, mais que isso, tenha capacidade de coordenar a comunicação do Estado.

Paulo Pimenta com presidente Lula

Conta dividida

Político respeitado dentro e fora do PSB, o ex-deputado Domingos Leonelli fez uma avaliação, nesta terça, sobre a ascensão do publicitário Sidônio Palmeira ao Ministério das Comunicações. De acordo com ele, Sidônio “é, sem dúvida, um publicitário bem sucedido, com uma longa trajetória de sucessos no marketing político”. No entanto, não será o único responsável pela guinada que o governo Lula precisa dar.

Domingos Leonelli (PSB)

Falta projeto nacional

Em contato com a coluna Vixe, Leonelli disse estar convencido de que o principal problema do governo Lula 3 não é apenas de comunicação. “O principal problema é a ausência de um projeto de desenvolvimento nacional adequado com a segunda década do século 21”, disse ele, ao afirmar que Lula até agora gastou o estoque do passado e acrescentou apenas alguns programas novos, como o “pé de meia”, no mesmo diapasão do passado.

Presidente Lula

Visão estratégica

No entanto, Leonelli disse que “a única coisa realmente nova e estruturante, próxima de um projeto nacional de desenvolvimento, é a nova indústria brasileira, que não me parece ter sido compreendida e valorizada pelo próprio governo. Claro que a comunicação pode ser melhorada e será. Tomara que possa contribuir também para melhorar a visão estratégica da gestão”, enfatizou.

Domingos Leonelli (PSB)

Indefinição na Bahia

E por falar em problemas com a comunicação, quem também precisa se posicionar e definir quem será seu secretário de Comunicação é o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Desde a saída do secretário André Curvello, que comandou a pasta nos últimos 10 anos e era bem avaliado dentro e fora do governo, Jerônimo tem patinado na escolha do nome que tocará a política de comunicação da sua gestão.

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia

Suedde ou Ferraro?

Como André passa a comandar agora a comunicação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Jerônimo terá que bater o martelo se vai efetivar o secretário interino Luciano Suedde ou se levará para o posto outro profissional do mercado, como o experiente jornalista André Ferraro. Até porque, uma vez definido o sucessor da Secom, o titular terá que tomar “decisões claras” para azeitar a forma como o governo envelopa suas ações e dialoga com a população. A conferir.

Luciano Suedde e Jerônimo Rodrigues

Em compasso de espera

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), está embarcando para o Benin e deixando uma legião de aliados “a ver navios”. Explico: havia uma expectativa enorme pela mudança do secretariado municipal. No entanto, o prefeito preferiu deixar para seu retorno o anúncio dos nomes que seguirão na gestão da capital. Antes da viagem oficial à África, Bruno deu posse apenas à nova secretária de Reparação, Isaura Genoveva, que substitui Ivete Sacramento após 12 anos na Semur, e o acompanha na missão internacional. É muita informação!

Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador

Trajetória de militância

Isaura Genoveva tem uma trajetória de militância voltada para a luta contra o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia em Salvador. “A professora Ivete fez um grande trabalho, a quem eu quero agradecer por esses 12 anos. Esse trabalho contínuo permitiu que nós avançássemos muito, mas era natural que a gente abrisse espaço para novas ideias, novos pensamentos”, como disse o prefeito ao Portal M!.

Isaura Genoveva, nova secretária municipal de Reparação

Diálogos não iniciados

O detalhe, que deixou muitos aliados de cabelo em pé, é que as tratativas para as mudanças sequer foram iniciadas pelo prefeito Bruno Reis. Até agora, ele só anunciou a saída de Pedro Tourinho da Secretaria de Cultura e Turismo e a manutenção de Cacá Leão na Secretaria de Governo. A expectativa é que ele formalize a ida do vereador Luiz Carlos Souza para a pasta da Infraestrutura, abrindo espaço para ascensão do suplente Beca na Câmara. É esperado também que um vereador do União Brasil seja convocado para o Executivo, para abrir espaço para o retorno do suplente Orlando Palhinha para o Legislativo Municipal.

Cacá Leão (PP), secretário municipal de Governo

Acomodação do ninho tucano

Pelo visto, um dos principais gargalos do prefeito será acomodar o PSDB. O próprio Bruno havia se comprometido com a cúpula do partido, leia-se o deputado Adolfo Viana e o presidente da Câmara, Carlos Muniz, a dar o comando da Secretaria de Educação, gerida até agora por Thiago Dantas. A informação era que o gestor teria oferecido o comando da pasta da Saúde, o que não teria agradado os tucanos. Como o prefeito não conversou com dirigentes de nenhum dos partidos do seu arco de alianças, a expectativa fica para seu retorno do país africano, para abrir o diálogo e acomodar os aliados. A conferir.

Carlos Muniz (PSDB) e Bruno Reis (UB)

A mudança de Neto

Repercutiu, e muito, a declaração do editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio Metrópole, de que o ex-prefeito ACM Neto precisará mudar o tratamento dado aos aliados, sob o risco de ver o prefeito Bruno Reis sentar na cadeira de “principal líder da oposição na Bahia”. A avaliação é compartilhada por quase todos os aliados do ex-prefeito, apesar de nunca ter sido falado fora das barreiras dos bastidores. É muita informação!

ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil

Críticas dos aliados

“ACM Neto vai precisar mudar a forma como ele lida com a própria política e com os políticos. Há muita crítica que depois da eleição, por exemplo, quando ele perdeu o governo. Não pegou o telefone pra ligar pra ninguém, se mantém distante de muita gente e de gente importante, de deputados, de lideranças. Então, ou ACM Neto muda a forma de fazer política, de se relacionar com a classe política, ou o prefeito Bruno Reis tá pronto pra sentar na cadeira de principal líder da oposição”, como foi falado durante entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, na segunda.

Bruno Reis e ACM Neto

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025 -
Cidades 08/01/2025 às 21:00

Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025

Segundo gestor, objeções levantadas em 2024 não encontraram respaldo e não impactaram no sucesso da iniciativa


Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis -
Política 08/01/2025 às 20:31

Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis

Ministro do STF afirmou, nesta quarta-feira (8), que as redes sociais não são 'terra sem lei' no Brasil


MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso -
Cidades 08/01/2025 às 20:00

MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso

Audiência pública ocorrerá no dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do MP-BA, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador


Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados -
Cidades 08/01/2025 às 19:31

Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados

Precipitações podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra


Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA -
Cidades 08/01/2025 às 19:02

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA

Acusado foi condenado a 14 anos de prisão por júri popular e estava foragido desde abril de 2024


Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha -
Política 08/01/2025 às 18:44

Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha

Inquérito policial apontou que o acusado abraçou a vítima por trás, tocando seu seio de maneira inadequada


Barroso e Fachin defendem democracia em evento sobre atos de 8 de janeiro -
Política 08/01/2025 às 18:16

Barroso e Fachin defendem democracia em evento sobre atos de 8 de janeiro

Em nota, o presidente do STF afirmou ser 'falsa', a narrativa que associa o enfrentamento ao extremismo com medidas autoritárias


Débora Régis declara estado de emergência e calamidade financeira por 90 dias em Lauro de Freitas -
Política 08/01/2025 às 17:50

Débora Régis declara estado de emergência e calamidade financeira por 90 dias em Lauro de Freitas

Medida foi tomada, segundo a gestão municipal, devido à grave crise fiscal herdada da gestão anterior


Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte para ir à posse de Trump nos EUA -
Política 08/01/2025 às 17:30

Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte para ir à posse de Trump nos EUA

Ex-presidente afirmou ter ficado honrado com convite do próximo presidente americano


Bruno Reis transfere gestão da Prefeitura de Salvador para Ana Paula Matos durante viagem à África -
Política 08/01/2025 às 17:11

Bruno Reis transfere gestão da Prefeitura de Salvador para Ana Paula Matos durante viagem à África

Ao falar sobre a movimentação, Ana frisou que foi a única vice-prefeita reeleita no país, e ressaltou que, na função que ocupa, precisa estar preparada para assumir a prefeitura


Vixe