Ministério da Saúde amplia cobertura do ‘Agora Tem Especialistas’ na Bahia com unidades móveis em Abaré e Juazeiro
Iniciativa federal Agora Tem Especialistas foca no diagnóstico precoce de câncer de mama e colo de útero e já zerou filas em sete municípios
Divulgação
O atendimento especializado avança no estado da Bahia com a chegada de duas carretas do programa Agora Tem Especialistas em dois outros municípios. Desde a sua implementação, sete municípios em diferentes regiões já tiveram a fila zerada para diagnóstico de câncer de mama e exames ginecológicos. A partir desta segunda-feira (1º), a população de Abaré já pode ser atendida na unidade móvel do Ministério da Saúde, para a realização de exames diagnósticos de saúde da mulher.
Antes da chegada ao município, a carreta estava em Paulo Afonso, onde permaneceu por um mês e atendeu mais de 400 mulheres, realizando 983 procedimentos. Já a unidade móvel de saúde da mulher que chega a Juazeiro dá continuidade ao cronograma iniciado em Senhor do Bonfim. No município, a carreta permaneceu por 30 dias, tendo realizado 1.315 procedimentos em 624 pessoas.
Carretas atuam no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero
As carretas têm foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. As unidades móveis ofertarão consultas, mamografias, biópsias e outros procedimentos para as pacientes encaminhadas e agendadas pelo município. As unidades estão totalmente equipadas. Elas contam com insumos, aparelhos de diagnóstico e equipe multiprofissional. As carretas estão instaladas na Avenida Ministro Oliveira Brito, em Abaré. Já em Juazeiro, a unidade está na Policlínica Regional de Saúde de Juazeiro.
O programa Agora Tem Especialistas está voltado à expansão da assistência e à redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. As carretas são ofertadas em conjunto com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
Balanço nacional revela mais de 26 mil procedimentos em um mês
Desde que começaram a percorrer o Brasil em outubro, as carretas de saúde do Agora Tem Especialistas realizaram mais de 26 mil procedimentos. Com a expansão da assistência, principalmente em saúde da mulher, sete municípios tiveram a fila zerada para diagnóstico de câncer de mama, exames ginecológicos e oftalmologia. O balanço deste primeiro ciclo foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em sua visita à carreta do Morro do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (28).
No local foram realizados 1.043 procedimentos de saúde da mulher. Esses procedimentos incluem ultrassonografia transvaginal, outros exames ginecológicos e mamografia. Entre os 26.040 procedimentos realizados em todo o país, 60% têm relação com o diagnóstico precoce de câncer de mama e avaliação ginecológica.
O impacto do programa é demonstrado pelo atendimento à demanda. Cidades das cinco regiões do país foram atendidas. Toda a demanda por mamografia e por exames ginecológicos, como ultrassonografia pélvica e transvaginal, foi atendida. Houve o zeramento da fila por esses procedimentos em Ceilândia (DF), Patos (PB), Arapongas (PR), Humaitá (AM), Japeri (RJ) e Garanhuns (PE).
Outro destaque é o serviço oftalmológico oferecido pelo programa. Em uma cidade, onde funcionou a primeira unidade com atendimento oftalmológico, 720 pessoas voltaram a enxergar após a realização de cirurgias de catarata. Na cidade de Ribeirão Preto (SP), onde funcionou a primeira carreta oftalmológica do Ministério da Saúde, todos os pacientes que esperavam por cirurgia de catarata foram atendidos. Um total de 1.085 cirurgias foi realizado, sendo que 720 pessoas que estavam sem enxergar tiveram a visão restabelecida.
Detalhamento do serviço ofertado e a nova fase de expansão
O programa Agora Tem Especialistas atendeu 32 cidades do interior do país ou regiões de periferia com alta demanda por atendimentos especializados. Além de levar unidades móveis de saúde da mulher e serviços oftalmológicos, a iniciativa prevê a expansão do atendimento com a realização de mutirões, ampliação do horário de atendimento nos serviços do SUS, parceria com o setor privado e provimento de médicos especialistas.
Um total de 1.128 teleconsultas médicas em saúde da mulher foi ofertado nas carretas. Este serviço ampliou o acesso ao atendimento especializado e reduziu as distâncias geográficas para os pacientes. As carretas ofertam diversos procedimentos de diagnóstico precoce. O serviço de mamografias é vital para rastreamento. As biópsias garantem o diagnóstico definitivo. Outros procedimentos incluem as ultrassonografias e as teleconsultas com médicos especialistas.
Além de Abaré e Juazeiro na Bahia, o atendimento do próximo ciclo de expansão começou a partir de sexta-feira (28) em 12 novas cidades. O programa atingiu um total de 35 carretas em 22 estados do país. As novas cidades atendidas incluem Lábrea (AM), São Cristóvão (SE), Taiobeiras (MG), Paracambi (RJ), Queimados (RJ), Viçosa (MG), Santa Inês (MA), Três Lagoas (MS), Ivaiporã (PR), Teixeira de Freitas (BA), Patos (PB) e Macapá (AP).
Mais Lidas
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Saúde
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro