Vídeo mostra que Marçal admitiu ter “feito uma cena” após cadeirada e Bolsonaro condena comparação com atentado
“Não precisava daquela ambulância”, disse empresário a um grupo de apoiadores
Um vídeo, inicialmente obtido pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, mostra que o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) admitiu, durante uma conversa com um grupo de apoiadores, que fez “uma cena” ao ir de ambulância até o Hospital Sírio-Libanês após ter sido agredido com uma cadeirada desferida por José Luiz Datena (PSDB), no último domingo (15), durante debate na TV Cultura.
“Não precisava daquela ambulância. Eles queriam fazer uma cena esse povo aí”, diz Marçal, em aparente referência à sua equipe. “Dava para ir correndo para o hospital, tranquilo. Não é insuportável”, continua.
Em vídeos publicados nas redes sociais do empresário logo após a agressão, Marçal aparece dentro da ambulância, deitado em uma maca, arfando, e respirado através de uma máscara de oxigênio, que é segurada por uma enfermeira.
Ao redor do candidato, pessoas de sua equipe se mostram alarmadas e um homem de camisa preta aparece com parte do corpo para fora da janela do veículo. Ele gesticula com os braços para os carros em volta, pedindo passagem. A cena logo chamou a atenção, já que era desproporcional à gravidade do quadro de saúde de Marçal, que recebeu alta poucas horas depois de admitido no pronto-socorro.
Quando internado, Marçal recebeu uma pulseira verde, sinalizando que o quadro foi avaliado como de baixo risco. O boletim médico do Sírio-Libanês informou que o empresário teve “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas”.
Procurada, a campanha de Pablo Marçal não quis comentar a divulgação do vídeo.
Bolsonaro se irrita com comparação
Também instantes após a cadeirada, as redes de Pablo Marçal veicularam uma montagem na qual a foto do momento da agressão aparece, lado a lado, com registros da facada recebida por Jair Bolsonaro (PL) durante as Eleições de 2018, em Juíz de Fora (MG), e do tiro que acertou a orelha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um comício.
Em um longo vídeo publicado pelo pastor de extrema direita Silas Malafaia nesta sexta-feira (20), o ex-presidente comentou a agressão a Marçal e se mostrou irritado com a comparação entre a cadeirada e o atentado à sua vida.
“Há uma diferença muito grande entre a cadeirada, que ele sabia quem estava provocando, ele viu a tua frente um possível agressor, daquela de Juiz de Fora. Eu não conhecia o Adélio Bispo, nunca tinha ouvido falar dele, ele se aproximou de mim e deu uma facada”, afirmou Bolsonaro. “Usar um episódio desse da cadeirada, que ele provocou, para buscar se comparar comigo e Trump para conseguir o poder é lamentável”, complementou.
Já em entrevista à rádio Auriverde Brasil, o ex-capitão disse “compreender as razões” pelas quais Datena partiu para agressão. Bolsonaro criticou o comportamento do postulante do PRTB em relação aos adversários e disse que as provocações do candidato “mexeram com a honra de Datena”.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio