Em votação unânime, Senado aprova MP que amplia médicos especialistas no Brasil
Texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e precisava ser votado no Senado até esta sexta-feira (26), para não perder a validade
Fernando Frazão/Agência Brasil
O Senado aprovou, na última quarta-feira (24), a Medida Provisória 1301/25, que institui o Programa Agora Tem Especialistas, com 64 votos favoráveis e nenhum contrário. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e precisava ser votado no Senado até esta sexta-feira (26), para não perder a validade. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), destacou a relevância da iniciativa. As informações são da Agência Brasil.
“É um programa muito importante para o Brasil, que leva a saúde pública aos rincões do país, dando a possibilidade de os brasileiros poderem ter um atendimento de qualidade na saúde pública brasileira”.
Agora Tem Especialistas complementa assistência do poder público
O relator da MP, senador e médico Otto Alencar (PSD-BA), ressaltou que a proposta complementa a assistência já oferecida pelo setor público, organizações sociais e Santas Casas.
“Por todos os setores que vão atender mais com especialidades ligadas, como eu falei, à oncologia. E eu acrescentei, inclusive, nessa medida provisória, o atendimento aos renais crônicos, de hemodiálise, que é uma coisa fundamental. O sofrimento deles é muito grande”, afirmou.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), também médica, chamou atenção para a demanda reprimida em alguns estados, com mais de 150 mil pessoas aguardando exames como endoscopia e colonoscopia. Segundo ela, a demora no atendimento pode influenciar diretamente na sobrevivência dos pacientes.
“A gente luta aqui pelo diagnóstico precoce das neoplasias — cânceres — porque a gente sabe que quando o diagnóstico e o tratamento são feitos precocemente elas deixam de ser uma sentença de morte. É por isso que defendo com firmeza a aprovação dessa medida provisória. Ela mobiliza o poder público e a iniciativa privada em parceria para ampliar o acesso a consultas e a cirurgias especializadas”, declarou.
Jaques Wagner destaca que MP representa avanço na saúde
O senador Jaques Wagner (PT) frisou que a aprovação da MP que cria o programa representa um grande avanço para melhorar a saúde da população. Ele também ressaltou que o projeto deve ser sancionado em breve pelo presidente Lula.
“Amplia o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de saúde com médicos da iniciativa privada, em troca de redução em tributos federais. O programa funcionará até dezembro de 2030 e a renúncia fiscal estimada será de R$ 2 bilhões ao ano a partir de 2026, sendo que os procedimentos médicos já poderão ser realizados a partir deste ano”, escreveu nas redes sociais.
O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O programa, anunciado em julho, tem como meta aumentar o número de médicos especialistas nas regiões com carência desses profissionais e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS, utilizando prestadores privados em troca de redução de tributos federais.
A renúncia fiscal prevista é de R$ 2 bilhões ao ano a partir de 2026. Embora os procedimentos possam ser iniciados ainda este ano, os benefícios fiscais sobre impostos a pagar ou em débito começam a valer em 2026. Pelo cronograma, o Agora Tem Especialistas funcionará até 31 de dezembro de 2030, oferecendo 1.778 vagas, sendo 635 para início imediato, com início das atividades em 15 de setembro.
Distribuição de vagas e atuação no programa Agora Tem Especialistas
A alocação inicial prevê 239 vagas para profissionais com especialidade no Nordeste, 146 no Norte, 168 no Sudeste e 37 no Sul, além de 1.143 vagas para cadastro de reserva. O programa foi criado diante da concentração de especialistas em três unidades da Federação: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Em todo o país, são 244.141 médicos generalistas (40,9%) e 353.287 especialistas (59,1%), mas muitos atuam apenas na iniciativa privada e em regiões urbanas.
Segundo as regras, os especialistas contratados atuarão em unidades como policlínicas e laboratórios especializados, oferecendo também quatro horas semanais de atividades educacionais, que podem ocorrer por mentorias ou imersões, presenciais ou remotas. A MP permite que atendimentos especializados sejam realizados, total ou parcialmente, por telemedicina, ampliando o alcance do programa nas regiões mais distantes.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas